Por: William França

BRASILIANAS | Volume de serviços no Distrito Federal cresce 9,2% em fevereiro

No DF, houve o registro de crescimento em mais 20% no ano passado em relação a visitantes internacionais | Foto: Divulgação

Destaque é para o setor de atividades turísticas. No acumulado de 12 meses, esse segmento cresceu 8,7% no DF

Dados divulgados ontem pelo IBGE a partir da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) indicam que o setor de serviços na Capital Federal se encontra 6,8% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia).

Na série sem ajuste sazonal, no confronto contra fevereiro de 2024, houve crescimento de 9,2% no volume de serviços aqui no DF. No ano, o acumulado foi de 3,0% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Na variação acumulada nos últimos 12 meses, frente aos 12 meses imediatamente anteriores, o volume de serviços fechou em alta de 5,0% na capital federal.

Turismo lidera aumento

No DF, quatro dos cinco grupos de atividades pesquisados registraram altas no volume de serviços em fevereiro de 2025, na comparação com fevereiro de 2024. Destaque para o volume de atividades turísticas, que apresentou avanço de 1,2%, frente ao mês de janeiro (na série com ajuste sazonal).

Quando comparado ao mesmo mês do ano passado (na série sem ajuste sazonal) houve alta nas atividades turísticas de 8,7%.

Além do turismo, os grupos que apresentaram variações positivas foram: transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (16,2%), voltando a subir após queda no mês anterior; serviços de informação e comunicação (14,9%), seguindo em alta desde junho de 2024; outros serviços (8,7%), voltando a subir após queda no mês anterior; e serviços profissionais, administrativos e complementares (1,7%), seguindo em alta desde abril de 2024.

Por outro lado, o grupo que apresentou variação negativa foi o de serviços prestados às famílias (-4,3%), em queda pelo sexto mês consecutivo.

Macaque in the trees
O governador Ibaneis Rocha (MDB) e o empresário Paulo Octávio, presidente do Lide Brasília | Foto: Renato Alves/ Agência Brasília

Ibaneis e Fecomercio destacam fortalecimento do turismo no DF

Os progressos do Distrito Federal no setor turístico foram lembrados durante o encontro do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), no mês passado. No evento, o governador Ibaneis Rocha (MDB) e o ministro do Turismo, Celso Sabino, destacaram os avanços da capital federal, que cresceu mais 20% em turismo só no ano passado em relação a visitantes internacionais, de acordo com a Embratur, e cerca de 40% desde 2019.

"Isso tudo se deve à nossa condição de segurança. Brasília é uma das cidades mais seguras do país, tem uma rede hoteleira que fica perto de todos os eventos, e damos uma atenção muito especial ao setor. Inclusive, chegamos a reduzir os impostos dos hotéis para facilitar o acesso. Isso tudo é resultado de um conjunto de medidas que foram implementadas desde 2019 e que têm possibilitado ao DF ter um acréscimo desse percentual do turismo", afirmou o chefe do Executivo local.

Segundo o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) também celebrou os resultados do setor. "Os números divulgados pela Embratur comprovam o grande potencial turístico de Brasília, patrimônio cultural da Humanidade, e indicam que estamos no caminho certo. Esse crescimento de 26% no número de turistas estrangeiros desembarcando na cidade é reflexo de um esforço conjunto entre o setor produtivo e o poder público para promover nossa capital no Brasil e no exterior", afirmou.

Celina promete incentivo

"O DF tem vocação para receber pessoas do mundo inteiro, e, cada vez mais, temos ampliado a importância da nossa cidade nos destinos ao redor do globo. Somente no ano passado, recebemos mais de 60 mil turistas - um aumento de 26% em relação ao ano anterior. Isso é resultado de muito trabalho do poder público e dedicação do nosso empresariado. Temos um potencial imenso que vamos continuar fomentando como um importante aliado também para a geração de emprego e renda", acrescentou a vice-governadora Celina Leão.

Este ano, Brasília figurou entre os 25 destinos globais em alta, segundo uma pesquisa divulgada pela Airbnb, empresa do mercado online para estadias, e também apareceu nas primeiras posições entre os aeroportos mais pontuais do mundo, ficando atrás apenas do aeroporto de Tocumen, no Panamá. "Então, é um momento de muita alegria, de prosperidade para o turismo e a agenda de shows do DF está se iniciando. Já estamos hoje no circuito mundial de shows", complementou o governador.