Por:

PINGA-FOGO

LULA VINHA - Quem conhece o feeling político de Lula sabe que ele não perderia a chance de passar 4 horas no Rio e "papar" um governador bolsonarista de carteirinha. Caso Cláudio Castro tivesse ficado na Flórida e não retornasse, o presidente iria visitar o Rio e ressaltaria a ausência do governador em um momento delicado. Com o embarque de Castro, que suspendeu as férias, a ideia de mexer na agenda presidencial foi arquivada.

DIÁLOGO - Nesta segunda (15), o governador Cláudio Castro foi muito cordial com Lula ao telefone e fez um relato das dificuldades que o estado enfrenta com a chuvas. O presidente colocou o governo à disposição e ficou de enviar uma delegação do primeiro escalão.

COMITIVA - O ministro da Integração Nacional, Waldez Góes, decola a bordo de uma aeronave da FAB 2560 - C-99, às 8 horas desta terça-feira, com destino ao Rio. Na comitiva, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; o ministro do Meio Ambiente e Mudança do Clima Substituto, João Paulo Capobianco; ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) substituto, Osmar Almeida Júnior; e o  secretário especial de Assuntos Federativo da SRI, André Luiz Ceciliano. Pousam no Santos Dumont e seguem direto para o Palácio da Guanabara, onde serão recebidos pelo governador Cláudio Castro.

MOICANO - O deputado federal Max Lemos virá na comitiva ministerial. Será o único parlamentar convidado pelo ministro Waldez Góes. Com base eleitoral na Baixada, Lemos é o único deputado incluído na delegação federal.

MARATONA - Para regressar da Flórida, o governador Cláudio Castro fez uma verdadeira maratona. Embarcou com a Azul para Campinas e depois para o Rio. Foi a fórmula mais rápida de regressar.

EMBAIXADOR - Em Brasília e no Guanabara os aplausos são para o secretário especial André Ceciliano. Ele tem sido impecável na defesa do Rio e no esforço de mobilizar o governo federal para ajudar os municípios do Rio na chuva.

DAMARES CELEBRA - Opositora ferrenha do governo federal, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) celebrou na segunda-feira (15) a sanção de uma lei pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Trata-se da Lei nº 14.811/2024, que incluiu o bullying e o cyberbullying como crimes no Código Penal, com pena de multa e até prisão. Damares foi a relatora do projeto na Comissão de Segurança Pública do Senado. Assim, afina-se com a sanção feita por Lula. "Essa é uma lei sonhada por todos nós que trabalhamos na proteção da vida e da infância", comemorou ela.

VIDA - "Quantas crianças e adolescentes tiraram a própria vida após sofrerem esse tipo de perseguição, especialmente em ambiente virtual", diz Damares. "Esta lei não é de um lado ou de outro, a lei é de todos nós, é do Brasil" afirma a parlamentar. O projeto, de autoria do deputado Osmar Terra (MDB-RS), foi aprovado no Congresso em dezembro e cria a Política Nacional de Prevenção e Combate ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e do Adolescente, que deverá ser feita por meio de um plano nacional, revisto a cada dez anos, com metas e ações estratégicas.

BOLSONARO VOLTA A ANGRA - Uma semana após participar do lançamento do diretório do PL em Angra dos Reis,  o ex-presidente Jair Bolsonaro retornou à cidade, neste final de semana, e foi até a Ilha Grande, ao lado do empresário Renato Araújo, pré-candidato à prefeitura do município da Costa Verde. A Ilha, que tem o título de Patrimônio da Humanidade, ficou movimentada com a presença de Bolsonaro e com uma fila de apoiadores que o acompanharam. No domingo, Bolsonaro foi para a Vila Histórica de Mambucaba, onde deu uma entrevista para jornalistas e falou sobre o atual presidente Lula. "Eu posso ser horrível, mas o outro cara é péssimo", disse Bolsonaro.

TRABALHO E VITÓRIA -O empresário caminhou ao lado do ex-presidente, seu aliado de primeira hora. Renato Araújo disse que é uma honra ser soldado de Bolsonaro. "Estamos aqui para poder trabalhar", disse o pré-candidato. A intenção de Bolsonaro é ganhar a maioria das prefeituras do país e fortalecer o PL.

AMADORISMO - O prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa, durante entrevista à TV Globo,  disse que "não esperava" a quantidade de pessoas que se dirigiram ao CRAS de Morro Agudo (parece até que foi a primeira vez que o município sofreu com as fortes chuvas). Uma confusão generalizada se formou na frente do equipamento, em uma notória demonstração de incompetência da municipalidade para organizar a distribuição das senhas de atendimento. Na entrevista ao telejornal RJ1, Lisboa se preocupava mais em declarar que acionaria a polícia — através do PROEIS — ,  do que encaminhar água e alimentação para os moradores, que desde sábado sofrem os impactos do temporal. Além de perderem tudo nas enchentes, a população carece de água e comida neste momento. E nem o básico a Assistência Social da prefeitura conseguiu executar de forma emergencial.

MUITA POSE - O vice-governador Thiago Pampolha sobrevoou Nova Iguaçu e a Baixada desde as primeiras horas de domingo (14) para avaliar os pontos mais críticos. Já o prefeito Rogério Lisboa apareceu depois, na sede do Executivo municipal, para sair bem na foto (embora com a barba por fazer) e com cara de paisagem ao lado de Pampolha e da comitiva estadual em entrevista na TV. Ação célere da prefeitura, quase não se viu. E agora, a capacidade de organização da municipalidade para atender às principais demandas, é colocada à prova. Não organizar distribuição de senha no CRAS, e deixar a população sem água e alimentação, é dose!

TRATAMENTO "VIP" - O prefeito de São João de Meriti, Dr. João, durante visita  ao bairro Engenheiro Belford, um dos mais afetados pelo temporal na cidade, foi hostilizado por moradores da localidade. No calor da revolta, uma moradora desejou até mesmo a morte do alcaide. Um outro morador, bem exaltado, despejou uma série de xingamentos ao prefeito. No vídeo, é possível perceber os assessores de Dr. João dizendo "bora, bora", com receio de que a situação ficasse ainda pior, com os moradores partindo para as vias de fato.

CANCELAMENTO - Os municípios do interior que esperavam movimento turístico no fim de semana também foram prejudicados com o temporal que caiu sobre o Rio de Janeiro. Em Paraíba do Sul, por exemplo, a prefeita Dayse Onofre cancelou o show do cantor Dudu Nobre que aconteceria no domingo à noite em comemoração aos 191 anos do município. Ainda que a cidade não tenha sido diretamente atingida, os acessos à cidade foram. Os hotéis e pousadas que aguardavam as reservas terão que buscar alternativas com remarcações para não ficar no prejuízo.

AGILIDADE - A interdição da BR-040 por causa do temporal só não causou mais prejuízos porque a Concer, concessionária que administra a rodovia, agiu prontamente para liberar a pista para seguranças dos motoristas. Em tempo real, a comunicação atualizou tudo o que estava acontecendo e as alternativas para quem precisava fugir do engarrafamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.