Por:

PINGA-FOGO

CASTRO FICA - O governador do Rio, Cláudio Castro, confirmou à coluna que estuda a possibilidade de ficar até o final do seu mandato em 2026. Há uma corrente política que pede para ele coordenar pessoalmente o processo da própria sucessão. Ao completar o mandato de governador, ele iria para uma vaga no Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ). Não é a primeira vez que Castro pensa em ficar os quatro anos no governo.

A decisão beneficiaria indiretamente dois políticos: o senador Carlos Portinho, que poderia pleitear a reeleição, e o deputado Rodrigo Bacellar, que pode concorrer ao governo do Rio, sem disputar com um ocupante do Palácio Guanabara. Não teria a concorrência da máquina do estado.

PAMPOLHA & EDUARDO - A ida do vice-governador do RJ, Thiago Pampolha, para o MDB pode ter reflexo na candidatura de Eduardo Paes ao Governo do Rio. O prefeito da capital fluminense está há muito tempo de olho na legenda, que já foi sua. O mundo da política dá muitas voltas. 2026 está muito longe. O primeiro passo de Paes é conquistar a reeleição este ano. Reeleito prefeito, ele pode ir para voos maiores no futuro. Pode ser o vice ideal para a reeleição de Lula. Estando no Palácio Guanabara como governador, Pampolha, a bordo do MDB, seria candidato com o apoio de Paes e até do presidente da República. Eleito, não teria direito a reeleição.

JANJINITE - Factoide esta história de Janja se meter na política do Rio e tentar emplacar a ministra Anielle Franco como vice de Eduardo Paes.  Se o vice for do PT, quem vai indicar será Lula e já tem um nome ungido: André Ceciliano. O nome do vice-prefeito de Eduardo é e sempre será o do deputado Pedro Paulo. Os partidos aliados já receberam o seu quinhão e Paes foi o maior eleitor de Lula na região Sudeste. A sua conta com o PT está zerada. Ele tem toda a liberdade para escolher seu colega de chapa na reeleição.

URNAS - Aviso aos navegantes: o governador Cláudio Castro teve na última eleição 100 mil votos a mais que o ex-presidente Jair Bolsonaro no estado do Rio.

TROCA DE CADEIRAS - O quinto andar do Guanabara já começa a pensar na lista de secretários que terão de se descompatibilizar em abril para concorrer às eleições municipais, em outubro. A ideia é definir os sucessores dentro da alianças partidárias.

HORA DE RETRIBUIR - No corte do sentimento político da semana, o governador Cláudio Castro só vai mergulhar na campanha municipal para ajudar os prefeitos que foram extremamente fiéis na sua eleição, em 2020.  

RITUAL - Política é feita por gestos. O vice-governador Thiago Pampolha manteve a sete chaves a sua troca de partido. Ele só anunciou a nova legenda depois que conversou com o governador Cláudio Castro, que considerou precipitada esta mexida partidária agora, ainda mais tendo no horizonte a super federação União, PP e PL.

BEM LONGE - Foi em Dubai, na COP 28, que Thiago Pampolha avançou a conversa com o governador Helder Barbalho para a sua ida ao MDB. Só depois de conversar com Baleia Rossi, presidente da legenda, nesta quinta (4), que foi feito o anúncio da mudança.

PREFEITOS UNIDOS - O prefeito de Porto Real, Alexandre Serfiotis, do PSD, e o de Macaé, Welberth Rezende, do Solidariedade, se reuniram nesta quinta-feira (4), para falar sobre o fortalecimento político do interior do Estado do Rio. "Trocamos experiências ainda sobre gestão municipal", disse o prefeito de Porto Real, acrescentando que Jayme Muniz,  do diretório estadual do Podemos, também participou do encontro. Rezende assumiu a presidência do partido no Rio, em outubro do ano passado, com a missão de fortalecer a sigla, que tem como vice-presidente o prefeito de Iguaba, Vantoil Martins.

UNIÃO BRASIL EM ANGRA - O pré-candidato à Prefeitura de Angra dos Reis, Venissius Barbosa, recebeu o presidente do União Brasil, o deputado estadual Marcelo Dino, em sua casa, na cidade da Costa Verde. O pré-candidato a vereador Rafael Oliveira participou da recepção, que teve como prato principal as articulações das eleições de outubro. Venissius se filiou ao União Brasil em outubro do ano passado e, desde então, está firme para formar a Executiva do partido no município.

APOIO PARA A DEAM - O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, do PP, voltou à sua maratona diária. Ele recebeu em seu gabinete, na manhã desta quinta-feira, dia 4, a nova delegada da Deam-VR, Juliana Montes. Essa foi a primeira visita da titular da Deam ao prefeito e a ocasião serviu para reforçar a parceria entre os governos estadual e municipal na área da segurança pública, contando com a presença de outras autoridades. A delegada pediu ao prefeito e ao deputado estadual Munir Neto, do PSD, que também esteve presente à reunião, o apoio para melhorias na Deam, tanto na parte de estrutura quanto em relação a profissionais. O encontro teve a participação do comandante do 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM), coronel Martins, autoridades municipais; e de uma equipe do programa Segurança Presente, que aproveitou para homenagear Neto pelo sucesso da parceria entre as administrações municipal e estadual.

PLACA COM HOMENAGEM - O comandante da Segurança Presente, major José Eduardo Martins Silvério, que entregou nas mãos do prefeito uma placa com a homenagem, Volta Redonda registrou o menor índice de roubo de rua da história da cidade, desde a criação do SIM (Sistema Integrado de Metas), do Instituto de Segurança Pública (ISP) do estado.

ACESSO À INFORMAÇÃO - A jornalista Luana Motta, editora do Correio Petropolitano, do Grupo Correio da Manhã, é uma das responsáveis pelo levantamento feito pela Transparência Brasil e a ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) que identificou diversas ilegalidades e irregularidades cometidos pela Prefeitura de Petrópolis no cumprimento da Lei de Acesso à Informação (lei nº 12.527/2011). Através do programa Achados e Perdidos, a equipe tentou fazer um levantamento das informações sobre os recursos utilizados na recuperação da cidade após as duas tragédias de 2022. O resultado constatado pelas entidades é que a Prefeitura sonega e recusa dar ao cidadão informações.

EDITAL - A parceria entre a jornalista do Correio e as entidades, aconteceu no ano passado, ao ser selecionada para um projeto de consultoria para avaliar como anda o cumprimento da LAI em órgãos públicos de alcance regional. Ao fim do projeto, foi elaborada pela Transparência Brasil uma representação ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro contra a Prefeitura de Petrópolis pelas ilegalidades encontradas.

DENÚNCIA - A denúncia das entidades foi muito bem fundamentada e dada a grande relevância das duas instituições para o jornalismo profissional e para o serviço de interesse público no país, é certo que o MPRJ não deixará passar.

O QUE DIZ A PREFEITURA - Sobre a denúncia, a Procuradoria-Geral do Município de Petrópolis disse ao Correio que foi notificada pelo MPRJ e que está dentro do prazo para prestar os esclarecimentos. E afirma que todos os requerimentos da Transparência Brasil tiveram resposta do município; e diz que parte do que é solicitado pela Transparência Brasil violaria a Lei Geral de Proteção de Dados caso fosse executado. A Procuradoria afirmou ainda que a "Transparência Brasil faz solicitações que não são exigidas em lei, como por exemplo, a compilação e o cruzamento de determinados dados. Caso a Transparência Brasil queira trabalhar determinados dados de alguma forma, nada impede que ela faça isso. Os dados são públicos, estão no Portal da Transparência e no Diário Oficial do município". E por fim, a Procuradoria afirma que a maioria dos questionamentos da Transparência Brasil já perdeu o objeto porque "adequações no Portal da Transparência, que passa por constantes atualizações, já vinham sendo realizadas pela Prefeitura desde o início de 2022".

HOSPITAL DO OLHO - O município de Nova Iguaçu contará, em breve, com seu Hospital do Olho. A indicação partiu do mandato do vereador Cláudio Haja Luz (Republicanos), em diálogo estabelecido com o gabinete do deputado federal Marcelo Crivella, também do Republicanos, que esteve visitando as futuras instalações da unidade, na última terça-feira (02). O terreno onde será construído o hospital,  fica situado entre a Via-Light e a Avenida Governador Amaral Peixoto, exatamente no Centro de Nova Iguaçu. O vereador Haja Luz destacou que, para a iniciativa, foi levada em consideração a significativa população idosa no município da Baixada Fluminense, que tanto necessita de uma unidade deste porte.

ATÉ OS GUARDAS - As informações que chegam de São João de Meriti, não são das melhores. Como se não bastasse o atraso no pagamento de aposentados e pensionistas, os guardas municipais também estão com seus salários atrasados há cerca de dois meses. A categoria chegou a receber o 13º salário, mas… Os atrasos permanecem. Será que realmente virou 'cultura' de gestão atrasar a vida do trabalhador em Meriti? E o parlamento municipal, que aparenta, de fato, ter se tornado um 'puxadinho' do Executivo, nada faz. Em ano eleitoral, a população meritiense precisa rever, também, a composição do Legislativo.

QUER SABER PRIMEIRO? - A Coluna Magnavita deu furo nacional publicando, às 15 horas desta quinta (4), a decisão do Governo Federal de prorrogar para 10 de abril o início da exigência dos vistos para turistas norte-americanos, canadenses e australianos. O presidente Lula atendeu um pedido do setor do turismo. Os ministros do Turismo, Celso Sabino; de Portos e Aeroportos, Silvio Costa; de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Alckmin; e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, fizeram um mutirão junto ao ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, para o adiamento da vigência para depois da alta estação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.