Coluna Magnavita: Castro não descarta a possibilidade de ficar até o final do mandato e depois ir para TCE

Por Cláudio Magnavita

Cláudio Castro

O governador do Rio, Cláudio Castro, confirmou à coluna que estuda a possibilidade de ficar até o final do seu mandato em 2026. Há uma corrente política que pede para ele coordenar pessoalmente o processo da própria sucessão. Ao completar o mandato de governador, ele iria para uma vaga no Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ). Não é a primeira vez que Castro pensa em ficar os quatro anos no governo.

A decisão beneficiaria indiretamente dois políticos: o senador Carlos Portinho, que poderia pleitear a reeleição, e o deputado Rodrigo Bacellar, que pode concorrer ao governo do Rio, sem disputar com um ocupante do Palácio Guanabara. Não teria a concorrência da máquina do estado.

 

URNAS

Aviso aos navegantes: o governador Cláudio Castro teve na última eleição 100 mil votos a mais que o ex-presidente Jair Bolsonaro no estado do Rio.

TROCA DE CADEIRAS

O quinto andar do Guanabara já começa a pensar na lista de secretários que terão de se descompatibilizar em abril para concorrer às eleições municipais, em outubro. A ideia é definir os sucessores dentro da alianças partidárias.

HORA DE RETRIBUIR

No corte do sentimento político da semana, o governador Cláudio Castro só vai mergulhar na campanha municipal para ajudar os prefeitos que foram extremamente fiéis na sua eleição, em 2020.