Por: William França

BRASILIANAS | Números colocam Brasília no topo do uso de carros elétricos no país

A montadora chinesa, que vai se instalar em Camaçari (BA), é a líder de vendas no DF | Foto: Divulgação/BYD

DF é o terceiro no número de eletropostos no país, tem a segunda maior frota e é o segundo colocado em vendas de carros elétricos do Brasil

Segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), Brasília figura em terceiro lugar no número de eletropostos instalados no país. Segundo dados relativos a março deste ano, são 397 do tipo de recarga lenta e 91 de recarga rápida. O DF responde por 3,29% de todos os eletropostos do país. São Paulo e Rio de Janeiro estão na liderança.

DF é o segundo em vendas

Nos três primeiros meses de 2025, o DF figura como o segundo no ranking nacional de vendas de veículos elétricos. Se forem computados os dados apenas por cidades, Brasília sozinha respondeu por 17,6% das vendas registradas entre janeiro e março deste ano, com o emplacamento de 4.723 veículos. Em segundo, aparece o município de São Paulo, com 6.292 veículos (23,5% das vendas).

Se os dados forem considerados por unidade da Federação, o Distrito Federal também aparece na vice-liderança, com 9.3% do mercado de carros elétricos do país. Perde para o Estado de São Paulo, que responde por 30% do mercado nacional.

Apenas no ano passado, em Brasília foram emplacados 16.061 veículos (16,7% das vendas), perdendo apenas para o município de São Paulo, que emplacou 24.435 veículos (25,4% das vendas). No acumulado desde o início das vendas de carros elétricos, em 2022, o DF responde por 8% das vendas do mercado brasileiro do segmento.

DF tem a segunda maior frota de elétricos do país

Desde 2022, quando começaram a ser vendidos os carros elétricos, o DF emplacou 29.635 veículos elétricos, o que corresponde a 14,9% da frota de carros elétricos do país, segundo a ABVE.

Dentre as marcas adquiridas pelos brasilienses, a BYD aparece como a líder (é a cidade onde mais se vende carros dessa marca, no país, respondendo por 11% do mercado da montadora), seguida pelos carros da Caoa Cherry, que coloca o DF em terceiro lugar. A cidade goiana de Anápolis (que tem a fábrica dessa montadora), é a vice-líder no país, atrás apenas da cidade de São Paulo.

Semana passada, o governador Ibaneis Rocha recebeu a notícia que a Caoa Cherry abrirá nos próximos meses mais cinco concessionárias da marca no DF, num investimento de R$ 45 milhões.