Por:

PINGA-FOGO

GOVERNADOR DE PLANTÃO - O governador Cláudio Castro começou o domingo (21) bem cedo. Com as previsões de fortes chuvas, ligou pessoalmente para todos os prefeitos das cidades que podiam ser atingidas. Fez pessoalmente o checklist das áreas críticas e do funcionamento das bombas. No final da manhã, foi para o centro de Comando e Controle, onde ficou acampado. Teve relatório das chuvas no estado em tempo real. Castro tem uma bagagem de gestão de crise, criada pelas tragedias de Petrópolis, de 2022.

O JOGO É 2026 - A artilharia política que o prefeito de Belford Roxo, Waguinho, vem enfrentando, vai muito além da disputa de 2024. O que está em jogo é a eleição de 2026. Elegendo o sucessor com o apoio de Lula, Waguinho é um nome para entrar na disputa pelo Palácio Guanabara.

CARGO RESERVADO - Deixando a Prefeitura de Belford Roxo, Waguinho deve ocupar uma função de relevância na administração federal, de preferência com base no Rio. Se for em Brasília, ele já possui uma estrutura funcional própria. Como deputada federal, Daniela Carneiro usa um apartamento funcional da Câmara.

CLIMA QUENTE - De todas as disputas de 2024, a eleição de Belford Roxo possui um clima muito acirrado. Em 6 de fevereiro o clima esquenta na cidade, com a chegada de Lula para inaugurar uma escola que leva o nome do seu neto, Arthur, que faleceu enquanto estava preso em Curitiba. Nenhum prefeito do estado do Rio tem o apoio presidencial como o que é dado a Waguinho.

OPOSIÇÃO UNIDA EM NILÓPOLIS - Em Nilópolis, uma das cidades da Baixada Fluminense que se encontra em estado de emergência devido ao forte temporal que assolou a região metropolitana, as chuvas até podem dar uma trégua, mas não as movimentações políticas da oposição. Faça chuva ou faça sol, as articulações para a construção da candidatura a prefeito do empresário Rogério Ribeiro, filho do presidente da câmara municipal, vereador Zé Ribeiro, prosseguem de maneira ininterrupta. O grupo político de Rogério enxerga um vácuo político na cidade, hoje administrada pelo prefeito Abraaãozinho David, que conta com o apoio explícito do governador Cláudio Castro. Os ex-prefeitos Sérgio Sessim e Alessandro Calazans, além do ex-presidente da câmara municipal, Jorge Henrique Dedinho, já se somaram ao projeto de Rogério, que sonha em ser prefeito na 'Princesinha da Baixada'.

SÉRGIO SESSIM PODE SER VICE - Segundo informações obtidas pela coluna, o ex-prefeito Sérgio Sessim poderá ser o companheiro de chapa de Rogério Ribeiro, embora nada esteja ratificado. No entanto, pela experiência e o sobrenome Sessim, tudo sinaliza para que Serginho (como sempre foi chamado no município antes mesmo de ser prefeito) seja o candidato a vice-prefeito de Ribeiro. Vale ressaltar que as famílias Sessim e Abraão David, que historicamente caminharam juntas na política nilopolitana, hoje estão em lados opostos. Parece que nem a pura cadência da bateria da Beija-Flor e de seus componentes, seria capaz de reunificar os 'turcos', como a população sempre os chamou devido à origem libanesa das famílias. Sérgio Sessim é filho do ex-deputado federal Simão Sessim, que faleceu em 2021 em decorrência da covid-19, e primo do atual prefeito Abraãozinho.

PREFEITO 'ABRAÇA' AÇUCAREIRA - A agenda do prefeito de Porto Real, Alexandre Serfiotis, do PSD, neste domingo, dia 21, foi em defesa de um patrimônio cultural do município. Ele participou do "abraço" à antiga usina açucareira (atualmente de propriedade da Femsa Coca-Cola), organizado pela Associação Vittorio Emanuele II. Serfiotis diz que o empenho para a reconstrução do prédio histórico, erguido, às margens do Rio Paraíba do Sul, em 1877, com o objetivo de beneficiar a cana de açúcar produzida pelos italianos , não vai parar até que haja a restauração. Cartão postal da cidade, o prédio encantava por sua beleza e importância até que, em meados do ano passado, parte da estrutura desabou e o local foi interditado. "Desde o incidente que danificou parte das instalações, estamos empenhados em garantir, junto à Femsa, a reconstrução original da edificação. A prefeitura negocia com os órgãos estaduais e cobra da própria empresa o início da reconstrução", disse o prefeito. E concluiu: "A Açucareira está na nossa bandeira e no coração de Porto Real".

BISPO EM PENEDO - O bispo da Diocese Barra do Piraí-Volta Redonda, Dom Luiz Henrique, celebrou missa neste sábado, dia 20, na Igreja de São Sebastião, em Penedo, distrito de Itatiaia, onde teve também procissão. "Finalizei meu sábado com muita gratidão. Um momento especial e muito importante, de proximidade com Deus e da renovação da minha fé em Jesus", disse o prefeito de Itatiaia, Irineu Nogueira, do MDB. "Desejo a todos uma ótima noite e que Deus continue abençoando a todos nós", completou.

RODOVIA PRECÁRIA - O deputado estadual Jari de Oliveira, do PSB, classificou como vergonhosa a condição da RJ-143, que liga os distritos de Amparo a São José do Turvo. "Preparei um ofício para o Departamento de Estradas de Rodagem solicitando melhorias urgentes no local. Faça chuva ou faça sol, estarei sempre cobrando por melhorias nas rodovias do nosso estado", disse Jari, no final da tarde de sábado, após passar pela rodovia.

APROVAÇÃO DAS CONTAS- As contas do exercício de 2022 do prefeito de Três Rios, Joa, esta na fila para ser votado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) até 31 de janeiro. No ano passado, o conselheiro do Tribunal, Marcelo Verdini Maia, apontou irregularidades, entre elas o FUNDEB. Caso não tenham sido sanadas, as irregularidades podem levar a reprovação, o que coloca nas mãos da Câmara a decisão, que pode levar Joa a ilegibilidade.

OPERAÇÃO DA PF - Na semana passada, a Prefeitura Petrópolis protagonizou mais uma operação de busca e apreensão, dessa vez feita pela Polícia Federal, para investigar desvios de recursos do PNAE - Plano Nacional de Alimentação Escolar. A Operação Farnel apurar possível fraude em planilhas de prestação de contas apresentadas por uma associação de produtores rurais à Prefeitura para recebimento dos recursos do PNAE. O processo segue em segredo de Justiça, mas pelos relatórios apresentados à pedido da Polícia Federal as planilhas entregues durante a gestão do ex-prefeito interino Hingo Hammes, estão fora da lista de investigação.

CHINA - Um dos grandes planos da China é instituir o que está chamando de "Nova Rota da Seda". Na antiguidade, essas rodas eram caminhos usados pelos chineses para exportar seda para outros países. Na "Nova Rota da Seda", a China quer expandir o comércio de seus produtos, especialmente pelo hemisfério Sul, pela África e o continente americano. E o Brasil, naturalmente, está nos planos. Na semana passada, o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, esteve com o ministro de Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, tratando da expansão desses negócios.

DIÁLOGO - Wang Yi participou no Brasil da 4ª Reunião do Diálogo Estratégico Global Brasil-China. O ministro chinês discutiu com Alckmin a produção de acordos bilaterais em comércio e ciência, tecnologia e inovação. A China tem grande interesse em investir na chamada "economia verde", ponto também de interesse de Alckmin. Na produção, por exemplo, de energia eólica e carros elétricos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.