Coluna Magnavita: CBMERJ fortalece museu com a criação de Conselho Curador
Quando assumiu o comando do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio e a Secretaria da Defesa Civil, o coronel Leandro Monteiro visitou as dependências do Museu da corporação junto com pessoas ligadas à cultura e surgiu a ideia da criação de um Conselho Curador reunindo representantes da sociedade civil. O coronel trazia para o CBMERJ a sua experiência de secretário de Cultura do governador Pezão.
Três anos depois, em um almoço realizado nesta quinta-feira, 23 de novembro, o secretário apresentou o Conselho Curador do Museu do CBMERJ, que será presidido pelo publisher e diretor de redação do Correio da Manhã, Cláudio Magnavita. Farão parte também, o empresário Alexandre Accioly; o escritor Ricardo Cravo Albin; a secretária de Educação do Estado, a historiadora Roberta Barreto; o presidente da Rádio Roquette-Pinto, Fernando Nogueira; o empresário Mário Filippo e um representante da Casa Civil, da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Turismo, a serem indicados. Estiveram presentes autoridades, empresários fluminenses, jornalistas e personalidades ligadas à cultura e ao turismo.
Prestigiando a cerimônia, o vice-governador do Rio, Thiago Pampolha, ressaltou a importância de ter Magnavita à frente de um museu tão significante para a história do Rio e do Brasil. "Quero muito poder ajudar sempre que necessário e trazer a sociedade para acompanhar esse desenvolvimento". Os museus dos Bombeiros de Londres e Nova Iorque são duas grandes atrações de ambas as cidades.