A ideia do GDF é trocar a frota, atualmente de 57 veículos, para propulsão elétrica. Hoje 14 regiões administrativas têm os 'Zebrinhas'
EXCLUSIVO - Conhecidos dos brasilienses desde 1981, os "Zebrinhas" estão tomando conta do Quadradinho, 44 anos depois de só atender ao Plano Piloto. O serviço de Transporte de Vizinhança foi ampliado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) no ano passado e hoje atende a 14 regiões administrativas, oferecendo maior agilidade e praticidade.
"Brasilianas" apurou que o Guará é a próxima região administrativa a ser atendida. A empresa Marechal vai receber até o final de maio, para testes, dois miniônibus elétricos. A ideia é que, se aprovado, a empresa adquira outros seis "Zebrinhas" elétricos.
"Vamos testar o funcionamento desses veículos antes de autorizar a aquisição dos novos. Queremos avaliar o comportamento deles nas ruas", disse à coluna o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves. "Os primeiros 60 dias de funcionamento são experimentais para que possamos avaliar a efetividade para a população", esclareceu.
A frota atual conta com 57 veículos, distribuídos em 24 linhas, que registram total de 528 viagens por dia útil, 156 aos sábados e 54 aos domingos, ultrapassando 738 viagens durante a semana.
Com a ampliação feita, o "Zebrinha" está servindo - sobretudo - como alimentador das grandes linhas (que partem dos terminais rodoviários da cidade) e do Metrô.
Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), de março para abril houve um aumento de 26% na demanda pelos miniônibus, alcançando a média de mais de 15,6 mil usuários por dia.
Há outras regiões administrativas em estudo para receber os "Zebrinhas", como o Arapoanga (que integrava Planaltina). Lá, os usuários reclamam da falta de transporte público para atender a pequenas distâncias, dentro da própria região administrativa.
"A proposta dos zebrinhas é suprir uma necessidade de deslocamento interno nas regiões administrativas, uma vez que o transporte de vizinhança tem o perfil mais adequado para atender determinadas áreas das cidades, permitindo deslocamentos mais rápidos e a um custo mais barato para as pessoas", afirmou.
As viagens do Zebrinha custam R$ 2,70 ou R$ 3,80, dependendo da linha, e são elegíveis para o processo de integração, permitida aos usuários que utilizam cartões da bilhetagem automática - o Cartão Mobilidade e o Vale-transporte. "A nossa ideia é propor alternativas aos APPs de transporte por aplicativos e trazer de volta os usuários do sistema público de transporte, além de outros novos", afirmou o secretário.
Um destaque dos "Zebrinhas" é que ele exerce um papel inclusivo da modalidade, que circula em vias estreitas e internas em geral não atendidas pelos demais coletivos.

Mudanças na bilhetagem em breve
O secretário de Mobilidade disse que está concluindo estudos para acrescentar, ainda, outra medida que visa impulsionar os números de passageiros nos "Zebrinhas". "Estamos estudando também uma maneira de fazer a integração interna sem que seja necessário que o usuário pague R$ 5,50, podendo ter a integração por R$ 3,80, para democratizar ainda mais o acesso das pessoas às cidades", declara.
Atualmente, os "Zebrinhas" atendem Águas Claras, Arniqueira, Ceilândia, Cruzeiro, Lago Sul, Paranoá, Plano Piloto, São Sebastião, Sol Nascente/Pôr do Sol, Sudoeste/Octogonal, Taguatinga, Vicente Pires, Park Way e Itapoã. Nesta última, uma nova linha foi criada neste mês com 47 viagens por dia, no período das 4h50 à 0h40, de segunda a sexta-feira.
A Semob-DF também instaurou a linha 023.1, que faz o percurso entre o Terminal da Asa Sul (TAS) e o Zoológico, com saídas a cada 30 minutos, entre 8h e 17h30, aos domingos e feriados - dentro do programa "Vai de Graça". A linha permite a integração com todas as linhas que operam no TAS, além do metrô.