Por:

PINGA-FOGO

RUMO A BRASÍLIA - Dr. Luizinho, a princípio, vai esperar o governador Cláudio Castro retornar de férias para reassumir o mandato de deputado federal e a liderança do Progressistas na Câmara, substituindo o colega Fufuca, a ser empossado no Ministério dos Esportes. Como a escolha do líder é eleição, não está descartada a hipótese de Dr. Luizinho antecipar o retorno à Câmara, sendo exonerado pelo governador em exercício, Thiago Pampolha. Quem assume a secretaria de Saúde do Estado do Rio é a Dra. Claudia Mello, médica, funcionária pública concursada da Secretaria há mais de 20 anos e atual Subsecretária de Vigilância em Saúde e Atenção Primária. Um quadro técnico que só coleciona elogios.

PORTO A PORTO - Já no ministério de Portos e Aeroportos a expectativa e a substituição dos portos regionais por indicações do Republicanos. Algumas companhias portuárias são de grande importância estratégica. O mapeamento já está sendo feito. Rio e Bahia serão os primeiros a mudarem.

LUPA NA UEVOM - O vereador Rogério Amorim (PTB) quer criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar a contratação da Empresa União Esportiva Vila Olímpica da Maré (UEVOM), pela Secretaria Municipal de Educação. O vereador apurou que, entre 2021 e 2023, a empresa recebeu R$ 7,4 milhões da pasta para a realização de atividade extracurricular nas escolas da rede municipal de ensino. O problema é que a UEVOM foi uma das doadoras da campanha do secretário de Educação Renan Ferreirinha, em 2022, para deputado federal.

Com a CPI, Rogério Amorim quer apurar a legalidade e a lisura do processo de contratação da empresa, a eficiência no uso dos recursos públicos, a relação entre os sócios da UEVOM e o secretário, e se há relação entre a escolha da empresa e a doação para a campanha de Renan Ferreirinha.

SERÁ QUE AGORA VAI? - Os empresários de Petrópolis estão com a agenda mais alinhada com o governo do Estado do que os pré-candidatos a prefeitura. Nesta semana, se reúnem mais uma vez com o secretário de Transportes, Washington Reis, para tentar tirar do papel a ligação Bingen-Quitandinha. O investimento previsto é de R$ 3,4 milhões. Ela pode acontecer independente do novo leilão da BR-040, previsto para este ano, assunto que também vem sendo debatido em Petrópolis, especialmente em relação ao abandono da obra de nova subida da serra. "Qualquer que seja a solução queremos a garantia da nova pista concluída como prioridade e esse é um dos pleitos que iremos levar ao Estado pedindo seu apoio", afirma Cláudio Mohammad, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis e líder do Movimento Empresarial Petrópolis 2030.

CULTURA EM BARRA MANSA- O presidente da Fundação Cultura de Barra Mansa, Marcelo Bravo, foi a Brasília em busca de recursos e fez algumas propostas que podem se tornar lei e garantir a isenção de imposto de renda para doações de pessoas físicas aos fundos municipais. Atualmente, o abatimento pode ser feito apenas para os fundos da criança e do adolescente; do idoso; ou para projetos credenciados no Programa Nacional de Incentivo à Cultura (Pronac).

EMENDAS SALVADORAS - Marcelo Bravo se reuniu com o presidente da Comissão de Cultura, o deputado federal Marcelo Queiroz, do PP: "A ocasião também foi uma oportunidade para atrair recursos de eventuais emendas parlamentares e parcerias para projetos na cidade que podem se transformar em obras de adequação de espaço para uma escola técnica de dança, que é um sonho antigo da nossa gestão. Também solicitamos reformas e manutenção dos nossos patrimônios históricos", informou. Marcelo Queiroz se comprometeu a receber as propostas para projetos de emendas parlamentares.

MACIEL NO CONGRESSO - Será no Salão Negro do Congresso no dia 26 de setembro o lançamento em Brasília da biografia do ex-senador Marco Maciel. De autoria do jornalista Magno Martins, "O Estilo Marco Maciel" foi lançado inicialmente na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro, no dia 24 de agosto. Maciel ocupou a cadeira 39 da ABL.

SALÃO NOBRE - O Salão Negro é o salão nobre do Congresso. E a expectativa é que o lançamento, assim, tenha presença maior do que o anterior na ABL. Será uma homenagem do Legislativo a Marco Maciel. E espera-se, assim, a presença de diversos políticos que conviveram com ele e outros que têm reverência a ele. Caso do próprio presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que reservou o espaço e estará presente.

EDIÇÃO - Segundo o autor, Magno Martins, a primeira edição está próxima de ser esgotada. E em Brasília já deve ser lançada a segunda edição do livro, pela Editora CRV.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.