PINGA-FOGO
QUER SABER PRIMEIRO... - A notícia da apuração policial sobre os comissários da British Airways no Rio só confirmou a coluna publicada em 11 de setembro passada, com o título: "A esbórnia que custou caro à imagem do Rio". Naquele dia escrevemos: "Nesta estada de 72 horas, resolveram virar a madrugada de segunda para terça no outro lado da cidade, indo para uma gandaia, em um lugar que, cada vez mais, se registram problemas com turistas estrangeiros. Beberam todas, um deles se perdeu e apagou, relatando até a vaga lembrança da passagem por um hospital. O reflexo desta esbórnia em um descanso técnico foi cancelar o voo e culpar a cidade por um problema em que os três também tiveram responsabilidade, pelo comportamento extremo e arriscado". Com a conclusão da investigação policial, apurou-se exatamente o que registramos na época. Enquanto a mídia trucidava o Rio, só o Correio da Manhã fazia a abordagem precisa sobre o tema. A investigação reafirma a máxima: Quer saber primeiro? Leia o Correio da Manhã.
BRITISH AIRWAYS CONIVENTE - Falta, porém, uma posição da companhia aérea. Comissário de bordo é agente de segurança. O seu principal papel é de anjo da guarda dos passageiros e não servir drinques ou jantar. Naquele 11 de setembro, escrevemos: "O grave neste caso é que não eram turistas, e sim funcionários de uma companhia aérea de longo curso, cumprindo o horário de descanso regulamentar, a caminho de volta para Londres, em outro voo repleto de passageiros." Escrevemos também: "Cabe a British Airways averiguar e apurar o comportamento do comissário que sumiu, dos dois que sofreram um duplo assalto, bem longe do hotel que estavam hospedados, e medir o prejuízo dos passageiros — e da própria companhia." Até agora a companhia está omissa. Este caso envolve segurança de voo e é grave. A Agência Nacional de Aviação (ANAC) deve cobrar explicações da aérea. Afinal, ela transporta milhares de brasileiros por anos e não pode ser conivente com essa esbórnia.
DEAT RECONHECIDA - A hotelaria do Rio prepara uma homenagem à turma da Delegacia Especializada de Atendimento ao Turista, na sua festa de final de ano, por ter elucidado este caso da esbórnia dos comissários e limpar a imagem do Rio. A equipe da DEAT, comandada pela delegada Patrícia Alemany, está de parabéns e merece todo o reconhecimento do setor do turismo. Esta notícia jogou a imagem do Rio no chão e a atuação policial lava a alma da cidade.
DE OLHO NA VAGA - Começa a movimentação dos suplentes dos deputados estaduais para definir o quadro daqueles que serão candidatos em 2024, fazendo a fila andar. Na bancada federal, poucos pensam em concorrer a prefeito.
FERIADO PROPÍCIO - Com previsão de recorde de temperatura, segundo os dados do Instituto Nacional de Meteorologia, a Prefeitura de Barra Mansa decretou ponto facultativo nesta sexta-feira, dia 17. Detalhe: na segunda-feira, dia 20, é feriado da Consciência Negra. A medida vale para todas as repartições municipais, entretanto, os serviços considerados essenciais, como os realizados pela Defesa Civil, o Saae e a Secretaria de Manutenção Urbana, seguirão em sistema de plantão. De acordo com o prefeito Rodrigo Drable, a medida visa zelar pela saúde e segurança das pessoas. Ou seja: os servidores terão quatro dias para cuidarem da saúde. Se a moda pega, boa tarde do país terá que parar devido às altas temperaturas registradas nos últimos dias.
VOLTA PARA CASA MAIS CEDO - Conservatória, a famosa Cidade das Serestas, distrito de Valença, no interior do Estado do Rio, está sofrendo com falta de energia elétrica. Depois da chuva de quarta-feira, dia 16, eles ficaram mais de 15 horas às escuras. Os donos de pousadas amargaram prejuízos por conta da falta da inoperância da Light, pois vários hóspedes que aproveitavam o feriado de 15 de novembro no lugarejo fizeram check out e anteciparam a volta para casa. Sem falar nas perdas de produtos nas geladeiras.
CARAVANA CULTURAL - O deputado federal Marcelo Queiroz (PP-RJ) e a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) com agenda em Petrópolis neste sábado (18), para debater o legado da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, que completa 10 anos. Desde o mês passado, a Comissão tem promovido uma Caravana Cultural, encontros com artistas e produtores da cultura nos municípios. "Comemorar os 10 anos é exaltar um colegiado que mudou diversas diretrizes no Brasil. Procuro me espelhar nos ex-presidentes da comissão e encaminhar com celeridade todos os projetos de lei recebidos. Estamos ampliando ainda mais esse espaço de debate, reflexão e deliberação das políticas culturais do Brasil. Essa Caravana é resultado disso!", disse o deputado Marcelo Queiroz, que é presidente da Comissão de Cultura.
HADDAD - Fustigado pela história da meta de déficit zero para o ano que vem, que pode ser alterada na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pode ter outra derrota no Congresso no seu pacote de medidas de interesse da pauta econômica. Haddad defende a aprovação da MP 1185/23, que altera as regras para subvenções do ICMS por estados e municípios, limitando-as. É uma medida considerada importante por Haddad para evitar reduções de impostos e aumentar a arrecadação, algo fundamental para que ele obtenha o sonhado equilíbrio fiscal. Uma pesquisa encomendada pela Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE), no entanto, aponta que os deputados tendem a ser contrários à MP.
PESQUISA - A FPE encomendou a pesquisa à Vector Research, que ouviu 81 deputados entre os dias 18 e 27 de outubro. Pela pesquisa, a maioria deles considera que a MP fere o pacto federativo e tira autonomia de estados e municípios. Para 68%, ela pode prejudicar investimentos em localidades distantes. Para 65,4%, pode produzir insegurança jurídica. Segundo 58,1%, seria necessário mudar a regra do jogo com ele em andamento. Para 66,7%, a MP fere o pacto federativo. E 53,1% acham que estados e municípios tendem a discordar da matéria. Há alguns dias, Haddad disse confiar na aprovação da matéria. Já o presidente da FPE, deputado Joaquim Passarinho (PL-PA), é reticente. "Esse debate precisa ser mais bem amadurecido na Casa", afirma ele.
QUEIMADOS - Nada como um dia após o outro na política. Em 2020, quando a então deputada estadual Alana Passos lançou Major Rodrigues candidato a prefeito de Queimados, o deputado federal Hélio Lopes foi um dos que não aprovaram o nome do militar, tendo inclusive queimado o nobre no clã Bolsonaro. Na ocasião, Hélio chegou a aparecer na feira livre da cidade ao lado do atual prefeito Glauco Kaizer. Alguns anos se passaram e o cenário foi invertido. Alana considera que foi traída pelo o agora capitão da PM que fechou aliança com o prefeito de Belford Roxo, Waguinho, e depois com o deputado estadual Márcio Canella, até parar no PL, que em Queimados é comandado por… Hélio Lopes. A mulher do capitao Rodrigues, inclusive, compõe a executiva do diretório do PL Mulher na cidade.
FAIXA ETÁRIA - O rock da melhor qualidade vai dominar o réveillon de Niterói. Antes da virada, a Faixa Etária, da cidade, com 20 anos de estrada e atração dos grandes festivais de rock do Rio e Minas Gerais, vai agitar a multidão com grandes clássicos nacionais e internacionais. Antes da virada, a animação é com a Viradouro e, após os fogos, entra Lulu Santos.