Governo do Estado entrega obras de ampliação e modernização do esgotamento sanitário de Paquetá
O Governo do Rio entregou, nesta terça (12), a ampliação e modernização do esgotamento sanitário da Ilha de Paquetá, local de grande movimentação turística. As obras, que duraram dez meses, têm o objetivo de melhorar a balneabilidade das praias e também a saúde dos visitantes e moradores da ilha e do entorno da Baía de Guanabara. As intervenções foram realizadas pela concessionária Águas do Rio, em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) e a Prefeitura do Rio.
As obras beneficiam diretamente mais de 3,6 mil moradores e promovem uma melhoria significativa na qualidade das águas das praias da ilha, comprovadas pelos órgãos ambientais estaduais. Entre as entregas pela concessionária Águas do Rio estão o novo sistema de bombeamento e a reforma de outros quatro, a implantação de nova rede de esgoto e a conexão na tubulação que vai levar os resíduos da ilha para serem direcionados para a Estação de Tratamento de Esgoto de São Gonçalo. O investimento foi de cerca de R$ 26 milhões.
Governador em exercício e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha definiu a conclusão das obras como um marco histórico para a ilha e para a Baía de Guanabara. "Encaramos o desafio e estamos no caminho certo, devolvendo, hoje, qualificação ambiental para a ilha, com 100% de esgoto tratado para moradores e turistas. Crianças podem nadar, pescadores conseguem ter sua subsistência. Avançamos e vamos avançar ainda mais", celebrou Pampolha.