Por:

PINGA-FOGO

TRÊS GOVERNADORES - O deputado Rodrigo Bacellar passou o fim de semana no exercício do Governo do Estado do Rio. O presidente da Alerj assumiu no sábado à tarde, quando o governador Cláudio Castro decolou para aposse de Javier Milei, em Buenos Aires. O vice-governador, Thiago Pampolha, chegou ao Rio no avião da Emirates só no final da tarde de domingo, depois de ter participado da COP28.  O Rio teve um fim de semana com três governadores.

BALANÇO GERAL - O governador retorna na madrugada desta segunda da capital argentina e participa do almoço de final de ano com a mídia carioca. Será no Laranjeiras. Cláudio Castro assina o convite junto com o anfitrião do evento, Igor Marques.

VAI TER FESTÃO - Vai ser festiva a entrada de Rodrigo Bacellar no União Brasil, com a presença de Antônio Rueda e outros figurões nacionais. Vai esperar passar as festas de fim de ano. O União está decidido a ter um candidato próprio à Prefeitura do Rio. Tanto que, após a posse, a legenda anuncia o desembarque do governo Eduardo Paes.

OBSTINADO - Quem pensa que o deputado Otoni de Paula jogou a toalha é melhor colocar a barba de molho. Uma central de campanha está sendo montada no Corporate Executive Office, com direito a redes sociais e estratégia de marketing. Para uma experiente raposa da política do Rio, ele deverá segurar uma fatia de 8 a 12%, algo suficiente para provocar um segundo turno.

LUTAR PELO 2º TURNO - A mesma cartilha da pulverização de votos no 1º turno de 2024 é adotada pela candidatura própria do União Brasil para o Rio. Ninguém duvida do favoritismo de Eduardo Paes e a meta passou a ser não deixá-lo vencer no 1º turno.

LARGADA QUEIMADA - Nos últimos dias, o silêncio do deputado Alexandre Ramagem tem chamado atenção. O lançamento antecipado do seu nome com o almoço entre os Titãs foi muito precoce. A eleição está muito longe. Ele está planejando os próximos passos e vai acampar na Sapucaí no carnaval.

DECEPÇÃO - Uma velha máxima da política tem virado mantra no Rio nos últimos dias: "Deus, protegei-me dos amigos… por que dos inimigos eu já cuido".

AEROPORTO MUNICIPAL DE RESENDE - O prefeito de Resende, no Rio, Diogo Balieiro, anunciou o início das obras de reforma do Aeroporto Municipal de Resende. Em sua rede social, Balieiro disse que foi até Brasília encontrar o Senador Flávio Bolsonaro para assinarem o documento que dá ordem de início das obras de revitalização do Aeroporto Municipal de Resende. "Um sonho que, graças ao senador, agora vai finalmente sair do papel!", disse.

OBRAS - A obra vai ser dividida em algumas etapas. Nesta primeira, o investimento será de quase R$5 milhões e vai contemplar a reforma da estação de passageiros, o recapeamento de toda pista e pintura da mesma. As intervenções já têm previsão de início para janeiro de 2024, e deverão durar aproximadamente cinco meses. Concluída esta fase, as obras seguem para a parte de balizamento e instrumentação para voos. O aeroporto possui capacidade para receber pequenos aviões. Porém, com esta medida a unidade terá sua capacidade de operação ampliada para além de voos executivos, voltando a receber também os voos comerciais e noturnos. O prefeito afirmou ainda que a obra "vai ajudar a impulsionar ainda mais o crescimento e desenvolvimento, não só de Resende, mas de toda a região Sul Fluminense".

EDUARDO CUNHA - Presente na inauguração da nova sede do diretório municipal do Republicanos, em Mesquita, na noite de sexta-feira (08), o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, afirmou que caminhará com a legenda, presidida no estado pelo prefeito de Belford Roxo, Waguinho. Cunha declarou que o partido crescerá no pleito de 2024, elegendo prefeitos e vereadores. "O Republicanos vai crescer em todo o estado do Rio de Janeiro, principalmente na Baixada Fluminense. Como consequência, todo esse movimento trará pujança na candidatura do Gelsinho Guerreiro à prefeitura de Mesquita, que hoje assume como o presidente do partido na cidade, e que também vai crescer junto com o partido. E eu estarei caminhando com o Republicanos", disse com exclusividade ao Correio da Manhã.

TIMOR - O ex-prefeito de Japeri, Ivaldo Barbosa, o Timor, quer voltar a administrar o município da Baixada Fluminense, comandado atualmente pela prefeita Fernanda Ontiveros (PT), que disputará a reeleição. À coluna, Timor, que está de saída do União Brasil, se colocou como pré-candidato a prefeito, e disse que está mantendo conversas com dois partidos para uma possível filiação. No entanto, o ex-prefeito foi categórico: "Hoje sou pré-candidato a prefeito, mas se enxergar a necessidade de abrir mão da pré-candidatura por um projeto maior e que beneficie a cidade, assim o farei. Não penso em mim. Penso em Japeri", afirmou Timor.

NOVO PARTIDO - O ex-vereador de Petrópolis, Leandro Azevedo, se filiou ao Republicanos no último sábado. Azevedo foi candidato a prefeito em 2020 e já anunciou sua pré-candidatura pela nova sigla em 2024, com a mudança na presidência municipal do ex-vereador Antônio Brito para Matheus Quintal. A antiga gestão do partido desejava o vereador Eduardo do Blog como pré-candidato.

PROBLEMAS - Só que o Republicanos enfrenta problemas na Justiça Eleitoral por falta de prestação de contas. O partido, inclusive, está com o registro suspenso em Petrópolis. Em nota ao Correio, a nova direção afirmou que está trabalhando, com especialistas no assunto, para acertar as questões. Quintal também informou que trabalha para que o partido opere normalmente e em conformidade para as eleições de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.