A ITA Airways começou a operar, nesta segunda-feira, 30 de outubro, no RIOgaleão, uma rota para Roma. O voo terá frequência diária do Aeroporto Internacional Tom Jobim para o Aeroporto Internacional de Roma - Leonardo da Vinci (Fiumicino). Até fevereiro de 2024, fim da próxima alta temporada, a expectativa é que o voo movimente 49 mil passageiros.
"A rota entre Rio de Janeiro e Roma é de grande importância tanto para o turismo quanto para os negócios. Ela facilita a interligação entre dois grandes polos turísticos mundiais. No Rio, estão as belezas naturais e culturais da cidade maravilhosa. Em Roma, grandes riquezas históricas de uma das cidades mais antigas do mundo. O voo também é fundamental para a indústria de transporte de cargas, apoiando o comércio internacional entre os dois continentes. Essa é mais uma frente na qual o Aeroporto Internacional Tom Jobim vai impulsionar como motor da economia", Patrick Fehring, Diretor de Negócios Aéreos do RIOgaleão.
No primeiro mês, novembro de 2023, a rota movimentará 11,5 mil passageiros. Até o fim do ano, a expectativa é de movimentação de 24 mil viajantes. Para o pico da alta temporada, em janeiro de 2024, serão 13 mil pessoas.
Novas rotas internacionais
Além de Roma com a ITA, a JetSMART inaugurou em 2023 voo para Montevidéu, incrementou a rota para Santiago com voo diário e aumentará seus voos para Buenos Aires de 6 para 10 partidas semanais em dezembro de 2023. Já a Latam retomou suas operações para Buenos Aires em julho além de aumentar o número de voos para Santiago, chegando a 17 frequências semanais para a capital chilena.
A Iberia acaba de aumentar de 3 para 4 frequências semanais os voos entre Rio e Madri, permanecendo assim até o início de junho de 2024, quando aumenta para 6 frequências semanais. Outra europeia que aumenta sua capacidade para o GIG é a British Airways, que passa a operar diariamente em outubro, com novo produto premium e adiciona voos diários para Buenos Aires via RIOgaleão. A TAP também incrementa sua malha para Lisboa saindo de 10 para 11 voos semanais, operando até 2 voos diários da rota entre 23 e 31 de dezembro.
A partir de dezembro até fevereiro 2024, a Delta vai operar a rota sazonal para Nova Iorque com frequência diária. Já a American Airlines voará de outubro a março de 2024 para o mesmo destino: entre 21/12 e 06/01 diariamente e no restante do período com 3 voos semanais. A Delta também irá retomar seu voo para Atlanta, que operará durante todo o ano de 2024, sendo diário de dezembro a março e três partidas semanais durante a temporada de Verão IATA, que se inicia no final do primeiro trimestre.
A Paranair iniciará, também em dezembro, sua operação sazonal com 3 frequências semanais para a cidade de Assunção, no Paraguai, de 26/12 a 10/02/24.
Riogaleão
O RIOgaleão - Aeroporto Internacional Tom Jobim é um aeroporto de padrão internacional no Rio de Janeiro, com infraestrutura pronta para receber 37 milhões de passageiros por ano e sempre aberto. A concessionária é uma das maiores empresas do Rio de Janeiro com relevância nacional e conexão global, sendo uma das principais portas de entrada do turismo no Brasil e um importante impulsionador da economia local.
O Aeroporto Internacional Tom Jobim iniciou seu processo de transformação em agosto de 2014 com a chegada da Changi Airports International (CAI), acionista majoritária e investidora da concessionária. A empresa é responsável pela operação dos principais aeroportos do mundo, incluindo o Singapore Changi Airport, considerado um dos melhores terminais do mundo pela consultoria britânica Skytrax nos últimos 10 anos.