BRASILIANAS | Cidade-parque, Brasília é a quinta capital mais arborizada do país
Segundo pesquisa do IBGE, 84,2% dos moradores vivem em ruas com arborização | Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília
Ranking faz parte do Censo 2022, promovido pelo IBGE. Distrito Federal conta com cerca de 6 milhões de árvores de diversas espécies em todas as regiões administrativas
A biodiversidade de Brasília, em que os monumentos arquitetônicos convivem com as paisagens formadas por mais de 200 espécies de árvores, sendo a maioria nativa do cerrado, rendeu à capital da República a quinta posição no ranking de capitais brasileiras com maior número de árvores nas ruas.
A pesquisa Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios (Censo 2022), divulgada pelo IBGE neste mês, aponta que 84,2% dos moradores vivem em ruas com arborização, índice maior que a média nacional (66%). O DF só perde para Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Palmas (TO) e Curitiba (PR).
O levantamento informa, ainda, a densidade arbórea do Quadradinho. O Distrito Federal ocupa o segundo lugar na lista, que aponta que 56,4% dos cidadãos convivem com cinco ou mais árvores próximas de casa. Mais uma vez, o número é maior que a média nacional (32,1%) e fica atrás apenas do Mato Grosso do Sul (59%). Os patamares mais baixos são encontrados no Acre e no Amazonas, com 10,7% e 13,7% respectivamente.
1,5 milhão de ipês pela cidadeO DF ocupa o segundo lugar na lista, que aponta que 56,4% dos cidadãos convivem com cinco ou mais árvores | Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília
De acordo com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), cerca de 6 milhões de árvores estão distribuídas em todas as regiões administrativas, categorizadas entre floridas, frutíferas e que geram sombra. No Plano Piloto, são aproximadamente 1,5 milhão de exemplares, incluindo cerca de 600 mil ipês, símbolo brasiliense que floresce nas cores roxo, amarelo, rosa e branco.
Entre 2024 e 2025, foram plantadas 82.614 novas árvores de diversas espécies por meio do plano anual de arborização, reforçando o compromisso do GDF com a ampliação e diversificação do verde urbano. "Nosso objetivo é intensificar o plantio de mudas cada vez mais e, gradativamente, continuar subindo nesse ranking", assegura o presidente da empresa, Fernando Leite.
Em Dubai, no início do mês, o governador Ibaneis Rocha apresentou o plano de sustentabilidade para o Distrito Federal, que inclui o plantio de 6 milhões de árvores até 2026. Além disso, o plano inclui a introdução de ônibus elétricos e investimentos em energia renovável, como energia solar e o primeiro eletroposto de hidrogênio verde do país.
As mudas que chegam às ruas do Distrito Federal são desenvolvidas em dois viveiros do Departamento de Parques e Jardins da Novacap. Cada planta passa por pesquisas agronômicas e experimentos para visualizar se há adaptação às condições climáticas e de solo da capital. A partir do estudo, é feita a introdução das novas espécies.
O plantio de árvores pela população deve ser orientado por equipes técnicas da Novacap, para evitar prejuízos estruturais e até acidentes. A orientação pode ser solicitada pela Ouvidoria, no telefone 162 ou pelo site.
Entre 2024 e 2025, foram plantadas 82.614 novas árvores de diversas espécies por meio do plano anual de arborização | Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília