Por:

PINGA-FOGO

PROTESTO DA HOTELARIA - A hotelaria de quatro e cincoestrelas prepara um ato cívico capaz de ter repercussão internacional, emrepúdio ao atentado na Barra no, em 5 de outubro.   Nesta quarta (10), às 9h, será celebrada,pelo Padre Omar, no Salão Vip térreo do Hotel Windsor Barra na Av. Lúcio Costa, nº 2630, na Barra da Tijuca, a missa de sétimo dia das vítimas do atentado. Exatamente neste momento, todos os hotéis que aderiram ao chamamento do HotéisRio, o sindicato patronal da categoria, estarão hasteando, em seus mastros, bandeiras pretas, em sinal de luto e protesto contra a violência.

Os hotéis de luxo são landmarks da cidade e muito organizados. A manifestação cívica anterior também foi ligada à segurança, mas não de protesto. Foi de apoio, quando o então presidente Michel Temer decretou a intervenção federal na área de segurança pública do Rio. Todos os hotéis ocuparam seus mastros só com bandeiras brasileiras, apoiando a decisão. Virou ícone, por exemplo, a imagem do Copacabana Palace com os vários mastros na fachada só com bandeiras nas cores verde e amarela.

CÍRIO NO ALVORADA - Em recuperação da cirurgia que fez no quadril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não foi a Belém para o Círio de Nazaré. Fez uma missa em homenagem a Nossa Senhora na capela do Palácio da Alvorada, celebrada pelo cardeal Dom Raymundo Damasceno. A primeira-dama Janja da Silva postou um vídeo nas suas redes sociais, no qual leva a imagem de Nossa Senhora de Nazareth, a quem chama de "Nazinha", como costumam fazer os devotos paraenses, do Alvorada para a capela. A imagem tem um manto rendado, semelhante à própria blusa que Janja veste.

LEILÕES IRREGULARES - A Prime — uma empresa de guinchos e reboques, que teria embolsado mais de R$ 3 milhões em leilões irregulares de veículos apreendidos pela polícia ou em processos judiciais — está sendo investigada pelo MPRJ. Os valores obtidos nos leilões não eram depositados em juízo ou devolvidos aos donos, conforme mostraram as investigações.

FOCO EM BARRA MANSA - A Prime, com sede em Nova Iguaçu, presta serviços para a Prefeitura de Barra Mansa e os sócios teriam leiloado 162 veículos, que tinham em posse justamente por causa do contrato que tem com o município do Sul Fluminense. Os valores arrecadados pela empresa não teriam sido depositados em juízo ou devolvidos aos proprietários dos veículos. Em nota, a prefeitura informou que "se trata de uma concessão de serviço público onde o município figura tão somente como poder concedente". Ainda segundo a nota, a "prefeitura fiscaliza o serviço que lhe compete, conforme estabelecido em contrato". Baseada nos dados da investigação, a 1ª Vara Criminal de Barra Mansa determinou, na semana passada, a suspensão do contrato com a prefeitura, bem como a quebra de sigilo bancário e fiscal dos denunciados.

CANDIDATURA PRÓPRIA - O deputado federal licenciado Hugo Leal (PSD) esteve em Petrópolis na última sexta-feira (6), para a posse da nova Executiva municipal. No evento, foi reafirmado que o PSD pretende ter candidatura própria à Prefeitura, mas Leal convidou aos presentes a "preencherem a ficha de filiação". Lá estavam dois pré-candidatos, os vereadores Hingo Hammes (hoje presidente municipal do União) e Eduardo do Blog (Republicanos).

COLETIVO - Hammes e Eduardo fecharam um acordo com Leandro Azevedo que, nas eleições de 2020, quase foi para o segundo turno, à época, pelo PSD. O objetivo é que os votos não fiquem pulverizados, dando chance para uma nova reeleição do atual prefeito, Rubens Bomtempo (PSB). Nos bastidores, o que se diz é que o trio entendeu o recado de Hugo Leal, de montar uma possível composição, mas com a cabeça da chapa sendo do PSD.

DIÁLOGO - Além dos vereadores pré-candidatos, o evento do PSD também contou com lideranças do PP e PT. Os vereadores Mauro Peralta (PRTB) e Domingos Protetor (DC) também prestigiaram o evento. Ao Correio da Manhã, o secretário de Inclusão e Diversidade da capital fluminense, Sérgio Fernandes, falou em diálogo. "Hoje, damos esse pontapé inicial para que o partido se solidifique, ganhe força e possa dialogar com todas as lideranças políticas da cidade", disse Fernandes, que dividiu as indicações da nova Executiva com Hugo Leal.

GNV NA MIRA - O esquema de postos de gasolina que furtam GNV tem se tornado um problema grave no Rio de Janeiro. Alguns revendedores, com grande quantidade de postos, têm praticado preços suspeitos na venda desse combustível e devem ser alvo de novas fiscalizações da comissão formada na ALERJ. Um personagem curioso que tem aparecido nas denúncias aos deputados recebe, de forma cifrada, a alcunha de um delicado personagem do mundo de Walt Disney. Só que os relatos que chegam a comissão são a antítese do inofensivo personagem que dá nome ao seu curioso apelido, no bastidor do setor de combustível. Este caso do roubo do GNV tem deixado a concessionária Naturgy em pé de guerra contra os furtos.

PINHEIRAL - A um ano para as eleições municipais, a disputa para o mandato de prefeito já começa a fervilhar a política de Pinheiral. Na última quinta-feira (5), foi organizado um encontro por um grupo de amigos e apoiadores intitulado "Amigos do Lulu", em referência a Luciano Muniz, Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Turismo, e braço direito do secretário e deputado estadual Gustavo Tutuca. Mais de 500 pessoas marcaram presença, muitas delas reforçando o apoio para que Luciano seja candidato a prefeito em 2024. Entre os presentes, estavam o presidente da Câmara Municipal de Pinheiral, Mário Arthur, e os vereadores Jordácio, Léo Barros, Léo da Saúde e Luiz Enfermeiro. Durante o evento, foram exibidos alguns vídeos de amigos, políticos de Pinheiral e personalidades da política do Rio de Janeiro, entre eles o Governador, Cláudio Castro, o vice-governador Thiago Pampolha, o deputado federal e presidente estadual do Progressistas, Dr.Luizinho, o deputado federal Marcelo Queiroz, o deputado estadual André Corrêa e, claro, Gustavo Tutuca.  Embora evite falar publicamente sobre a sua candidatura, Luciano já confidenciou a amigos próximos que tem o sonho de ser prefeito da sua cidade. Ele tem total apoio de Tutuca e a proximidade com o governo do estado pode ser sem dúvida um aliado na corrida eleitoral.

LUTO - A coluna se solidariza com prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto e com deputado estadual, Munir Neto, pela perda do irmão, o engenheiro Marco Antônio Francisco. Lideranças políticas de todo o Sul Fluminense compareceram ao velório para se despedir de Marco e se solidarizaram com os familiares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.