Programa do GDF atenderá turistas e moradores, de terça a domingo, com saída em três horários e com quatro itinerários
Para levar moradores e turistas a uma imersão pela história e pela arquitetura da capital federal, começou desde o último sábado (19) o programa turístico "City Tour Cívico". Ele será patrocinado pela Secretaria de Turismo (Setur-DF), em parceria com a Brasília Receptivo.
"Inicialmente seria um serviço gratuito só na primeira semana, mas eu pedi ao Cristiano [Araújo, secretário de Turismo] que fosse gratuito, permanentemente", afirmou o governador Ibaneis Rocha (MDB), quando do lançamento do projeto e da viagem inaugural.
Serão investidos R$ 5 milhões pela Secretaria de Turismo para custear esse acesso livre. Deverá ser feito ainda um chamamento público para a prestação deste serviço, ainda não detalhado.
"O governo vai fazer isso porque a maioria da população do Distrito Federal não conhece a capital da República. Só vem ao Plano Piloto para trabalhar e volta para suas residências, não tem oportunidade de conhecer os monumentos e não consegue criar essa identidade com a capital que tem tantas belezas", completou o governador.
A extensão da gratuidade visa permitir o acesso da população de Brasília e de todo o Brasil à cultura cívica brasileira. Ela se junta à outra iniciativa do GDF, que é o programa "Vai de Graça", que está ofertando passagem gratuita no metrô e nos ônibus urbanos do transporte público aos domingos e feriados.
O passeio propicia um novo olhar sobre Brasília, valorizando monumentalidade, diversidade e riqueza cívica. O secretário de Turismo, Cristiano Araújo, ressaltou que o projeto é uma iniciativa importante para o turismo local, que estava carente de ônibus turísticos oficiais.
"Estamos fazendo a retomada do turismo cívico para fortalecer o pertencimento e passar a história da capital e do sonho de Juscelino Kubitschek. Isso aqui é uma grande ferramenta para que a gente possa valorizar e contar a nossa história", afirmou.

Passeio inaugural foi no último sábado
O governador Ibaneis Rocha e a vice-governadora Celina Leão participaram do passeio inaugural. Em uma versão reduzida, o circuito começou e terminou no Palácio do Buriti, seguindo pelo Eixo Monumental até a Esplanada dos Ministérios. Um guia de turismo ficou responsável por relatar curiosidades e ofertar informações sobre a cidade.
"Hoje temos a possibilidade de incentivar o turismo cívico com esse transporte, que para nós é muito importante. Lembrando que esses ônibus serão gratuitos de forma permanente para atender aquele turista que quer fazer esse passeio pelos nossos monumentos. Também estamos aqui incentivando outros tipos de negócios", afirmou a vice-governadora.
"É uma experiência bastante interessante, mesmo para a gente que mora aqui, tem muita coisa ainda para ser contada e vista pelos guias que estão muito preparados. Então vale a pena esse city tour conhecendo, passando pelos principais monumentos da cidade, com explicações que certamente só engrandecem a população e criam esse vínculo ainda mais amoroso com essa que é a nossa capital da República."

Como irá funcionar o programa
O City Tour Cívico funcionará de terça-feira a domingo (gratuitamente) a partir da Torre de TV, em três horários diários: 10h, 11h e 12h30, com inscrição pelo site Digital Ingressos.
O percurso tem duração média de duas horas e será conduzido por guias de turismo profissionais, bilíngues e trilíngues, vinculados ao sistema Cadastur e que foram capacitados pela Setur-DF.
"Os turistas e a população do Distrito Federal vão poder ter acesso a um tour grande com paradas e descidas nos principais edifícios de Brasília, que é uma cidade monumental concebida por Oscar Niemeyer, Lucio Costa, Athos Bulcão e Burle Marx todos esses grandes que fizeram Brasília. Então, a gente vai mostrar de forma explicativa em português, inglês e espanhol", explicou a sócia e representante da Brasília Receptiva, Karine Câmara.
O circuito conta com marcos históricos, culturais e arquitetônicos da capital, como Congresso Nacional, Memorial JK, Praça dos Três Poderes, Palácio da Alvorada, Catedral Metropolitana, Praça do Buriti, Praça dos Cristais, Parque da Cidade e Esplanada dos Ministérios. Além disso, os participantes terão momentos para fotos, contemplação e lanche em paradas estratégicas.

City Tour Cívico
Funcionamento de terça a domingo
Horários: 10h, 11h e 12h30 (duração média de 2h)
Embarque: Torre de TV
Inscrição gratuita: digitalingressos.com
Informações: www.brasiliareceptivo.com.br
Itinerários do City Tour Cívico
Itinerário 1: Feira da Torre, Estádio Nacional de Brasília, Ginásio Nilson, Planetário de Brasília, Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Palácio do Buriti, Praça do Buriti, Memorial dos Povos Indígenas, Memorial JK, Praça do Cruzeiro, Quartel General do Exército, Praça dos Cristais, Catedral Rainha da Paz, Câmara Legislativa, Parque da Cidade Sarah Kubitschek, Setor Hoteleiro Sul, Praça Burle Marx, Rodoviária do Plano Piloto, SESI Lab, Biblioteca Nacional de Brasília, Museu da República e Catedral Metropolitana de Brasília. Embarque: Torre de TV
Itinerário 2: Ministérios, Palácio Itamaraty, Supremo Tribunal Federal e Praça dos 3 Poderes / Espaço Lucio Costa
Itinerário 3: Casa de Chá
Itinerário 4: Palácio do Planalto, Teatro Nacional e Conjunto Nacional. Desembarque: Torre de TV.