Por:

PINGA-FOGO

CANDIDATURA PARA VALER - O presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi, gravou vídeo no qual reafirma o apoio à candidatura do deputado Otoni de Paula a prefeito do Rio. A candidatura é para valer. O deputado fluminense agradece, no vídeo, a Leonardo Picciani e ignora o pseudo presidente do partido no Rio, Washington Reis, que é contra a candidatura própria na capital. Aliás, Reis no seu último encontro com Bolsonaro resolveu palpitar contra o apoio do ex-presidente à reeleição do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, do próprio MDB.

REPLANEJANDO - Depois do clima de baixo astral criado pela operação 'Sétimo Mandamento', o Governo do Estado do Rio começa a reavaliar os nomes que irão ao evento da Lide/Valor Econômico na China, na primeira quinzena de janeiro de 2024. O próprio governador Cláudio Castro avalia a sua ida.  

QUEM É MESMO O VICE? -  Foi constrangedor assistir, ao vivo, no Estúdio i, os especialistas em política da Globonews passarem um atestado de profundo desconhecimento do tema que falavam sobre o Governo do Rio. O presidente da Academia Brasileira de Letras e colunista de política de O Globo, Merval Pereira, perguntou aos colegas: "Quem é mesmo o vice-governador do Rio?". Nenhum dos quatro sabiam, até que Andréia Sadi olhou no laptop e disse: "É do União Brasil… Thiago Pampolha?". O inseguro Merval pergunta, em bate lata: "É vereador?". Foram salvos do vexame pelo repórter que estava na porta da Polícia federal, que explicou "Pampolha foi deputado na última legislatura, é jovem, tem 36 anos e é o atual secretário de Meio Ambiente". O programa era apresentado em um estúdio do Rio e a pane coletiva revelou o preparo daqueles "especialistas" sobre a política fluminense. No mínimo não costumam ler o diário O Globo, do mesmo grupo, que sempre destaca o trabalho do vice-governador à frente da pasta do Meio Ambiente. A partir deste atestado de ignorância política, tudo que falavam rolou ladeira a baixo. Um detalhe: Octavio Guedes não estava no ar. Ele teria salvo os colegas deste vexame coletivo.

LULA FURIBUNDO COM LUPI - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não gostou nada de saber qual foi o motivo da ausência do ministro da Previdência, Carlos Lupi, na última reunião ministerial do ano. Lupi foi o único ministro que não compareceu. Foi representado pelo secretário-executivo do Ministério, Wolney Queiroz. Lula só foi descobrir a razão da ausência de Lupi depois. Tricolor, ele viajou para a Arábia Saudita a convite da Fifa para assistir à final do Mundial de Clubes, entre o Fluminense e o Manchester City. A federação teria pago as passagens e hospedagens do ministro. Ele afirmou que irá ressarcir o dinheiro. Mas isso talvez não diminua a irritação do presidente. Ele não tinha autorizado a viagem do seu subordinado.

NEM TUDO É FESTA - A situação da saúde no município de Duque de Caxias é o retrato do colapso, como já é notório. No entanto, a prefeitura  vai celebrar os 80 anos da cidade, com shows de grandes nomes da música brasileira, como Simone Mendes, Maria Marçal, Diogo Nogueira, Jorge Aragão, entre outros.  Mas os servidores da saúde não estão muito para comemoração, enquanto não verem o pagamento cair  na conta. O ex-prefeito Washington Reis, atual secretário de Estado de Transportes e Mobilidade Urbana, costuma se referir  aos hospitais do município, entregues na sua gestão, como de "primeiríssimo mundo''. Só não é de ''primeiro mundo'' a condição das unidades municipais, e o desrespeito ao funcionalismo público. Em um lugar efetivamente de primeiro mundo, os servidores e a população teriam um tratamento diferenciado. Quem trabalha, quer, precisa e deve receber pelo serviço prestado. É fato que Washington não está na cadeira de prefeito, mas seu tio, Wilson Miguel dos Reis, é o representante da família no governo. A ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, na última terça-feira (19), denota a gravidade do quadro na saúde. E a prefeitura vai ter que agilizar a regularização dos atendimentos, paralisados pelo atraso de salários.

CADÊ? - Não se vê uma justificativa plausível, muito menos o prefeito de Duque de Caxias, Wilson Reis, ou a secretária municipal de Saúde, Célia Serrano, vir a público se posicionar sobre o colapso instaurado, sobretudo, de um problema recorrente. Paralisação dos atendimentos de saúde por conta da falta de pagamento, demonstra má gestão e, consequentemente, prejudica toda a população que depende da saúde municipal. Seria uma postura de quem possui sensibilidade pública e humana. Mas em Duque de Caxias, isso aparenta passar bem longe de Jardim Primavera, onde está situada a sede da prefeitura.

DAMARES PEDE EXPLICAÇÕES - No final da tarde de quinta-feira (21), a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) apresentou requerimento para a convocação das ministras dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e da Saúde, Nísia Trindade, para que deem explicações sobre o episódio de estupro coletivo contra uma menina indígena do povo Yanomami, de apenas 11 anos, no dia 18 de dezembro. A senadora pede ainda que seja feita uma diligência da Comissão de Direitos Humanos na região para a averiguação dos fatos narrados e tomada de providências.

DR. LUIZINHO EM ANGRA - O deputado federal, Dr. Luizinho, do PP, fez o chamado TBT (uma espécie de lembrança nas redes sociais) em seu Instagram da época em que ele era secretário estadual de Saúde do Rio e inaugurou a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em Angra dos Reis. "Em 2017 inauguramos uma UPA Pediátrica em Angra dos Reis. Unidade para auxiliar e melhorar o atendimento à saúde das crianças de toda a região", disse Dr. Luizinho.

PORTO REAL - O ex-prefeito de Porto Real, Ailton Marques, acompanhou o retorno de seu pai, o vereador José Marques, do PSD, à Câmara Municipal de Barra Mansa: "Hoje testemunhamos um milagre. Meu pai, meu grande herói, retomou seu papel como vereador na Câmara. Após enfrentar um AVC, passar 93 dias hospitalizado, sendo 28 deles no CTI e 21 em coma, vê-lo com um sorriso renovado, de volta ao trabalho que ama, legislando em prol da população barramansense, é motivo de muita gratidão", disse Ailton, ao lado de seu pai na porta do Legislativo. O suplente Vicente Reis que ocupou a cadeira de José Marques volta às ruas agora para se dedicar a  sua pré-campanha de vereador, no ano que vem.

LEGADO POLÍTICO - Outro que volta à rotina de pré-campanha é o ex-prefeito de Porto Real, município vizinho de Barra Mansa. Ailton deve vir pelo PDT mesmo, partido da sua mulher, a atual vereadora Fernandinha, que também pensa em manter o legado político da família. Ailton

FRACASSO TOTAL - A gestão do prefeito de Petrópolis Rubens Bomtempo conseguiu naufragar um dos maiores eventos da Região Serrana, o Natal Imperial. Nesta semana, como mostramos nesta edição, o principal palco da festa foi desmontado porque não há dinheiro para contratar atrações culturais para a programação. A licitação para contratar a empresa que ficaria responsável pela captação de recursos foi feita depois do início da festa, e a vencedora nem chegou a assinar o contrato.

MARMELADA - Em setembro deste ano, a Prefeitura contratou uma empresa, por meio de ata de registro de preços, para a fazer a montagem e desmontagem das estruturas, mas a autorizou a desmontar o palco na Praça da Liberdade a partir do dia 17 de dezembro, 20 dias antes do encerramento do Natal Imperial, mas não avisou os comerciantes que esperavam ter grande movimento até o dia 07 de janeiro.

BARRACAS - Sem conseguir licitar as barracas de comercialização de alimentos no Palácio de Cristal, a solução foi ceder o espaço para instituições filantrópicas e ONGs para evitar ainda mais o esvaziamento da festa. Já na Praça da Liberdade, onde as barracas foram licitadas, os barraqueiros cogitam entrar na Justiça contra a prefeitura alegando quebra de contrato. Sem atrativos culturais, a festa ficará vazia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.