Por:

PINGA-FOGO

EFEITO NACIONAL - A ida do vice-governador do Rio, Thiago Pampolha, para o MDB deixou a direção do União Brasil em pé de guerra. O troco não será dado no Rio, mas em São Paulo e no quintal do presidente Baleia Rossi. O União pretende retirar o seu apoio à reeleição do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e lançar o deputado Kim Kataguiri à prefeitura paulistana. A questão do Rio virou nacional por envolver personagens como Helder Barbalho e o próprio Rossi.

VIDA QUE SEGUE - Já o Palácio Guanabara resolveu absorver o desconforto da mudança partidária do vice. Não vai passar recibo e vida que segue. O assunto partidário deixou um gosto amargo que está sendo resolvido sem criar problemas. Vida que segue.

XADREZ POLÍTICO - Uma decisão de arrumar o governo do Rio em março com a saída dos presidentes, dirigentes e até secretários do governo do estado que serão candidatos nas eleições municipais. Uma coisa foi decidida: quem sair não vai indicar sucessor.

SUPLENTES EM FESTA - O presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, convoca reunião para mapear as mudanças que ocorrerão na Assembleia com a eleição de deputados para as prefeituras. Os suplentes estão em festa. Tem partido que pode chamar até o sexto suplente, se todos forem eleitos.

ENTRELINHAS - A entrevista de André Ceciliano no Jogo do Poder está imperdível. Quem perdeu a exibição no domingo (7), deve assistir no YouTube e prestar atenção nas entrelinhas.

TRANSPARÊNCIA - Em Petrópolis, o vereador Octavio Sampaio (PL) também está cobrando do prefeito Rubens Bomtempo a prestação de contas sobre os recursos gastos com a recuperação da cidade após as tragédias de 2022. Após a repercussão da matéria publicada com exclusividade pelo Grupo Correio da Manhã, de uma denúncia feita ao MPRJ contra a Prefeitura de Petrópolis por sonegação de informações, acendeu o alerta do Legislativo sobre a qualidade dos dados que são prestados à Câmara. O vereador enviou um requerimento de informações sobre o assunto.

INSATISFAÇÃO - Entidades de Petrópolis ligadas ao comércio, turismo e desenvolvimento emitiram notas cobrando da Enel Distribuição Rio o cumprimento da decisão judicial da 4ª Vara Cível de Petrópolis que obriga a empresa a apresentar um Plano de Contingência exclusivo para a cidade. O Movimento Petrópolis 2030, que representa diferentes setores da economia, e o Petrópolis Convention & Visitors Bureau, que representa o turismo, estão preocupados com a incapacidade da Enel em restabelecer o fornecimento de energia em caso de eventos climáticos extremos.

IGOR PORTO - O subsecretário de Relações Institucionais da Secretaria de Estado de Habitação, Igor Porto, confirmou à coluna que será candidato a vereador em Nova Iguaçu, nas eleições municipais deste ano. No pleito de 2020, Porto foi candidato a vice-prefeito da cidade, na chapa encabeçada pelo deputado estadual Delegado Carlos Augusto (PL), seu aliado político. Militar do Exército, no governo do atual prefeito Rogério Lisboa, chegou a exercer o cargo de secretário municipal de Segurança Pública. Nas eleições de 2022, Igor Porto obteve 17.312 votos para deputado federal, pelo Podemos. Somente em Nova Iguaçu, ele obteve mais de 5 mil votos. Ainda filiado ao Podemos, Porto já articula sua filiação ao PL, mesmo partido de Carlos Augusto, que ainda aguarda um posicionamento da legenda para ratificar (ou não) sua candidatura a prefeito de Nova Iguaçu. Existe uma corrente no PL a favor de uma candidatura própria no município, e outra, favorável por uma composição com o Progressistas. Enquanto não há definição, Carlos Augusto trabalha pelo nome de Igor Porto para uma das cadeiras do Legislativo iguaçuano.

NOVO - O Partido Novo promoveu, no último sábado (06), um encontro de apresentação no município de Nova Iguaçu, como parte da estratégia da legenda para a disputa eleitoral nos municípios da Baixada Fluminense, neste ano. A reunião partidária aconteceu no bairro da Posse. "Os pré candidatos em Nova Iguaçu estão se movimentando. Esses encontros, do "Novo de portas abertas", servem para apresentar o partido à sociedade, buscar novos filiados, e no recorte de Nova Iguaçu, mostrar que estamos em uma construção de nominata para disputar as eleições. O encontro de sábado teve a liderança do professor Fernando Braz, nosso pré-candidato a vereador na região. Já temos pré candidatos da Figueira, Cabuçu, Centro e Valverde, sinalizando reuniões para as próximas semanas. Vamos estar em toda Nova Iguaçu. Pode ter certeza", disse o professor Jayme Soares, pré-candidato do partido a prefeito da cidade. Além das lideranças municipais, estiveram presentes Yara Haquim, Mariano e Rafael Hatab, da direção estadual do Novo.

EMERGÊNCIA CULTURAL - A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio, anunciou, no Palácio Raul Pompéia, durante as festividades de 522 anos da cidade, o lançamento do edital de emergência cultural para a região do Bracuí, atingida pelas chuvas do último dia 8 de dezembro, de acordo com a área de emergência definida no Decreto Municipal de Emergência publicado pelo Prefeito Fernando Jordão. O objetivo do edital é atender os fazedores de cultura atingidos pelas fortes chuvas e que perderam documentos, instrumentos musicais, portfólios e material digitalizado, garantindo oportunidade de renda aliada à oferta de arte e cultura para a comunidade local. As atividades culturais contempladas pelo edital serão realizadas no decorrer do ano de 2024, a partir da demanda de atividades apoiadas ou realizadas pela Secretaria de Cultura e Patrimônio na região atingida. O Secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara, informa que serão contemplados 30 fazedores de cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.