Por: Cláudio Magnavita

Coluna Magnavita | Homenagens a um transformador de vidas

Em 2024, o português Jorge Rebelo de Almeida completa 50 anos de formação em Direito. Porém, quis o destino que sua fama fosse para outra área: a do turismo. Hoje, o dono da rede Vila Galé, que tem 31 hotéis em Portugal, se consolida como um dos transformadores de vidas no Brasil, com 10 empreendimentos, com destaque para as operações no Rio, Bahia, Rio Grande do Norte, Alagoas e no Ceará. O português, que recebeu homenagens em sua recente vinda ao país, criou um conceito de "elevador social", recrutando pessoas das comunidades próximas aos hotéis, capacitando-as e dando oportunidade de emprego. Na foto ao lado, Rebelo (D), com o ex-ministro do Turismo, Vinicius Lummertz (centro), que fez questão de prestigiar a sua homenagem na Bahia; e o ex-governador da Bahia, Paulo Souto (E), durante a cerimônia em Salvador | Foto: Cláudio Magnavita

Em 2024, Jorge Rebelo de Almeida completa 50 anos da sua formatura como advogado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Para o jovem advogado, naquele longínquo 1974, estava prevista uma carreira promissora na área jurídica. E foi assim até 1987, quando um negócio de oportunidade ligado à hotelaria o fez mudar de lado do balcão. De consultor jurídico especializado na própria hotelaria, convivendo com engenheiros, projetos e licenciamentos, passou a ser dono de um hotel. Foi o gênesis de uma empresa de sucesso que espelha os princípios e o olhar do seu fundador.

Hoje, aos 74 anos, Almeida possui 31 hotéis em Portugal e 10 no Brasil. Seria uma história de sucesso empresarial sólida, porém, tratando-se do Dr Jorge, como os seus colaboradores o chamam, vai muito além de números, receita, patrimônio e investimentos. São poucas as pessoas que no topo empresarial conseguem manter uma visão da sua responsabilidade social e do seu poder de transformação. Agregue-se o sentimento de preservação histórica, uma das facetas que o tem levado a recuperar e dar vida a monumentos históricos que, muitas vezes, estavam à beira do colapso.

Ele criou um conceito extremamente lógico de "elevador social". Uma realidade que se aplica, principalmente, aos seus hotéis do Brasil, muitos dos resorts instalados em regiões que nunca tinham visto um hotel de verdade. No nosso país são mais de 3.500 empregos diretos. Pessoas humildes que foram recrutadas nas comunidades dos empreendimentos e que tiveram treinamento, capacitação permanente, alimentação de alta qualidade, alojamentos exemplares, uniformes e, principalmente, a oportunidade do convívio com hóspedes de diferentes regiões do Brasil e do exterior, especialmente Portugal. É nesta troca de experiência que o elevador social funciona: "Estas pessoas crescem com este convívio e passam a ter uma outra referência de vida", sempre ressalta.

Poucas pessoas em vida têm o privilégio de ser agente de transformação de tantas vidas. Em Portugal, o grupo Vila Galé valoriza a cultura da região de cada empreendimento. Conseguiu manter um padrão de qualidade comum a todos eles. É possível conhecer todo o país nos hotéis da rede. É um gerador de empregos com a maior diversidade regional entre as empresas portuguesas.

No Brasil, o Vila Galé foi incorporado ao cenário turístico nacional e, principalmente, no Nordeste. Bahia e o Ceará foram os berços da rede, que no Sudeste possui uma atuação sólida no Rio, com o seu primeiro Collection, na Lapa. Um prédio histórico que estava em colapso e foi recuperado em 2014, ganhando um anexo. Em São Paulo, um hotel de business na Avenida Paulista; e já em curso, em Minas Gerais, a recuperação do primeiro hotel internacional em Ouro Preto, também um Collection, em um antigo convento. Na Bahia já há negociações para um empreendimento no centro histórico, também reformando um antigo convento. São novos projetos em curso, no qual se incluiu também um resort na região Sul de Alagoas.

Dr. Jorge Rebelo de Almeida realiza viagens trimestrais visitando todas as suas unidades do Brasil, sempre acompanhado por José Bastos, seu diretor-geral no país e que coordena a gestão dos 10 hotéis. Nesta sua última viagem, Dr. Jorge foi alvo de múltiplas homenagens, recebendo o título de cidadão honorário em quatro capitais brasileiras, no Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas e na Bahia, em agradecimento aos seis hotéis e resorts localizados nestes estados, que movimentam o turismo, por gerar mais de 1,5 mil postos de trabalhos diretos e somar mais de 2,5 mil leitos.

Ainda em outubro, a rede chega a Cuba com o Vila Galé Cayo Paredón, um resort all inclusive em uma praia paradisíaca.

Durante a visita ao Brasil, o presidente do Vila Galé percorreu os estados para receber os prêmios. "Eu estou muito honrado com as homenagens que recebi. Estive com amigos e parceiros que fazem parte da história da Vila Galé. Gostaria de reforçar a paixão que temos de gerar emprego e dar oportunidade a comunidade local. Esses prêmios não seriam possíveis sem os colaboradores", afirma.

Natal

A primeira homenagem ocorreu em Natal, em uma iniciativa do deputado Luiz Eduardo para celebrar o Dia do Turismo, com o objetivo de reforçar a importância do setor na economia do Rio Grande do Norte. Além de Jorge Rebelo de Almeida, outros importantes nomes foram homenageados.

Macaque in the trees
Prêmio entregue ao empresário no Rio Grande do Norte | Foto: Divulgação/ALRN

Ceará

Já na cerimônia do Ceará, a honraria foi concedida, exclusivamente, ao fundador da Vila Galé pelo deputado estadual Evandro Leitão, atendendo ao requerimento do deputado estadual Guilherme Bismarck. Durante a homenagem, Jorge Rebelo de Almeida reforçou a importância de investimento para atrair turistas internacionais.

Macaque in the trees
Jorge Rebelo de Almeida (d) e deputado Guilherme Bismarck (e) no Ceará | Foto: Tapis Rouge/Gerônimo Nobre

No estado, além do Vila Galé Fortaleza, um charmoso resort urbano localizado na Praia do Futuro, o grupo possui um resort all inclusive na Praia do Cumbuco. A novidade é a construção do Vila Galé Collection Sunset, também no Cumbuco, que deve gerar mais 60 postos de trabalho. O novo empreendimento contará com 124 apartamentos, SPA com piscina interior, salas de massagem, academia e quadras poliesportivas.

Alagoas

Macaque in the trees
Jorge Rebelo de Almeida também recebeu homenagem em Alagoas | Foto: Divulgação/ALAL

Em Alagoas, a honraria foi concedida pelo deputado estadual Marcelo Victor, atendendo ao requerimento do deputado estadual Bruno Toledo. Durante a cerimônia, Almeida falou sobre a paixão pelo estado e reafirmou o interesse em construir um novo resort de luxo em Coruripe. "Inauguramos o maior resort all inclusive do estado há um ano em Barra de Santo Antônio e ainda pretendemos ter mais um empreendimento da linha Collection", afirmou. O Vila Galé Alagoas teve investimento de R$ 150 milhões.

Bahia

A entrega de título de Cidadão Baiano ocorreu na manhã da sexta-feira (6/10), em Salvador. A última honraria recebida foi proposta pelo deputado estadual Eduardo Salles. "Estou muito honrado com a homenagem, eu sou apaixonado pela Bahia e pelos baianos. No estado, temos o Vila Galé Salvador, com uma localização privilegiada em Ondina, e o Vila Galé Marés, um resort all inclusive na Praia de Guarajuba", explica Jorge Rebelo de Almeida.

Macaque in the trees
Homenagem a Dr. Rebelo na Bahia, no último dia 6 | Foto: Divulgação/ALBA

O Vila Galé Marés acaba de passar por uma reforma avaliada em R$ 15 milhões para a construção de um parque aquático infantil e uma ala premium.

Após as quatro cerimônias, foram realizados um coquetel nos hotéis e resort all inclusive, que contou com a participação de políticos, amigos de longa data, agentes de viagens, operadores e jornalistas.

Em novembro, Dr. Jorge retorna ao Brasil e deverá ser homenageado no Rio com o título de Cidadão Carioca. Homenagens justas a um visionário português que transformou a sua paixão por empreender em um elevador social que tem transformado a vida de milhares de seus múltiplos conterrâneos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.