Por: William França

BRASILIANAS | Ibaneis está em Dubai para anunciar Brasília como 'Capital da Sustentabilidade'

O DF possui 488 eletropostos espalhados pela cidade. Alguns são públicos (como o da foto) | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Em viagem que começou na sexta (11) e vai até 18 (quinta), Ibaneis Rocha vai a Dubai defender suas ações em prol da sustentabilidade ambiental no DF

O governador Ibaneis Rocha é um dos palestrantes do evento Brazil Emirates Conference, promovido pelo Lide, marcado para ocorrer entre 12 e 16 de abril, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O chefe do Executivo vai fazer palestra no painel 1 - Sustentabilidade e transição energética, com o tema "O compromisso ambiental de governos e do setor privado com a descarbonização".

"Estaremos em mais um evento do Lide levando as ações e mostrando como estamos transformando a nossa cidade na capital da sustentabilidade, apostando na energia limpa, e de que forma temos feito isso dentro do governo", afirmou Ibaneis Rocha.

Além do governador do Distrito Federal, constam como conferencistas a ex-ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira; o presidente global de Operações da Ambipar, Roberto Azevêdo, e o ex-presidente da Petrobras e head do Lide Energia, Jean Paul Prates.

Capital da Sustentabilidade

No Distrito Federal, a sustentabilidade tem sido colocada em prática nos últimos anos. A lei distrital nº 6.891/2021, conhecida como Lei de Renováveis, tem o objetivo de tornar a região uma referência na adoção de fontes de energia alternativas. Um dos destaques nesta pauta é o Projeto CITinova, colaboração com a ONU, que busca fomentar o uso da energia solar e promover práticas ambientais sustentáveis nas bacias do Rio Descoberto e do Paranoá.

No setor de mobilidade, uma das principais ações é a implementação de uma frota de 90 ônibus elétricos - previstos para chegar até novembro, e que vão atender a 22 linhas no Plano Piloto. Esses veículos são mais silenciosos, climatizados, confortáveis e seguros, além de contribuírem para a redução das emissões de poluentes.

Ibaneis também vai destacar que o DF incentiva o uso de veículos elétricos e híbridos, oferecendo isenção de IPVA para os proprietários desses automóveis, além de já disponibilizar centenas de pontos de recarga (eletropostos) em pontos estratégicos da capital.

Outro avanço significativo foi a modernização da Companhia de Saneamento do Distrito Federal (Caesb), que agora inclui a geração de energia elétrica entre suas atividades. A empresa obteve um financiamento de R$ 312 milhões do banco alemão KFW para investir não apenas no saneamento, mas também na produção de energia limpa a partir do biogás.

Além disso, o governador vai tratar do acordo entre o GDF e a Neoenergia, a instalação de um posto de abastecimento de hidrogênio verde em Brasília, ampliando as opções de soluções sustentáveis na capital.