BRASILIANAS | Inéditas no país, 'balanças dinâmicas' irão conferir peso da carga dos caminhões em tempo real

Sistema irá identificar, em tempo real, caminhões com cargas acima do permitido. Penalidade será dupla: o veículo será apreendido e terá de ser feito pagamento da diferença à Receita do DF

Por William França

Gilberto Alves/Agência Brasília
Sala de monitoramento da Via Brasília Segura acompanhará, em tempo real, 14 balanças dinâmicas

Sistema irá identificar, em tempo real, caminhões com cargas acima do permitido. Penalidade será dupla: o veículo será apreendido e terá de ser feito pagamento da diferença à Receita do DF

Uma das grandes novidades do novo sistema de concessão dos pátios de apreensão é a instalação, em 14 pontos das rodovias mais movimentadas do DF, de um sofisticado sistema de radar, que vai medir - em tempo real - o peso das cargas dos caminhões que estiverem trafegando, sem a necessidade de eles pararem. É um sistema inédito no país.

Normalmente, o que existe é uma área, ao lado das rodovias, em que os caminhões são obrigados a parar para que algum fiscal faça a conferência do peso da carga.

Pelo novo sistema, que deve entrar em pleno funcionamento a partir de maio, as 14 "balanças dinâmicas" irão medir o peso dos caminhões em movimento, por meio de um cruzamento de câmeras e sensores.

O CEO do Consórcio Via Brasília Segura, Rudival Júnior, explica como funcionará: "O objetivo é o de evitar que caminhões trafeguem com excesso de peso pelas rodovias. Para isso, sensores instalados na pista irão identificar qual é o peso que está na pista, naquele momento. Com base na leitura on line da placa do veículo, é possível saber a tara do caminhão (peso da estrutura do veículo vazio, sem carga), que é informada pelo fabricante. Daí é possível ver se a carga que ele está transportando está dentro da capacidade do veículo e mesmo da via, ou se está excedendo."

Divulgação/DER-PR - Os modelos de balança de carga existentes em todo o país são compostos por estruturas paralelas às rodovias, como esta, no Paraná

Serviço de inteligência policial

Com base nessas informações, caberá aos órgãos de fiscalização: DER-DF, Detran-DF e PMDF fazerem a abordagem do veículo, lavrarem o auto de infração e o encaminharem ao pátio de veículos apreendidos. Será um serviço que irá abordar o veículo certo, um verdadeiro trabalho de inteligência com a ajuda da tecnologia, sem criar tumultos na gestão do trânsito.

"O caminhão só sairá daqui depois que for feito o transbordo da carga e ele tiver dentro da carga permitida", completou Rudival Júnior, acrescentando que também será exigida a conformidade em todos os demais documentos do veículo.

Segundo Rudival Júnior, o sistema tem 95% de assertividade e é um software desenvolvido pelas empresas que integram o consórcio: a Fiscaltech, que é uma empresa líder em radares e atua há 30 anos no setor, e a Vip Gestão e Logística Ltda., que também tem um braço voltado para a realização de leilões.

A estrutura também conta com um centro de monitoramento, com painéis, localizados no pátio de Samambaia.

Nova fonte de receita

"Essa questão das balanças vai trazer receita para o GDF, porque o caminhão que chegou com excesso de peso, além de ser apreendido, vai pagar o excesso para a Receita do DF. Ou seja, se ele tinha na nota que iria pagar imposto por 10 toneladas e está carregando 15, vai ter que pagar por esse excesso", explica o presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Junior. "Além de contribuir para o melhoramento das vias públicas, essa fiscalização vai gerar uma receita a mais para o governo", detalha.

Segundo o diretor do DER-DF, os principais inimigos do pavimento são peso e água. "E quando você instala balanças para controle do peso dos veículos, você valoriza o pavimento e prolonga sua vida útil, esticando o tempo necessário para uma manutenção", acrescenta.

Outro destaque do novo pátio de apreensões é a instalação de painéis de captação de energia solar. As placas fotovoltaicas, fixadas em uma área de 3 mil m², serão capazes de abastecer todos os cinco distritos rodoviários do DER-DF, o Parque Rodoviário e a sede do departamento, gerando uma economia de até 80% na conta de energia do órgão.

"Esse é um projeto pioneiro que contempla três frentes: a guarda, proteção e destinação dos veículos, a fiscalização nas rodovias por meio das balanças e parte sustentável, com a usina fotovoltaica. Esse é um pátio de alto padrão de qualidade, e, após o prazo da concessão, todos os investimentos que fizemos ficarão para o governo. É uma parceria de sucesso e totalmente inédita", defendeu o CEO do empreendimento.