Por:

PINGA-FOGO

Seleção Eleitoral - O PL do Rio coloca no ar os comerciais partidários e escolheu a dedo quem participa, seguindo orientações do próprio Valdemar da Costa Neto. A estrela será o governador Cláudio Castro, seguido dos três senadores, dos deputados federais e dos candidatos a prefeitos. Nenhum deputado estadual foi contemplado e nem vereadores. Estadual só em emissora local, sendo candidato à prefeitura. Novamente, por este critério, o fundador da legenda e vice-prefeito do Rio, Nilton Caldeira, que deve disputar uma cadeira na Câmara Municipal do Rio, ficou fora.

UNIDOS NA BOA MESA - Morando agora no Península, depois que deixou o condomínio em que era vizinho da deputada Laura Carneiro, o deputado estadual Fábio Silva foi o anfitrião de um jantar na última sexta, 8 de dezembro, que reuniu a cúpula do União Brasil no Rio.

Esmeraldo anfitrião, Silva arrancou elogios pelo seu duplex de 600m² e a forma generosa que recebeu os colegas do União Brasil. Boa comida, boa bebida e um bom papo sobre o futuro da legenda que nunca esteve tão unida.

Ficou acertado que Fábio Silva vai passar a liderança da legenda na Alerj para o deputado Márcio Canella. A estratégia é fortalecer o partido nas eleições municipais, inclusive na capital.

Na parte final do encontro, quando ficaram poucos convidados, o diálogo andou em direção a 2026. Ausente da conversa, por ter desembarcado naquele dia de Dubai, a orelha de Thiago Pampolha deve ter ficado vermelha.

ESTALEIRO - No fechamento da coluna, eram boas as notícias da cirurgia do vice-governador do Rio,Thiago Pampolha, que foi internado nesta terça, 12, no Copa D'or, para uma cirurgia eletiva da vesícula. No check up anual que realiza, apareceu a existência de várias micro pedrinhas. Ele passa a noite no hospital e nesta quarta-feira, 13, deverá ter alta e estará pronto para as festas de fim de ano.

HADDAD NA AGENDA - O governador do Rio, Cláudio Castro, embarcou para Brasília nesta terça e cumpre agenda na capital federal. Nesta quarta, deverá ser recebido pelo ministro Fernando Haddad para discutir a situação do Rio.

MINISTRO PRESENTE - O secretário Gustavo Tutuca comanda a reunião do Conselho Estadual de Turismo nesta quarta, 13, com o encerramento das suas atividades de 2023, tendo muito o que comemorar.  O encontro será realizado no Copacabana Palace Hotel e terá a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, e do presidente da Fecomercio RJ, Antônio Florêncio Queiroz. Na sequência, os conselheiros almoçam com o ministro. Tutuca comemora a marca histórica de 1 milhão de turistas estrangeiros no estado e o calendário de promoção do Rio realizado integralmente. No dia seguinte, será inaugurado o escritório da Organização Mundial de Turismo (OMT) nas Américas, que escolheu a cidade. No organismo da ONU, o grande entusiasta da escolha do Rio foi o diretor da Américas, o ex-ministro argentino Gustavo Santos.  

PROVA DE FORÇA - Revoada de políticos nacionais para brindar os 50 anos do deputado Dr. Luizinho nesta sexta, 15. Presença de nomes de peso para prestigiar o parlamentar fluminense que hoje possui uma posição de destaque como líder da bancada do Progressistas na Câmara. O senador Ciro Gomes e o deputado Arthur Lira já garantiram presença.

NO OUTRO LADO - El Brujo da política fluminense, o secretário Rodrigo Abel ouviu, nesta terça, 12, em Brasília, piada dos seus amigos de esquerda sobre sua presença em Buenos Aires no domingo de posse de Javier Milei. Ele já tinha a resposta pronta "na hora da solenidade estava com hermanos portenhos almoçando em San Telmo"…

GIANECCHINI NO CAIS DE ANGRA - O ator Reynaldo Gianecchini desembarcou no Cais Santa Luzia, no Centro de Angra, na Costa Verde, na manhã desta terça-feira, dia 12, e foi assediado por um pequeno grupo de pessoas. "Bom dia amigo", disse um morador de Angra ao se deparar com o galã, que não falou com os fãs. Apenas agradeceu, ao ser elogiado: "Obrigado, viu!", disse Gianecchini, com uma mochila nas costas e um sorriso. Não falou para qual ilha estava indo. Angra é um dos destinos preferidos dos famosos, tanto os das terras brasileiras quanto os que vêm de outros países.

PREFEITO DE PORTO REAL NA ALERJ - O prefeito de Porto Real, Alexandre Serfiotis, do PSD, desceu a Serra das Araras e foi visitar o seu parceiro, o deputado estadual Rosenverg Reis, do MDB, no plenário da Alerj. "Iniciamos a sessão ordinária desta terça-feira, recebendo no plenário da Alerj o amigo e grande prefeito da cidade de Porto Real, Alexandre Serfiotis", disse Rosenverg. Serfiotis é pré-candidato à reeleição e tem como principal oponente o ex-prefeito Ailton Marques, que era vice de seu pai, Jorge Serfiotis, que morreu em 2017 após lutar contra um câncer.

VOTO A VOTO NA DISPUTA - Serfiotis e Ailton vão se enfrentar no ano que vem. Se a votação for semelhante à ocorrida em 2020, a disputa será acirrada e os eleitores terão que ter nervos de aço. Na eleição passada, os eleitores contaram voto a voto até o final para saber quem seria o vencedor. Serfiotis teve uma vitória apertadíssima: ficou com 38,83% dos votos, enquanto Ailton teve 37,35%. Outro nome que deve entrar na disputa, a princípio sem grandes emoções, é o do ex-vereador Valci Nogueira da Silva, do PP. Ele já disputou as eleições de 2020 e teve 10,84%, ficando abaixo de Silva Bernardelli, que abocanhou 12,98% dos votos.

NAUFRÁGIO DA ENEL I - A Enel Rio pode ter que indenizar todos os consumidores de Petrópolis que ficaram sem energia devido ao apagão que ocorreu no dia 18 de novembro passado. A promotora de Justiça do Ministério Público do Estado em Petrópolis, Vanessa Katz, ajuizou uma ação civil pública nesta segunda-feira (11) que pede em caráter de urgência que a Enel seja condenada a pagar no mínimo R$ 2 mil por dia de apagão aos mais de 51 consumidores que foram lesados, como forma de compensação por danos morais patrimoniais.

NAUFRÁGIO DA ENEL II - Na ação, a promotora detalha que a população foi prejudicada a ponto de ficar sem acesso a direitos básicos por causa do apagão. Nesta quarta-feira (13), terá mais uma audiência pública na 4 Vara Cível para discutir o assunto. "Confirmando-se os efeitos da decisão antecipatória da tutela, condenar a Ré a indenizar os consumidores, individualmente considerados, que tenham ficado sem o fornecimento de energia elétrica, em razão do evento do dia 18 de novembro de 2023, pelo dano moral sofrido, no valor mínimo de R$ 2.000,00 (dois mil reais) por dia de desabastecimento de energia, por unidade consumidora, valor este que deverá ser creditado nas faturas de consumo, independentemente de qualquer iniciativa dos consumidores", diz o pedido da promotoria.

CARLINHOS BNH - Mencionado pela coluna da edição de ontem (12), como um dos possíveis nomes para disputar a prefeitura de Nova Iguaçu, com o apoio do atual prefeito Rogério Lisboa, o deputado estadual Carlinhos BNH (Progressistas), confirmou, com exclusividade ao Correio da Manhã, que está efetivamente disposto a abraçar o desafio. ''Sou nascido e criado em Nova Iguaçu. Me sinto muito tranquilo e preparado para esse desafio, como o próprio prefeito sabe, e meu líder partidário, o deputado federal Dr. Luizinho. Coloquei meu nome à disposição para disputar a eleição majoritária, mas faço parte desse grupo, e o grupo dando o aval, com certeza irei disputar. O que não podemos é arriscar em entregar a prefeitura na mão de pessoas que não tem amor pela nossa cidade'', declarou o parlamentar.

ALIANÇAS - Perguntado sobre a composição de alianças para a empreitada ao Executivo iguaçuano, o deputado Carlinhos BNH afirmou que a construção dos diálogos entre as forças políticas do município, está sendo analisada por Rogério Lisboa e Dr. Luizinho. ''Essa composição está sendo bem estudada entre Dr. Luizinho e Rogério, mas temos certeza que teremos uma grande quantidade de partidos conosco, até porque, nossa base conta com apoio do governador Cláudio Castro'', destacou o deputado que, no próximo dia 14 (quinta-feira), promove uma reunião de prestação de contas do seu mandato. O encontro será no Espaço Construindo um Sonho, situado na Rua Beija-Flor, n° 261, em Santa Rita - Nova Iguaçu, com início a partir das 19h.

BOLSONARO FESTEJA VOLTA DE ZUCCO - O ex-presidente Jair Bolsonaro prestigiou o ato de filiação ao PL do deputado Luciano Zucco (RS), que deixou o Republicanos depois que o partido começou a ensaiar uma aproximação com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. A cerimônia aconteceu no auditório do Centro de Eventos Brasil 21, onde fica a sede do PL em Brasília. Zucco foi o deputado mais votado do Republicanos em 2018, e também foi bem votado nas eleições do ano passado.

SENADOR - Na filiação, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, antecipou a possibilidade de Zucco agora vir a disputar o Senado ou o governo do Rio Grande do Sul pelo PL. "Você não sabe a importância da sua presença em nosso partido. A sua vinda para o PL não tem preço. Vamos estourar a boca do balão no Rio Grande do Sul. São duas vagas para o Senado. Eu não sei se já posso lançar porque ele também pode concorrer a governador", discursou Costa Neto.

INSISTÊNCIA - Com um discurso dirigido a Bolsonaro, o deputado lembrou que só está na política graças à insistência do ex-presidente. "Em 2017, eu virei para ele e disse que nunca tinha sido síndico de prédio. Mas missão dada é missão cumprida. 01, o bom filho à casa torna. Só eu sei como foi difícil em 2018 me eleger pelo PSL, ficar quatro anos e, no primeiro dia de filiação, já ir para o PL, fazer um evento para quase mil pessoas e, 20 dias depois, migrar para outro partido com uma estratégia maior", recordou.

MILEI - Último a discursar, Bolsonaro aproveitou sua fala para fazer um relato da sua visita à Argentina, onde participou da solenidade de posse do presidente Javier Milei, e a recepção calorosa que recebeu do povo argentino. "Não tem satisfação maior do que ser bem recebido em qualquer lugar do Brasil, como foi na Argentina. O povo acordou conosco sobre a importância da política na vida de cada um de nós. Falei com o Milei que, mais do que a direita na Argentina, é a direita na América do Sul e no mundo. É sinal de que temos muito ainda do que dar e oferecer para a nossa população", afirmou Bolsonaro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.