Por:

PINGA-FOGO

DIREITA CONSERVADORA CONTRARIADA - Lideranças da chamada "Direita "Conservadora" de toda a região do Médio Paraíba, que inclui 15 municípios, lançaram uma carta aberta criticando alguns posicionamentos do PL que seriam contrários à ideologia do partido. O documento relata que filiados da legenda estariam tomando "decisões que refletem caminhos controversos ao que se espera de um partido de direita conservador". A carta é assinada por representantes do partido de de Barra Mansa, Piraí, Resende, Três Rios, Porto Real, Itatiaia, Areal, Paraiba do Sul, Valença, Vassouras, Quatis, Angra dos Reis, Sapucaí, Miguel Pereira e Levi Gasparian. O empresário Bruno Marini, que pode vir como pré-candidato à Prefeitura de Barra Mansa, endossa o conteúdo que está sendo amplamente divulgado e ressalta que o "partido está perdendo a sua essência, que é uma ideologia de direita". Bruno afirma ainda que o descontentamento da Direita Conservadora foi comunicado ao ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, e ao diretório estadual do PL no Rio.

PSB E UNIÃO BRASIL NA DISPUTA EM BARRA DO PIRAÍ - PSB e União Brasil podem ser os protagonistas na eleição de outubro em Barra do Piraí. Detalhe: nenhum dos dois partidos, que têm como pré-candidato a prefeito, o delegado Antônio Furtado (União Brasil), e o ex-prefeito, Maércio de Almeida (PSB), irão para a disputa com o apoio do prefeito Mário Esteves, sem partido. Esteves, já no segundo mandato, mantém silêncio sobre o candidato que levará para as ruas. Ou ainda está a procura de um nome. O prefeito foi expulso do Solidariedade após sugerir que as "mulheres da cidade deveriam ser castradas". A ordem agora é retardar o anúncio de apoio o máximo possível na tentativa de apagar o escândalo que teve repercussão nacional. Se a população mantiver a memória em dia, provavelmente a ajuda do atual prefeito não será de grande valia.

EDNARDO DECLARA APOIO A LULU EM PINHEIRAL - O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, decidiu quem terá seu apoio na corrida eleitoral para a prefeitura nas eleições de outubro: será o chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Turismo, Luciano Muniz, conhecido como Lulu, que virá pelo PP.  Ednardo está no segundo mandato consecutivo e não pode disputar o pleito deste ano. Lulu vem na disputa com força política. Ele tem como padrinho político o secretário estadual de Turismo,  e conta também com o aval do Palácio Guanabara. Ou seja: tem apoio integral de seu grupo político e se consolidou em uma frente política robusta em torno da sua pré-candidatura.

INQUÉRITO - Não é nenhuma novidade o desprezo da prefeitura de São João de Meriti por seus servidores ativos, inativos e pensionistas. Tanto que existe, desde 2020, um inquérito no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) contra o prefeito da cidade, o médico João Ferreira Neto. A denúncia foi formalizada pelo deputado estadual Léo Vieira. À época, os atrasos salariais ultrapassaram 09 meses; um flagrante e inadmissível desrespeito. O argumento do parlamentar na formalização da denúncia ao MPRJ, foi o relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que já sinalizava diversas irregularidades na gestão dos recursos previdenciários dos servidores municipais de Meriti.

TCE REJEITA - Em 2018, no segundo ano de mandato como prefeito de São João de Meriti, o TCE recomendou a rejeição das contas de Dr. João, exatamente pela vergonhosa gestão dos recursos previdenciários no município da Baixada Fluminense. Desde o primeiro mandato como prefeito da cidade, o médico João Ferreira Neto demonstra o seu mais absoluto descaso com os trabalhadores que fizeram e ainda fazem a máquina pública  do município funcionar. Ainda sem previsão de pagamento, aposentados e pensionistas que não receberam o décimo terceiro salário, já começaram a se preocupar com o pagamento de dezembro, previsto para ser depositado no décimo dia útil de janeiro, ou seja: na próxima sexta-feira (12).

NA MÃO DO PCdoB - A gestão da cultura em Petrópolis nas mãos do PCdoB está deixando a classe artística insatisfeita. Depois do fracasso do Natal Imperial, em que a programação foi cortada na metade da festa por falta de verba, os artistas aguardam a publicação dos selecionados para o edital da Lei Paulo Gustavo. Municípios vizinhos publicaram o edital muito antes, com direito à consulta pública e aberta, como prevê a legislação. Em Petrópolis, o edital foi aberto bem depois e pouco discutido com a classe artística em geral. A deputada federal Jandira Feghalli, tão zelosa pela cultura, deveria turbinar seus pupilos indicados para cuidar da cultura petropolitano.

REONERAÇÃO DA FOLHA É DERROTA CERTA DO GOVERNO - A essa altura, o governo já sabe que não tem a menor possibilidade de sucesso com a Medida Provisória proposta pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para reonerar a folha de pagamento dos 17 principais setores da economia brasileira. O governo já trabalha com a hipótese de negociar uma derrota que não seja retumbante, que seria a devolução integral da MP pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Uma hipótese é o governo acabar aceitando a desoneração da folha, negociando a retirada da inclusão da desoneração das folhas dos municípios. Mas mesmo essa possibilidade é considerada remota pela força das prefeituras.

NOTA DAS FRENTES - Uma medida do tamanho da oposição à MP foi a nota conjunta divulgada por diversas frentes parlamentares ligadas à livre iniciativa na segunda-feira (8). A nota é assinada pelas Frentes do Empreendedorismo, do Comércio e Serviços, da Agropecuária, pelo Livre Mercado, pelo Brasil Competitivo, para o Desenvolvimento da Indústria Elétrica e Eletrônica, da Mulher Empreendedora, da Contabilidade Brasileira, e da Indústria de Máquinas e Equipamentos. Todas essas frentes defendem a devolução da MP. Para o presidente da Frente do Empreendedorismo, a MP de Haddad foi uma afronta ao Poder Legislativo.

APLAUDIDO - O ponto alto da reunião de secretariado do estado foi os calorosos aplausos ao coronel Henrique Pires, secretário da PMERJ. Sai da reunião fortalecido pelos elogios do governador e reconhecimento dos colegas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.