Por:

PINGA-FOGO

FICA ATÉ O FIM - Repercute a fina ironia do governador do Rio, Cláudio Castro, na reunião sobre orçamento, realizada nesta segunda, 08 de janeiro. Ao finalizar o encontro, ele, que estava sentado ao lado do seu vice-governador Thiago Pampolha, falou sobre o futuro: "Eu devo ficar até o final do Governo e depois devo abrir um escritório de advocacia e o Pampolha vai cuidar das empresas do pai". Todos se olharam, fingiram que não entenderam e, meia hora depois, boa parte do governo já estava sabendo.

REUNIÃO RÁPIDA - Vai ter gente madrugando nesta terça, 09 de janeiro, no Palácio Guanabara, para a primeira reunião de secretariado de 2024. Todos os titulares já mandaram sua planilha de realizações, inclusive com as datas da entrega. Elas serão cobradas com rigor. A reunião será curta. O governador embarca às 13 horas para Brasília, neste dia 09.

PORTO REAL EM OBRAS - O prefeito de Porto Real, Alexandre Serfiotis, iniciou a semana com o pires na mão. Foi para o Rio, onde se reuniu com o governador Claudio Castro e o secretário estadual de Infraestrutura e Cidades, Uruan Cintra. Saiu da reunião feliz da vida. Conseguiu discutir com o governador a revitalização asfáltica da Estrada de Bulhões: "Ele prontamente se comprometeu em nos ajudar", disse o prefeito. E não parou por aí. Serfiotis falou com Castro ainda sobre as obras no Hospital São Francisco de Assis: "Todas essas ações são fruto da colaboração entre meu governo e o Estado. Juntos, estamos impulsionando a infraestrutura e a saúde em nossa querida Porto Real", disse o prefeito, ao final do encontro.  

ECONOMIA FORTE ATÉ 2025 - A pujança da economia de Porto Real é explicitamente demonstrada pela confirmação dos investimentos que a Stellantis fez no ano passado, com a presença do governador. Serão destinados R$ 2,5 bilhões na fábrica da Citroën até 2025. A unidade é responsável pela produção dos modelos C4 Cactus e C3, e passará a montar também o recém-apresentado C3 AirCross. A empresa, que opera no Rio desde 2001, gera cerca de 1,7 mil empregos diretos na planta. 

GEOCIENTISTAS BASEADOS EM BARRA MANSA - Um núcleo avançado do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ) foi instalado em Barra Mansa, nesta segunda-feira, dia 08.  "Barra Mansa foi escolhida por ser uma cidade muito propícia a ocorrências por conta de seu relevo, mas todas as defesas civis da região serão atendidas", disse o presidente do DRM-RJ, Luiz Claudio Almeida Magalhães. O prefeito Rodrigo Drable aproveitou para enfatizar a importância da parceria com o governo do Estado: "Sou muito grato ao Luiz Magalhães, do DRM, e ao nosso governador Cláudio Castro. Agradeço também ao secretário Especial de Assuntos Federativos, André Ceciliano, que nos ajudou na liberação de recursos".

MAIS DELGADO - O Prefeito Eduardo Paes está com um perfil bem mais magro, com as injeções semanais que o ajudam a perder peso. É o new look para enfrentar as eleições. O tratamento de emagrecimento está funcionando. Ele só se queixa do enjoo causado pelas injeções. É o mesmo tratamento do presidente da Câmara, Arthur Lira, que também perdeu visivelmente peso. O custo mensal desta nova geração de injeções é alto: R$ 8 mil por mês.  

DANÇA DE CADEIRAS - Após o carnaval, o prefeito Eduardo Paes vai desenhar o novo perfil do seu secretariado, trocando as pastas que deixarão de ser ocupadas por vereadores que tentam a reeleição. Vai pedir três sugestões de nome para cada partido, para as cadeiras que ficarão vagas. A escolha final será do alcaide.

BONS MOTIVOS - No outro lado da Baía da Guanabara, muitos apostam que o prefeito de Niterói, Axel Grael, não aceitará ser vice novamente de Rodrigo Neves na eleição de 24. Ele tem exatamente 5,4 bilhões de razões para querer a reeleição.

CLÍNICA DOS OLHOS - O prefeito de Queimados, Glauco Kaizer (Solidariedade), recebeu a visita do deputado federal Marcelo Crivella (Republicanos), na última terça-feira (02). O município da Baixada contará, em breve, com uma Clínica dos Olhos, fruto de emenda do parlamentar fluminense. Kaizer afirmou que, em uma das agendas que teve, em Brasília, Crivella havia garantido a emenda para a construção da unidade. A clínica atenderá a população de Queimados com problemas oftalmológicos, e terá capacidade para fazer diversas intervenções cirúrgicas, como as de catarata, por exemplo.

PARCERIA - Em um post nas redes sociais, o prefeito Glauco Kaizer agradeceu não somente ao deputado Crivella, mas também a parceria fundamental que foi estabelecida junto ao deputado estadual Carlinhos BNH (Progressistas), além da vereadora de Queimados, Ana Luz, nomes que participaram efetivamente da demanda, levando em consideração a maciça população idosa da região, que depende dos serviços oftalmológicos. Agora, a prefeitura da cidade  avalia alguns trâmites burocráticos para a escolha da melhor localização para que a unidade seja estabelecida.

OS RASTROS DE VIOLÊNCIA DO 8/1 - Enquanto acontecia, no Salão Negro do Congresso, o ato promovido pelos três poderes para rememorar o aniversário do 8 de janeiro, quando o Palácio do Planalto, o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos e depredados, no Salão Verde, a Câmara dos Deputados expunha exemplos da violência sofridos naquele dia. Obras de arte que foram destruídas pelos manifestantes ficaram expostas, revelando a imensa perda para o patrimônio histórico do país.

VASO MILENAR - Um vaso milenar feito de laca e madeira, presente do secretário do Comitê Central do Partido Comunista da China, He Guoqiang, ao então presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP) em 2008, encontra-se em pedaços. Nem todas as suas partes foram encontradas para possibilitar uma restauração. O mesmo aconteceu com um vaso de porcelana, presente do então presidente da Assembleia Nacional da Hungria, Lassio Kövér, em 2011. Da mesma forma, nem todos os fragmentos do vaso foram encontrados.

JOIA DESAPARECIDA - A réplica dourada de um monumento que há em Doha, presente do então vice-primeiro-ministro do Catar, Mohammed bin Abdulrahman Al-Thani, desapareceu. Conseguiu-se recuperar apenas o estojo de couro que guardava a peça presenteada.

OVO DE AVESTRUZ - Presente do então presidente da Assembleia Nacional da República do Sudão, Ibrahim El-Tahir, um ovo de avestruz todo esculpido com gravuras em baixo relevo ficou totalmente destruído. Foi feita uma base oval no qual os poucos fragmentos encontrados foram colados.

BOLA DE FUTEBOL - Até uma bola de futebol foi levada pelos manifestantes. Foi um presente do Santos Futebol Clube ao então presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), em 2012, após uma sessão solene em homenagem ao centenário do clube. A bola tinha as assinaturas dos jogadores do time naquele ano, quando o Santos venceu a Libertadores da América. Entre os autógrafos, Neymar e Paulo Henrique Ganso. A bola foi recuperada pela Polícia Federal em Sorocaba (SP).

INTERESSE ELEITOREIRO - Os vereadores de Teresópolis recorreram à Justiça para manter os cortes no orçamento da saúde e educação previsto para 2024. O prefeito Vinicius Claussen havia vetado as emendas aprovadas pelos vereadores que praticamente inviabilizam os programas e serviços das secretarias. Mas para que o novo texto da Lei Orçamentária Anual, que garante mais investimentos para a cidade entre em vigor, precisa ser votado pelos vereadores. Com o recesso, a prefeitura fica em stand by, fato que vai prejudicar aqueles que não tem nada a ver com os "interesses eleitoreiros" dos vereadores, a população.

APERTO NO ORÇAMENTO - Em nova decisão, o juiz da 1ª Vara Cível de Teresópolis, Rubens Soares Sa Viana Junior, manteve os vetos do prefeito, que deixam o orçamento mais apertado, até que os vereadores façam nova votação. "Considero, pois, presentes os requisitos da tutela provisória de urgência, à luz do art. 300, do CPC, uma vez que há relevância e juízo de probabilidade no direito alegado pela parte autora, bem como risco flagrante ao resultado útil, caso a pretensão seja examinada apenas após devido contraditório, razão pela qual defiro a tutela provisória para que sejam suspensos os efeitos do Decreto Executivo número 6126 de 2024, declarando-se a vigência da Lei Municipal 4429 de 2023, com suas disposições e vetos, até sua revogação e o exame dos vetos pelo Poder Legislativo, o que deverá ocorrer, nos termos de seus regimentos, salvo decisão futura de modulação desta decisão", diz o documento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.