Por:

PINGA-FOGO

MAIA CONCORRE - Não procede o zum-zum-zum da desistência do ex-prefeito César Maia de concorrer à reeleição e lançar a candidatura da filha Dani Maia à Câmara Municipal. Ele não só concorrerá com chances de ampliar a sua votação, como poderá ser o nome ideal para presidir a casa na próxima legislatura.

FESTEJOU - Quem andou sorrindo e disparando telefonemas após a notícia da operação, que teve como alvo a deputada Lucinha, foi Wilson Witzel. A parlamentar foi uma das mais atuantes no processo de impeachment do ex-governador do Rio.

LIVRE PARA DEFENDER - Até o fechamento da coluna, o gabinete do prefeito do Rio, Eduardo Paes, continuava esperando a carta com o pedido de exoneração do secretário municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, ocupada pelo vereador Júnior da Lucinha. A nota do PSD deu o tom moderado que o partido adotou no caso. No exercício do mandato, o vereador terá mais liberdade para esclarecer toda esta confusão.

MORDE-E-ASSOPRA DE ALCOLUMBRE - Durante o segundo semestre, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), foi o grande responsável pelos atos que andaram fustigando os demais poderes da República. Foi ele quem conduziu a aprovação, em apenas 42 segundos, da PEC encurta toga, que limita os poderes do Supremo Tribunal Federal (STF). Foi também quem conduziu o processo que derrubou a indicação de Igor Roque para a Defensoria Pública da União (DPU). Na segunda-feira (18), porém, em Macapá, sua base eleitoral, Alcolumbre era só abraços e afetos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

CASAS E ÁRVORES - Os dois entregaram juntos unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida. Pegaram pás e enxadas para plantar árvores. E posaram felizes para fotos. Alcolumbre trabalha para voltar a ser presidente do Senado em 2025, após o final do mandato de Rodrigo Pacheco (PSD-MG). E, no seu morde-e-assopra, trabalha para ter tanto os votos da oposição quanto do governo.

PUXÃO DE ORELHA - Em Petrópolis, o juiz da 4ª Vara Cível Jorge Luiz Martins puxou a orelha da empresa Sinart, que administrava a Rodoviária Leonel Brizola, único terminal de entrada intermunicipal e interestadual na cidade, por dificultar a transição da administração para a prefeitura. A troca foi acompanhada pela Justiça com apoio de força policial. Ao juízo, a Sinart afirmou que dentro do processo foi pedido que essa transição fosse realizada em janeiro, por conta do fim de ano ser um período de alto fluxo pelas festas. "Esse não é o momento de nenhuma conversa nesse campo. Agora, se houvesse solidariedade e mais respeito teriam comparecido aquele dia da reunião. Eu abri o coração para tentar ajudá-los. Querem o quê? Um juiz rigoroso e autoritário ou um juiz que seja solidário e companheiro para uma resolução de um problema", afirmou o magistrado. Relembrando que não apareceram representantes da Sinart na última audiência especial convocada pelo juiz.

SEM TRAUMAS - Além de dizer que tem garantias de que pode assumir a administração da Rodoviária, o presidente da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), Thiago Damaceno, parece não estar preocupado com o prazo para abertura de licitação para terceirizar o serviço, como vinha sendo feito. Em entrevista ao Correio, Damaceno disse que "quanto a uma nova licitação, isso é conversa para um futuro. Nosso objetivo agora é realizar uma boa administração e trazer mais conforto para a população", afirmou.

VALE DO CAFÉ - O assessor especial da Secretaria Estadual de Turismo do Rio, Wanderson Farias, começou a semana em Brasília se reunindo com o Ministro do Turismo, Celso Sabino, e o deputado federal Murillo Gouvea, para apresentar o Arranjo Produtivo Local  e as rotas do Café, do Queijo e da Cachaça. A finalidade do encontro desta segunda-feira, dia 18, foi pedir apoio do ministério nos projetos do Vale do Café. Wanderson aproveitou e entregou ao ministro produtos da região: cachaça e queijo artesanal. Participaram ainda do encontro a secretária executiva nacional da pasta, Ana Carla, a coordenadora de Projetos Maria Fernanda Melis e o secretário de Competitividade, Sustentabilidade e Desenvolvimento Milton Zuanazi. O assessor retorna à região otimista e com boas perspectivas na bagagem.

DE CASA NOVA - O diretório municipal do PT em São João de Meriti já tem nova sede. O espaço foi inaugurado no último domingo (17), e fica localizado na Rua São João Batista, 535, bem no Centro da cidade. No evento, lideranças nacionais da legenda marcaram presença, como a presidente nacional do partido, Gleisi Hoffman, e o deputado federal Lindbergh Farias. O PT de Meriti discute internamente a possibilidade de lançar candidatura própria ao Executivo municipal, e se organiza na estruturação de uma nominata competitiva para as cadeiras no Legislativo meritiense.

BEBETO - Segundo informações, uma das lideranças políticas de Meriti que participou da inauguração da nova sede do PT no município, foi o deputado federal Bebeto, aliado político do atual prefeito Dr. João e do deputado estadual Valdecy da Saúde, que disputará a prefeitura da cidade no ano que vem. Vale ressaltar que, no mês de agosto, o deputado federal e ex-prefeito de Maricá, Washington Quaquá, postou nas redes sociais uma foto ao lado do colega Bebeto, com a seguinte legenda: ''Meu sonho de consumo era ter Bebeto, candidato do PT, a prefeito de São João de Meriti… Sonhos não têm limites!'' Será?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.