Por:

PINGA-FOGO

TRANSBRASIL: O JAÉ VAI DAR CONTA? Com data prevista de inauguração em 13 de janeiro de 2024, a pista do BRT Transbrasil, na Avenida Brasil, vai pôr à prova o novo sistema de bilhetagem eletrônica da Prefeitura do Rio. Quem acompanha o assunto de perto está muito preocupado com o desempenho do bilhete eletrônico Jaé, diante do desafio de transportar até 250 mil passageiros por dia no novo corredor de ônibus que ligará Deodoro ao Centro do Rio. Afinal, o novo cartão de transporte da Prefeitura ainda não mostrou a que veio. Mais de 120 dias depois do início da operação no BRT, o Jaé contabiliza uma média de apenas 800 viagens diárias, menos de 1% do total de deslocamentos registrados diariamente nos corredores Transoeste, Transcarioca e Transolímpica. Não bastasse, o governo municipal anunciou recentemente o adiamento do cronograma de instalação dos validadores nos ônibus municipais, vans legalizadas e VLT. Agora, a dúvida que surge é se a Secretaria Municipal de Transportes vai precisar recorrer mais uma vez ao cartão Riocard, como vem acontecendo atualmente no BRT.

A APOSTA DO PT EM TRÊS RIOS - A posse da nova executiva do PT de Três Rios, na sexta-feira (1º), foi festiva, com direito a muito samba e discursos otimistas. O novo presidente do partido, Leandro Galdino, promete uma forte nominata para a Câmara Municipal e anunciou que pretende reconstruir o partido no embalo da eleição de Lula, o mais votado para a presidência. A administradora Natacha Alves é a pré-candidata do PT à prefeitura, em 2024. Petista de carteirinha, promete uma campanha intensa ao lado dos militantes e tem o apoio da ex-prefeita de Barra Mansa, Inês Pandeló, que participou do evento do partido em Três Rios.

FARAH DE VOLTA AO JOGO - O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah, pretende voltar para ao jogo e já é tido como pré-candidato à prefeitura de Três Rios, que já foi comandada por ele entre 2009 e 2016. Farah está com uma agenda recheada no município. Acompanhou, em meados de novembro, a visita que executivos da gigante chinesa Yadea - líder mundial no segmento de motos elétricas - fizeram a Três Rios, em busca por locais e infraestrutura adequada para instalação de uma unidade no Estado do Rio. "Estivemos na cidade de Três Rios, onde apresentei as oportunidades que o município oferece para expansão e desenvolvimento da empresa, além de estar numa localização que facilita toda a logística e o escoamento da produção!", disse Farah.

ISENÇÃO DE IMPOSTOS EM VEÍCULOS PARA PCDS - O deputado estadual Jari Oliveira (PSB) protocolou Indicação Legislativa na Alerj para solicitar que o Estado do Rio adote a alteração do convênio que garante isenção de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) na compra de veículos para Pessoas com Deficiência (PCDs). A proposta do Conselho Nacional de Política Fazendária - CONFAZ, de setembro de 2023, e publicada em Diário Oficial da União (DOU) em outubro, aumenta o valor limite para aquisição do veículo com desconto no imposto. Jari pede urgência ao Poder Executivo, que envie à Alerj um Projeto de Lei para garantir às pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, síndrome de Down ou autistas o direito a este benefício.

PLANO DE MANEJO - O procurador da Justiça do Ministério Público Federal, Charles Stevan da Mota, está cobrando da Prefeitura de Petrópolis e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) um plano de manejo para o patrimônio arbóreo do Centro Histórico da cidade. De acordo com o procurador, há cerca de R$ 700 mil em recursos que podem ser usados na elaboração do documento e que atualmente estão parados. O dinheiro é fruto de uma compensação firmada em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e que, se não for usado, será destinado à União.

RELATÓRIO FINAL - A CPI das ONGs, instalada no Senado, apresenta nesta terça-feira (5) seu relatório final. Por um cochilo do governo, a CPI acabou tendo o domínio da oposição. Presidida pelo senador Plínio Valério (PSDB-AM), ela irá apontar para eventuais ações de Organizações Não-Governamentais na Amazônia que, em nome da preservação ambiental, gerariam prejuízos para a população local. Lido o relatório, a comissão pode conceder vistas por até 5 dias antes da votação. A CPI tem até 19 de dezembro para concluir seus trabalhos.

CAIXA DA PANDORA - "Conseguimos abrir a caixa de Pandora para que a população pudesse ter conhecimento do que acontece na Amazônia", diz Plínio Valério. "As pessoas que moram na floresta hoje estão sendo usadas por ONGs que ganham dinheiro em cima deles. Precisamos dar soluções a elas". A Comissão ouviu lideranças indígenas que denunciaram manipulação, exploração, perda de autonomia e que os recursos de ONGs não chegam nas comunidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.