Por: William França

BRASILIANAS | Brasília ganha vinho exclusivo 'de aniversário'

O vinho foi preparado por um grupo de 10 produtores do PAD-DF | Foto: Divulgação/Agência Lazu

A iniciativa é da Vinícola Brasília, da Rota das Uvas. É um tempranillo e foi preparado por dez produtores do PAD/DF. Possui o terroir do Cerrado

O vinho brasiliense já tem seu próprio terroir. Esse gostinho do Cerrado poderá ser sentido no rótulo comemorativo dos 65 anos da capital federal a ser lançado pela Vinícola Brasília, iniciativa composta por 10 produtores da região do PAD/DF que integra a Rota das Uvas criada pelo Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Turismo (Setur), para desenvolver o enoturismo da cidade.

A edição comemorativa é um tempranillo, variedade de origem da Península Ibérica que se adaptou ao território do DF. Parte do vinho amadureceu em barricas de carvalho francesas e americanas.

Para celebrar os 65 anos, a vinícola lançou um corte especial de três safras – 2020, 2022 e a recém-produzida 2024. A safra 2020, primeira da história da vinícola, reforça a trajetória e a evolução do projeto ao longo dos anos. Parte do vinho amadureceu em barricas de carvalho, resultando em uma complexidade única.

Foram produzidas 3.000 garrafas de 750ml por R$ 197, além de 65 garrafas Magnum (1,5L), numeradas e colecionáveis por R$ 597.

"Nosso desejo é que este rótulo seja mais do que um vinho - um presente que celebra este momento especial e uma experiência única para quem aprecia a bebida e tem Brasília no coração. Foram meses de trabalho para criar um vinho que traduzisse a história de Brasília. O tempranillo foi escolhido para essa edição especial por sua boa adaptação ao Cerrado", explica o diretor comercial da Vinícola Brasília, Artur Farias, em reportagem da "Agência Brasília", órgão oficial de notícias do GDF.

Colecionável, o rótulo da garrafa foi inspirado em um quadro criado pelo artista brasiliense Daniel Jacaré. A obra, que também ficará exposta na sede da vinícola, destaca elementos da paisagem e da identidade de Brasília. 

A arte representa os principais monumentos da cidade, como a Torre de TV, a Catedral Metropolitana de Brasília e o Memorial JK, além dos Candangos, estátua marcante localizada na Praça dos Três Poderes.

Macaque in the trees
O tempranillo foi escolhido para essa edição especial por sua boa adaptação ao Cerrado | Foto: Divulgação/Agência Lazu

Enoturismo em alta no DF

"A criação desse vinho exclusivo para celebrar os 65 anos de Brasília reforça a identidade do enoturismo da nossa capital e valoriza as riquezas do Cerrado", afirma o secretário de Turismo, Cristiano Araújo. "O enoturismo tem se consolidado como uma experiência diferenciada para os visitantes, agregando ainda mais valor à nossa oferta turística. Iniciativas como essa da Vinícola Brasília promovem não só o turismo, mas também a cultura e a gastronomia local", completa.

A Rota das Uvas foi lançada no ano passado durante o aniversário de Brasília, em 21 de abril, com o objetivo de desenvolver o enoturismo da capital federal. Estão no circuito a Vinícola Brasília, Casa Vitor, Vila Triacca, Lacustre, Irmãs Alvim, Marchese Vinhos e Vinhedos e Fazenda Califórnia. Os estabelecimentos estão espalhados no PAD/DF, São Sebastião, Paranoá, Lago Norte e Fercal.

Macaque in the trees
A edição especial dos 65 anos de Brasília vem num estojo especial | Foto: Divulgação/Agência Lazu