Por: William França

BRASILIANAS | Segurança Pública faz acordo com a Uber para alertas de emergência

o APP da Uber será conectado aos sistemas da Secretaria de Segurança Pública do DF | Foto: Internet

Integração de sistemas busca dar respostas mais rápidas e efetivas a chamadas de emergência a partir do aplicativo

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) firmou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a operadora de transporte Uber.

O acordo tem como objetivo o uso do sistema RapidSOS para automação de envio de dados de veículos, condutores e localização em tempo real para as forças de segurança pública do DF, após acionamento emergencial a partir do aplicativo da empresa parceira.

A medida busca ampliar a proteção de motoristas e passageiros e agilizar a resposta em situações críticas.

A parceria inclui adaptação tecnológica de sistemas e a capacitação de agentes, em total conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, "a iniciativa reforça o compromisso do Governo do Distrito Federal (GDF) com o uso e investimento em soluções tecnológicas avançadas para prevenção de crimes, proteção da vida e promoção de um ambiente urbano mais seguro".

A ação integra os eixos "Cidade Mais Segura" e "Cidadão Mais Seguro", do programa Segurança Integral, que consiste na articulação com a sociedade civil e na atuação conjugada entre órgãos e entidades governamentais e não governamentais, com foco na redução da criminalidade, no fortalecimento da sensação de segurança e na promoção dos direitos humanos.