Por:

PINGA-FOGO

IRMÃOS SIAMESES - A repercussão internacional da reação dos milicianos no Rio de Janeiro só reforçou a urgência da operação conjunta entre o governo federal e o governo do estado do Rio de Janeiro. Não foi só a imagem do Rio que ficou afetada, mas a do Brasil, e, especialmente, a do governo Lula. O clima de enfrentamento conjunto da bandidagem, feito pelas forças de segurança do estado e federal, vai envolver uma ampliação das ações de inteligência, já que nos dois níveis, não foram detectados uma reação de caos urbano com tamanha intensidade. O governador Cláudio Castro e o secretário executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, passaram a ser irmãos siameses. A transformação da Zona Oeste em uma praça de guerra foi um tiro no pé dos bandidos, que terão uma resposta dos poderes públicos com uma dimensão inimaginável daqui alguns dias.

FUGINDO DO CAOS - O caos instalado na cidade do Rio nesta segunda, 23 de outubro, só reafirmou o registro que a coluna tinha programado para publicação nesta terça, 24. O isolamento da Zona Oeste consolidou uma percepção que tivemos na semana passada sobre o voo entre o aeroporto de Congonhas em São Paulo e o aeroporto de Jacarepaguá. É o meio de ligação aérea mais seguro para quem reside na Barra e nos bairros da região oeste do Rio.

Operada pela Azul Conecta com três aeronaves Caravan de última geração, as três que estão dedicadas à rota não possuem mais de 2 anos de uso e contam com um sistema de aviônica semelhante aos jatos executivos. São 14 voos diários, sete em cada sentido, com nove lugares cada e o percurso é realizado em uma hora e meia. A aeronave voa a uma altitude de cruzeiro 10 mil pés. Na sexta passada, o voo que registramos, apesar do tempo nublado nas duas cidades, foi impecável. Sobre as nuvens e totalmente estável.

Pousar em um final de tarde em Jacarepaguá e 20 minutos depois estar na sua residência, sem passar pela Linha Vermelha, Linha Amarela ou avenida Brasil, além da rápida mobilidade, traz uma sensação de segurança, que, depois dos episódios desta segunda, torna a viagem uma grande opção, não só para o destino São Paulo, bem como para conexões possíveis, como Brasília.

A privatização do aeroporto de Jacarepaguá, hoje sob gestão da concessionária controlada pela XP, trará mais novidades para a Barra. A ampliação da pista permitirá a Azul operar com o ATR 72, com 72 lugares. Hoje, o Caravan da Cessna transporta nove passageiros na rota.

Está nascendo uma nova opção para quem mora na Barra e o fator segurança no trajeto casa/aeroporto/casa transforma a opção em uma extraordinária decisão, facilitando também pelo embarque e desembarque rápido em Jacarepaguá e até no embarque em São Paulo, feito sempre por van. Uma viagem com característica de aviação executiva. Nesta segunda-feira (32), quem viajou pela Azul Conecta sentiu as vantagens de uma aviação quase que privada.

O Cessna Caravan é o único monomotor autorizado pelo Governo Americano para uso do Presidente da República. Foi desenvolvido para a FEDEX e acaba de ganhar um modelo bimotor para 19 passageiros. A aviação na Barra, com a privatização do aeroporto, vai ser um marco na mobilidade dos cariocas que residem na Zona Oeste.

ATAQUE PESSOAL - O governador Cláudio Castro tem sido o alvo predileto do coleguinha Octavio Guedes, na GloboNews, com comentários cada vez mais pessoais nos ataques ao governante. Tem horas que o telespectador pensa até que o bom jornalista tem algo pessoal contra Castro ou a sua gagueira. Nesta segunda, passou dos limites ao dizer que o governador do Rio era o único que comemorava a queima dos ônibus e a reação dos milicianos. É só revisar as falas na Globoplay. Que saudades do Guedes que não ultrapassava a linha do ataque pessoal.

GAZA DO STF - Cadê o ministro Edson Fachin coibindo as operações da Polícia Fluminense nas comunidades? Ele acompanhou a praça de guerra que o Rio se transformou por ter amarrado durante meses as ações policiais?

FEMINICÍDIO - A Comissão de Segurança Pública do Senado vota nesta terça um projeto de lei, de autoria da senadora Leila Barros (PDT-DF) que torna mais severas as penas de quem comete feminicídio. O PL 4.230/2019 recebeu parecer favorável da relatora, senadora Professora Dorinha (União-GO). Pela proposta, se a vítima do feminicídio for mãe, a pena será acrescida em um terço. Atualmente, só há agravamento da pena para mães de crianças até três anos de idade.

ÓRFÃOS - Para Leila Barros, os responsáveis precisam pagar pelo crime de deixar centenas de órfãos pelo país, independentemente da idade. "Cada etapa do crescimento infantil impõe seus desafios próprios, mas a importância do papel das mães em cada uma delas é uma constante que não se pode negar", afirma a senadora.

VIOLÊNCIA AUMENTA - Entre janeiro e setembro de 2023, o Distrito Federal já registrou 13.519 casos de violência doméstica. O número é 6,3% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. Os feminicídios consumados no DF saltaram de 17 em 2022 para 29 neste ano. Uma alta de 70%. Das brasilienses assassinadas em 2023, 23 delas eram mães. Desde que a Lei do Feminicídio foi sancionada no Brasil, há oito anos, 176 mulheres brasilienses foram assassinadas, deixando 320 órfãos.

SÉRIE SOBRE SENNA E ANGRA - A famosa Praia do Laboratório, em Angra dos Reis, na região da Costa Verde, ficou interditada durante todo o dia ontem. Motivo: a gravação da série biográfica, que está sendo produzida pela Netflix, sobre Ayrton Senna, o maior expoente brasileiro da Fórmula 1. O ator Gabriel Leone dará vida ao piloto, que foi um dos garotos propaganda de Angra e atraiu visibilidade para o município. Um hobby de Senna era brincar e regular o motor de seu jet ski e passava horas e mais horas mexendo nos ajustes dos motores para ficarem do jeito que queria.

AMAN FARÁ MANOBRA ESCOLAR - A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) realizará, entre 28 de outubro a 4 de novembro, o Exercício "Operação Pirapitinga" (Manobra Escolar 2023). Dentro de um quadro de guerra convencional, são executadas operações básicas ofensivas e complementares, em uma situação tática complexa, que exigem a solução de problemas militares simulados próximos da realidade contemporânea. As atividades serão desdobradas ao longo das regiões de Resende, Quatis, Capelinha, Pedra Selada, Fumaça, Falcão e Nossa Senhora do Amparo. A AMAN contará com o apoio de 40 Organizações Militares para viabilizar uma atividade dessa dimensão.

MUDANÇAS - O Conselho de Trânsito e Transportes (Comutran) de Petrópolis fez uma reunião ontem (23) para debater a revisão do Regimento Interno do órgão. É o Comutran que dá o parecer sobre o aumento da tarifa de ônibus, a partir das planilhas apresentadas. No último reajuste, houve críticas à atuação do conselho, que é formado, em sua maioria, por integrantes do governo municipal e das empresas de ônibus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.