Por:

PINGA-FOGO

TARCÍSIO DECOLA - A mexida do PT com a dupla Boulos/Marta só acirrou a candidatura do deputado Tarcísio Motta do PSOL à prefeitura do Rio. A militância raiz do petismo fluminense, comandada por Lindbergh Farias, vai mesmo de Tarcísio. Eles apostam que o prefeito Eduardo Paes não abrirá mão da vaga de vice para um petista. O PT, para não ficar a ver navios, dará o troco liberando parte da sua militância para apoiar o PSOL.

PRIMEIRA-DAMA - A deputada Tabata Amaral vai tentar conquistar o eleitorado nordestino em São Paulo. Tem uma carta de sedução infalível. É, na prática, a primeira-dama de Recife, como namorada do prefeito João Campos. Ele promete ir a São Paulo pedir voto a ela. João vai na condição de bisneto de Miguel Arraes, que ainda vive no imaginário nordestino.

ESPECIALISTA - O ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, foi contratado por vários candidatos na eleição de 2024. Sua agenda está cheia e a consultoria eleitoral incluiu candidatos de diferentes regiões e vários partidos políticos. Cabral só aceita como cliente nomes realmente competitivos. Para dois deles, ele desaconselhou o lançamento de candidatura depois de analisar o quadro eleitoral do município.

ARMADILHA - Um deputado estadual do Rio estava desconfiado que poderia ser gravado em recente viagem ao interior. A desconfiança aumentou depois que tentou mudar de quarto no hotel, mas não deixaram. Insistiu, porém a recepção não permitiu a mudança. Resolveu o assunto domesticamente: mandou o motorista para a suite e dormiu no quartinho reservado para o rapaz. Lá, ele pôde falar à vontade no telefone.

LEGADO - Anotem: Flávio Dino não deixará o Ministério da Justiça antes de resolver o caso de Marielle Franco. Ele colocou como ponto de honra a solução. O caso tem avançado por conta deste calendário.

O MAGO - O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, tem que agradecer a articulação de Fabio Wajngarten para trazer o ex-presidente Jair Bolsonaro e o governador Tarcísio de Freitas para a sua campanha. Ninguém acreditava na chance de Nunes e foi Wajngarten que cacifou o prefeito do MDB junto ao núcleo duro do Bolsonarismo. Aliás, todos hoje concordam que o horizonte seria outro se ele tivesse continuado na comunicação do governo.

TABATA REBATE GENOINO - Na disputa pela prefeitura de São Paulo, a deputada Tabata Amaral (PSB) não perde oportunidades de fazer contraponto a posições mais radicais vindas do Psol e do PT. Ela busca viabilizar-se retirando da candidatura de Guilherme Boulos (Psol) os votos mais ao centro. Assim, na terça-feira (22), posicionou-se nas redes sociais contra as declarações do ex-deputado José Genoino, que admitiu apoiar boicote a empresas "de judeus" como protesto às posições de Israel na guerra contra o Hamas no Oriente Médio. Para Tabata, tal posição "é um absurdo".

ANTISSEMITA - "O incentivo a um 'boicote às empresas de judeus' é absurdo, antissemita e não deveria caber em um país democrático e plural", protesta Tabata. "Incitações como essa nunca constroem pontes, apenas muros e mais divisões. Devemos lutar contra o ódio e os extremismos, não importa de que lado venham".

RECURSOS PARA NOVA IGUAÇU -  O município de Nova Iguaçu, que ainda sofre as consequências do forte temporal que atingiu a região metropolitana, receberá mais de R$ 1 milhão para obras de drenagem, concretagem e pavimentação, através de emenda impositiva apresentada pelo deputado estadual Carlinhos BNH (PP) ao orçamento de 2024, já aprovado pelo governador Cláudio Castro. No total, o município da Baixada Fluminense terá em caixa o valor de R$ 1.087.437,00, recurso que Carlinhos BNH destinou para que sejam realizadas intervenções em diversas regiões da cidade.

UNIÃO DE ESFORÇOS - Além da mobilização dos governos municipal e estadual, o município de Nova Iguaçu também receberá ajuda do governo federal. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu a situação de emergência em seis municípios (sendo cinco da Baixada), devido aos danos causados pelas fortes chuvas. Dessa forma, a ajuda e a liberação de recursos federais para as regiões afetadas poderão acontecer com maior celeridade. A medida contempla Rio de Janeiro, Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu e São João de Meriti.

PARATY INTERNACIONAL - O prefeito de Paraty, Luciano Vidal, desembarcou em Madri, na Espanha,  para participar da 44ª edição da Feira Internacional de Turismo (Fitur), uma das mais importantes do mundo. O evento começa na próxima quarta-feira (24) e segue até o domingo (28).  O prefeito está junto com o diretor de Patrimônio Mundial da prefeitura de Paraty, Gabriel Costa, e com a secretária Adjunta de Turismo, Sandra Barros. Eles aproveitaram o encontro para falar das maravilhas do município, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade. "Nosso município marcando presença no mercado internacional voltado ao turismo na Europa. No evento estiveram presentes vários atores importantes do setor e colheremos bons frutos desse encontro que fez surgir diversas parcerias entre Paraty, agências, empresários e autoridades locais", resumiu o prefeito.

ALIADOS - O prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo (PSB), trouxe mais um antigo integrante da oposição para compor o governo. Desta vez, é Hugo da Costa Bento, que foi secretário de Assistência Social no governo interino de Hingo Hammes (União) e possuía ligação com nomes do Republicanos. Hugo foi nomeado como gerente de terminais da Companhia Petropolitano de Trânsito e Transportes (CPTrans), dentro da diretoria de outro ex-integrante da oposição, Elias Montes.

BOLSONARISTA? - Elias Montes foi candidato a prefeito de Petrópolis em 2020. À época, se apresentava como um representante bolsonarista e, agora, acabou embarcando num governo de esquerda e apoiador do presidente Lula (PT).

DANCINHA - Quem também esteve como candidato a prefeito em 2020, é o atual secretário de Segurança, Serviços e Ordem Pública (SSOP), Ramon Mello. Nas redes sociais, já tem gente lembrando das críticas que o então prefeitável tinha feito a Bomtempo em debates. Agora, Mello faz até dancinhas para anunciar os feitos do governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.