PINGA-FOGO

Por

INVASÃO ZERO - Apesar de não ter sido capaz de, ao final, aprovar um relatório, a CPI do MST aglutinou um grupo político, especialmente ligado ao agronegócio, para trabalhar contra os métodos do sem-terra. Na próxima terça-feira (24), será criada a Frente Parlamentar Invasão Zero. Uma cerimônia de lançamento da nova frente acontecerá na sede da Frente Parlamentar da Agropecuária, o que demonstra a aproximação do grupo com a bancada ruralista.

ONGs - Dentro do festival de CPIs que terminaram sem maiores resultados, a CPI das ONGs pode ser uma exceção, na linha da reação conservadora que começou a se intensificar no Senado neste semestre. Os trabalhos da comissão foram prorrogados até dezembro. Esta semana, o presidente, senador Plínio Valério (PSDB-AM), esteve no Acre visitando a Reserva Extrativista Chico Mendes, em Xapuri. Segundo Valério, os trabalhadores que ali vivem reclamam de abandono e falta de estrutura. A reserva é coordenada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), mas recebe recursos da World Wildlife Foundation (WWF).

NOVO DIRETOR - A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) terá um novo diretor técnico-operacional. Santos Fernandes da Silva gravou um áudio anunciando que deixa o cargo nesta sexta-feira (20) e se despedindo da equipe. O novo titular do cargo será Elias Montes.

DECISÃO PESSOAL - Em abril, Elias Montes se filiou ao PL, que tem sido oposição ao governo de Rubens Bomtempo. Ao Correio, Montes explicou que conversou com o diretório municipal, mas foi uma decisão pessoal aceitar o cargo.

ELEIÇÕES - Montes foi anunciado pelo PL como um reforço para as eleições, para ajudar a montar a nominata do partido em 2024. Em 2020, ele ficou em quarto lugar no pleito municipal, com 11,40% dos votos. À época, era filiado ao antigo PSL.

LEONARDO PICCIANI E PREFEITO NETO - O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, irá receber, nesta sexta-feira (20), o secretário nacional de Saneamento Ambiental, Leonardo Picciani: "Receberemos Leonardo Picciani, homem responsável pela área de saneamento do governo federal", disse Neto em entrevista ao programa de rádio Dário de Paula. O encontro foi agendado pelo ex-deputado estadual Edson Albertassi, atualmente assessor especial de Neto. "Ele virá para nos ajudar na reforma da estação de tratamento de esgoto e na nova estação de tratamento de água, que será no bairro Aero Clube. "A cidade hoje está com mais de 200 obras em andamento e mais de 500 foram feitas ao longo de todo mandato", resumiu Neto.

TCE EM VOLTA REDONDA - O presidente do TCE-RJ, Rodrigo Melo do Nascimento, afirmou que o projeto "TCE Presente: orientações para uma gestão efetiva" tem por objetivo aproximar os municípios do tribunal. A afirmação foi feita durante o evento do TCE na Câmara Municipal de Volta Redonda, nesta quinta-feira (19). "O tribunal tem como missão fiscalizar e avaliar a gestão dos recursos públicos no interesse da sociedade", disse o conselheiro, que também ministrou a palestra: "O TCE-RJ e o diálogo Interinstitucional com os Municípios".

POLÍTICAS PÚBLICAS - Dentro da programação, outras palestras foram apresentadas como: 'Controle externo por políticas públicas', com o secretário-geral de Controle Externo do TCE-RJ, Oséias Santana e Qualificação ECG/TCE-RJ: 'Os Principais Impactos da Nova Lei de Licitações e Contratos nas Obras e Serviços de Engenharia', com o auditor de Controle Externo do TCE-RJ, Rafael do Amaral Guedes.

PREFEITOS MARCAM PRESENÇA - Organizado pela Secretaria Municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão (Seplag), o treinamento foi voltado para funcionários públicos de toda região Sul Fluminense. O vice-prefeito de Volta Redonda, Sebastião Faria, esteve presente no evento, representando o prefeito Antonio Francisco Neto. Outros prefeitos da região também compareceram como Ednardo Barbosa (Pinheiral), José Osmar (Rio Claro) e Diogo Balieiro (Resende).