Por:

Autora do 'Perdeu, mané' em estátua é denunciada

Denúncia está em segredo de Justiça | Foto: Joedson Alves/Agência Brasil

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou ao Supremo Tribunal Federal (STF) Débora Rodrigues dos Santos, mulher acusada de escrever a frase Perdeu, mané na estátua da Justiça, em frente à sede do STF, durante o 8 de janeiro de 2023. A denúncia está em segredo de Justiça e foi remetida ao Supremo no dia 2 deste mês. Débora está presa desde março de 20223, na oitava fase da Operação Lesa Pátria, deflagrada pela Polícia Federal para investigar quem participou e financiou os atos. A procuradoria concluiu que os acusados de invasão devem responder pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração do patrimônio tombado.

 

Barroso

A frase 'Perdeu, mané' foi dita pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, em novembro de 2022, após ser importunado por apoiadores do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, durante um evento em Nova York, nos Estados Unidos.

Defesa

Em nota à Ag. Brasil, o advogado Hélio Júnior criticou a manutenção da prisão e disse que a denúncia foi feita após matérias jornalísticas informarem que Débora está presa há 483 dias. Segundo ele, a acusada tem dois filhos menores de idade e não pode permanecer na prisão.