PINGA-FOGO

Por

MOEDOR - Foi só o deputado Alexandre Ramagem aparecer como um provável e forte candidato do PL à prefeitura do Rio para entrar no moedor de candidatos do grupo Globo. Neste caso, vale uma ressalva: Ramagem tem sido um representante da sua classe de policiais federais na Câmara, com amplo diálogo com os atuais dirigentes.

RETORNANDO - O senador Flávio Bolsonaro retorna esta semana do exterior e retoma a agenda das suas nomeações no Governo do Rio. Vai cuidar do seu indicado para a Secretaria de Defesa do Consumidor e dos cargos que serão criados para a nova pasta.

"CIDADE DO AÇO" E BOLSONARO - O presidente do diretório municipal do PL em Volta Redonda, o empresário Mauro Campos, costura apoio com visitas a sua pré-candidatura ao Palácio, 17 de Julho, nas eleições de 2024. Cumpriu agenda em Brasília e teve encontros com figuras proeminentes da política nacional. Durante a visita, ocorrida na semana passada, ele se reuniu com o ex-presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro General Braga Netto.

CONSULTA A CASTRO - A palavra final deste movimento no interior do Rio está ocorrendo à revelia do governador Cláudio Castro, maior autoridade da legenda no estado. Em Volta Redonda, o Guanabara tem uma relação com o atual prefeito, Antônio Francisco Neto, que tem sido de uma grande lealdade ao governador. Este jogo sucessório, sem observar a afinidade com o governador do partido, pode confundir o eleitor.

PROJETO ELEITORAL - O foco das conversas foi o cenário atual da política em Volta Redonda e a necessidade do PL apresentar um candidato forte nas próximas eleições, que terá que enfrentar o prefeito Antonio Francisco Neto, que vem para a reeleição e ganhou o primeiro turno, em 2020, com 57% dos votos. Mauro afirma que o encontro com Bolsonaro o encheu de certeza que sua candidatura e o projeto eleitoral estão caminhando da melhor forma possível: "Mesmo com alguns outros setores da política fazendo colocações para confundir as pessoas e fazer uma cortina de fumaça na péssima administração do governo atual", comentou.

MASSIFICAR O PARTIDO - Aliás, o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, já anunciou que pretende lançar, em 2024, candidatos à prefeito em nada menos do que 3 mil municípios de todo o país, com a meta de sair vitorioso em cerca de 300 prefeituras, mais do que as 183 conquistadas em 2020. A intenção é massificar a imagem do partido, já de olho na corrida presidencial de 2026.

PRESENÇA FORTE - Na região Sul Fluminense, o PL vem promovendo encontros desde o início do ano, com a participação de autoridades como o senador Carlos Portinho; os deputados federais general Eduardo Pazuello e Luiz Lima; e o deputado estadual Anderson Moraes. O evento mais recente ocorreu em Barra Mansa, no início desse mês, onde o empresário Bruno Marini pretende disputar novamente a prefeitura.

OLHOS FIXOS EM 2026 - Já em Resende, o prefeito Diogo Balieiro engrossa a fila de nomes fortes do partido e teve a sua ficha de filiação abonada por ninguém menos do que Bolsonaro. Detalhe: Balieiro chega ao PL com olhos na sua sucessão e nas eleições para deputado federal, em 2026.  O prefeito, que está no segundo mandato, deve lançar o seu secretário de Saúde, Jayme Neto, às eleições municipais. Neste caso, em harmonia com o Guanabara.

MONUMENTO NACIONAL - A Estrada Real, que hoje é a maior rota turística do país, foi reconhecida como monumento nacional. A lei proposta pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), foi sancionada na última sexta-feira (20), pelo presidente Lula. O projeto tramita na Casa desde 2006. Essa rota era usada pela Coroa Portuguesa para transportar ouro e diamantes de Minas Gerais ao Rio de Janeiro. Pelas 180 cidades por onde passa conta uma história, no Rio, as cidades preservam o ponto de ligação da estrada e sua história. A Estrada Real corta Petrópolis, Itaipava, Magé, Três Rios, Paraíba do Sul, Areal, Paraty e a cidade do Rio de Janeiro.

DISPAROU - O que está ocorrendo na rota aérea Rio/Brasília. Os preços dispararam nas passagens de última hora e também para as compradas com muita antecedência. A oferta de voos diretos nesta malha foi reduzida. A Azul não faz mais o trajeto para a capital federal nem do Santos Dumont ou do Galeão. Diminuiu a oferta e aumentou a demanda, uma equação que deixou a rota nas mãos da Gol e Latam.

MEXE-MEXE - Vem aí uma mexida na estrutura municipal da capital para ajustar as alianças, visando à eleição de 2024. Na lista, a troca de alguns titulares das subprefeituras. Os pedidos dos partidos estão enormes este ano.

ABUSOS NA RESERVA - O  presidente da CPI das ONGs, senador Plínio Valério (PSDB-AM) irá, junto com outros senadores da comissão, ao Ministério Público Federal nesta quarta-feira (25) protocolar denúncias que foram recolhidas em visita à reserva extrativista Chico Mendes no município de Epitaciolândia, no Acre. A reserva é controlada pelo Instituto Chico Mendes de Preservação Ambiental (ICMBio). Plínio Valério afirma que a CPI volta de lá com denúncias de agressões físicas, tortura, queima de uma ponte construída para as crianças irem à escola e proibição de construção de uma escola dentro da própria reserva.

VÍDEOS - As denúncias foram feitas por moradores e documentadas em vídeo, que são levadas aos procuradores no Ministério Público para providências. Também, segundo o senador, será protocolada uma denúncia junto ao Ministério da Educação, pela dificuldade relatada de acesso às crianças à escola.