Por: William França

BRASILIANAS | Galeria do TBV recebe mostra 'Arte em Harmonia'

A galeria de arte do Templo da Boa Vontade receberá a exposição "Arte em Harmonia" | Foto: Divulgação/TBV

Exposição na Galeria do Templo da Boa Vontade reúne cinco mulheres, artistas de Brasília, que primam pela harmonia em seu convívio e pelo amor à arte a que se dedicam

Quando artistas visuais de diferentes regiões do Brasil chegam a Brasília e acabam por radicar-se na cidade, não é difícil imaginar que um dia se encontrarão e frequentarão cursos, workshops e palestras sobre arte e cultura, e participarão dos mesmos grupos, vindo a expor seus trabalhos em mostras e exposições, no Brasil e no exterior.

Desse encontro nasceu a amizade sedimentada por convívio, respeito e admiração entre Eunice Dias, Helena Godoi, Malu Perlingeiro, Mariah Campolina e Roselena Campos.

O quinteto participa da mostra "Arte em Harmonia", que ocupará a Galeria de Arte do Templo da Boa Vontade (915 Sul), de 4 a 30 de maio. A mostra pode ser apreciada diariamente, de 8h às 18h. O vernissage acontece às 18h do dia 3 de maio, um sábado.

Conheça as artistas:

Macaque in the trees
Obra "Pastagens (série Ipê Amarelo), da artista Eunice Dias (óleo sobre tela) | Foto: Divulgação

EUNICE DIAS, mineira de Bambuí MG, chegou a Brasília em 1997 MG. Artista Plástica registrada sob o n 313/2015 na Secretaria de Estado de Cultura do DF. Chegou a Brasília em 1977. Daqui mudou-se para o exterior, voltando definitivamente para o DF em 2014, onde fixou residência. A partir de 2000, a paixão pelas artes plásticas a fez diversificar seus conhecimentos por meio de cursos realizados nos diversos países onde residiu. De cada local pôde extrair as essências da cultura regional e aprender diferentes técnicas que aplica em seus trabalhos, buscando retratar a riqueza das cores em sua pluralidade de tons e matizes.

Macaque in the trees
Obra "Para-tudo", da artista Helena Godoi (óleo sobre tela) | Foto: Divulgação

HELENA GODOI, natural de Alexânia, GO, foi a primeira a chegar à Capital Federal, em 1960. Começou a pintar em 2007, participando de diversos cursos e workshops de desenho e pintura com o intuito de aprender, desenvolver e aperfeiçoar sua técnica. Utiliza em suas pinturas tanto tinta a óleo quanto acrílica. Tem como inspiração a Natureza de um modo geral, reproduzindo paisagens, particularmente o Cerrado. É pelo uso de cores que expressa e transmite sentimentos e sensações.

Macaque in the trees
Obra "Janela Objeto XIII", da artista Malu Perlingeiro (mista sobre duratex) | Foto: Divulgação

MALU PERLINGEIRO é natural do Rio de Janeiro, RJ, radicada em Brasília desde 1994. Aqui formou-se pelo ICAT/AEUDF e aprimorou seus conhecimentos artísticos. Possui cadastro de artista plástica profissional e de Ente e Agente Cultural pela SECECDF. Suas obras têm como característica a arte figurativa, que transita entre o realismo acadêmico e a abordagem contemporânea, seja ao retratar paisagens, figuras humanas ou cenas urbanas.

Várias de suas obras fazem parte de acervos privados e institucionais no Brasil e no exterior.

Macaque in the trees
Obra "Vitória Régia", da artista Mariah Campolina (técnica mista) | Foto: Divulgação

MARIAH CAMPOLINA, natural de Formosa, GO, mudou-se para Brasília em 1976. Diversifica seus conhecimentos e experiência no mundo das artes com mestres, museus, galerias e exposições. É apaixonada pelas flores do Cerrado, arte figurativa, abstrata e contemporânea. Homenageada em 2024 pela FEBACLA com a COMENDA PINCEL DE OURO e Certificado de Honra ao Mérito pela Paz. Artista plástica profissional, registrada na SECECDF e no CEAC, suas obras fazem parte de acervos públicos e privados no Brasil e no exterior.

Macaque in the trees
Obra "Vaso de Prata", da artista Roselena Campos (óleo sobre tela) | Foto: Divulgação

ROSELENA CAMPOS, natural de Belém do Pará, veio para Brasília em 1984, onde formou-se em artes plásticas pela UnB. A experiência acadêmica, juntamente com a vivência pessoal, lhe possibilita um fluxo de produção diversificada em escultura e em pintura sobre diferentes suportes. A pintura com influência clássica se expressa em obras de natureza morta e figuras humanas, nas quais o olhar sensível às tonalidades do mundo procura destilar e compartilhar sua experiência pessoal do belo.