PINGA-FOGO

Por

FÉRIAS DO FOTÓGRAFO - Enquanto estiver se recuperando da cirurgia no quadril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não quer aparecer em fotos. O que acaba, de certa forma, dando um período de férias ao seu fotógrafo, o onipresente Ricardo Stuckert. Lula está se movimentando com a ajuda de um andador. E não quer ser registrado assim para não parecer fragilizado. No domingo, a primeira-dama, Janja da Silva, promoveu uma missa na capela do Palácio da Alvorada em louvor à Nossa Senhora de Nazareth. A celebração ficou por conta do cardeal Dom Raymundo Damasceno. Só Janja apareceu na foto. Lula rezou, mas fugiu do flash.

CONGRESSOTUR - Em semana, com feriado na quinta-feira (dia de Nossa Senhora Aparecida), o Congresso ficará esvaziado e vários parlamentares viajarão. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), vai à Índia, para uma reunião dos parlamentares do G-20. De lá, embarca para a China, a convite do Congresso Nacional do Povo. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), vai à Europa, numa comitiva que inclui também o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI). Pacheco irá a Portugal e depois a Paris, onde participa do Fórum Esfera Internacional.

JUDICIÁRIO E EXECUTIVO - Judiciário e Executivo também estarão em Paris. No mesmo evento, participam: o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e o ministro Gilmar Mendes. Pelo Executivo, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Brasília voltou a ser a ilha da fantasia!

CONTRA O ABORTO - O 2° Encontro Direita Conservadora de Barra Mansa durou quatro horas e entre os principais pontos, o posicionamento contrário do grupo ao aborto. E, claro, o evento, ocorrido na noite de sexta-feira, no Hotel Palace Ano Bom, falou sobre a união da direita nas futuras eleições de 2024 e 2026. A reunião contou com a presença de diversas lideranças políticas do PL, como Hermiton Moura, do 'Grupo Vem pra Direita no Sul Fluminense'; Cristiano Gonçalves, da 'Direita de Resende'; Cristiano Heleno, da 'Direita Piraí' e Dany Vilas Boas, da 'Direita Barra Mansa'.

DEPUTADO FALA EM UNIÃO - Também estiveram presentes representantes evangélicos e cerca de 150 membros da sociedade. O empresário Bruno Marini, anfitrião do evento, aponta que essa organização auxilia na defesa do direito de expressão, da liberdade e dos valores do grupo. O deputado federal Delegado Ramagem (PL-RJ) falou sobre a importância de o grupo mostrar união diante do cenário atual do país: "Somos unidos e vamos precisar mostrar nesse momento de tamanha perseguição", disse, ao lado do deputado estadual Alan Lopes.

APROVAÇÃO - O prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon, está rindo à toa com a aprovação das contas de governo do exercício de 2022, pelo Tribunal de Contas do Estado. De acordo com o TCE, o prefeito cumpriu a destinação de recursos na Saúde e Educação, conforme determina a legislação. Mas não cumpriu as metas de resultados estabelecidas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias, além de um desequilíbrio financeiro no RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) dos servidores. Pontos que serão analisados pela Câmara dos Vereadores.

GNV e a FIRJAN - Ampliar o consumo de gás natural veicular (GNV) para frotas de caminhões e ônibus, contribuindo na redução das emissões de carbono, e comprovando a economia que representa seu uso - ao fixar tabelas comparativas de preços de combustíveis em postos de venda com a metodologia Litro de Gasolina Equivalente (LGE) - foram alguns dos temas do 6º Seminário Nacional do GNV. O evento foi promovido pelo Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Rio de Janeiro (Sindirepa-RJ), no último dia 5/10, na Casa Firjan. Luiz Césio Caetano, 1º vice-presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), destacou o empenho da federação em fazer do GNV um de seus principais focos de atuação. Enquanto isso na Alerj chegam as denúncias do comércio de GNV furtado  dos dutos da Naturgy. Eles são vendidos abaixo do preço e até bandeiras fecham os olhos e alguns postos de marcas famosas compram este produto desviado. Uma boa pauta para a Firjan abordar na questão do GNV. Acabar com roubo é ajudar um mercado sadio.