Por:

PINGA-FOGO

BOM OUVINTE - O dia de ontem, 16 de outubro, começou quente com reunião de segurança no anexo do Guanabara, com todos os secretários ligados ao setor. O governador do Rio, Cláudio Castro, pilotou o grupo de trabalho na qual cada um de seus colaboradores pode explanar as ações de cada um. Castro mais ouviu do que falou.

NA MESMA MESA - Para alívio da panela de pressão política, o governador Cláudio Castro deixou a reunião para um compromisso que foi aplaudido pelos mais próximos: foi almoçar com o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Rodrigo Bacellar, restabelecendo um salutar convívio entre os poderes.

PAPO DE GOVERNADORES - O diálogo do Governador Cláudio Castro com o ministro Flávio Dino foi facilitado por um denominador comum: Dino foi governador do Maranhão e sabe da convivência delicada com o legislativo. Ele enfrentou uma crise na área de segurança, especialmente na área prisional, e resolveu. O Estado passou a ser referência nacional e o gestor nacional é maranhense.

CAPILARIDADE - Para Flávio Dino, como ex-governador, não há surpresas do interesse legislativo na Polícia Militar e na Civil, no caso do Rio, pois a capilaridade regional das duas instituições é enorme. O que não pode ocorrer é a abdução destas áreas por parlamentares radicais de direita. Já a Secretaria de Assuntos Prisionais deve estar totalmente protegida destes avanços. A Seap do Maranhão saiu do inferno para ser exemplo nacional.

LADOS OPOSTOS - Em Itatiaia, interior do Estado do Rio, o atual prefeito Irineu Nogueira e o seu vice, Denilson Sampaio, estarão em campos opostos nas eleições de 2024. Os dois são pré-candidatos à prefeitura e estão trocando farpas desde setembro, quando Denilson rompeu com o governo municipal e anunciou a saída da Secretaria de Turismo. O rompimento foi dado em primeira mão pelo Correio Sul Fluminense, uma publicação do Correio da Manhã. Neste domingo (15), Irineu se filiou ao MDB e irá comandar o diretório municipal. Já Denilson está no PSDB, mas deve ir para outra legenda. Só não revela qual será, por enquanto.

PROMESSA AO VENTO - Na Câmara Municipal, onde ocorreu o evento de filiação, Irineu citou um problema que aflige os moradores: a falta de uma estação de tratamento de água no município. Sem explicar como fará, disse que irá conseguir verba para tratar a água. "O dinheiro veio em 2017 mas foi devolvido, não sabemos o porquê. Foram 20 milhões de reais devolvidos", relembrou o fato, que aconteceu na gestão de Eduardo Guedes.

PRESENÇAS - A filiação teve a presença do presidente estadual do MDB e secretário Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis; do deputado federal, Gutemberg Reis; do prefeito de Duque de Caxias, Wilson Reis; entre outras autoridades. "Como extensão, tenham a certeza que Itatiaia tem um gabinete em Brasília, no Estado, na Alerj, unidos vamos fazer muito mais, trabalhar juntos para buscar mais melhorias para a população", afirmou Gutemberg Reis.

FÉRIAS COLETIVAS - Parece que a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) resolveu dar férias coletivas para seus funcionários. No feriado do dia 12, não teve expediente, bem como no dia 13, ponto facultativo, e no fim de semana. Já nesta segunda (16), o órgão informou que também não teria atendimento ao público, pelo feriado do Dia do Comércio. Só que o seu CNPJ não traz nenhuma relação com o setor. Sua atividade principal está descrita como "terminais rodoviários e ferroviários" e secundárias, "administração pública em geral" e "estacionamento de veículos".

CADÊ A CPTRANS? - O órgão é responsável pela ordenação do trânsito em Petrópolis e a fiscalização do transporte público. Ontem (16), passageiros relataram quebras de veículos e mudanças inesperadas de itinerário. Um morador questionou onde estava a companhia e relatou que a situação está difícil.

COMEMORAÇÃO - Enquanto o presidente Lula recupera-se das cirurgias e é questionado pelo excesso de viagens internacionais, o vice-presidente Geraldo Alckmin comemora avanços na economia. Como ministro da Indústria e Comércio, Alckmin faz parte da equipe econômica do governo. Nas redes sociais, ele publicou postagem celebrando o fato de o Brasil ter voltado a ser uma das dez maiores economias do mundo.

FMI - Alckmin publicou uma previsão feita pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), que aponta que o Brasil terminará o ano de 2023 como a nona maior economia do mundo, ultrapassando o Canadá. No ano passado, o Brasil estava em 11º lugar, atrás do Canadá e também da Itália. A projeção para este ano mostra a Itália em 8º, o Brasil em 9º e o Canadá em 10º.

SOBE MAIS -  Em 2024, a projeção do FMI é a mesma, mantendo o Brasil em 9º. Mas para 2028, a projeção do FMI é que o país passe para 8º, com o Canadá em 9º e a Itália em 10º. Os Estados Unidos são a maior economia do mundo, seguidos pela China. O FMI indica que a Alemanha ultrapassará o Japão este ano como terceira economia. E em 2028, a terceira economia, avalia o Fundo, será a Índia.

EIXO RIO-BRASÍLIA - Não foi só a área de comunicação social que sofreu pressão no final da gestão Crivella, com a empresa prestadora de serviço subcontratando, por imposição, a companhia de um integrante do primeiro escalão. Na publicidade, a pressão de uma figura que transformou este setor em balcão de negócios respinga até hoje. Até a figura de um Wesley Safadão se materializou. Coisa que ficou no eixo Brasília/Rio. O moço que manipulou estes negócios agora quer migrar novamente para o Governo do Estado do Rio. Quer um novo horizonte para os seus negócios. Exatamente por estes vícios que o prefeito Eduardo Paes não renovou os contratos das agências de publicidade, prejudicando involuntariamente empresas sérias, que ganharam a licitação das agências de publicidade.

JORNADA NAS ESTRELAS - Circula um documento, produzido pela Controladoria Geral do Estado, já enviado ao Tribunal de Contas do Estado, que aponta superfaturamento de 330% em itens de compras e que causaram um prejuízo de R$ 7 milhões ao erário público. Os personagens envolvidos agora querem voltar ao governo estadual como se nada tivesse acontecido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.