PINGA-FOGO
A FORÇA DE BENJAMIN - O presidente da CSN, Benjamin Steinbruch, é um homem de sorte. Vai ter o seu advogado, Manoel Carlos Almeida Neto, como braço direito de Ricardo Lewandowski. Ele aceitou ser o secretário-executivo do Ministério da Justiça. O cargo é o segundo mais importante da pasta. Manoel Carlos ocupava, havia oito anos, o cargo de diretor jurídico da empresa. A saída foi tema de conversa com o presidente da empresa, Benjamin Steinbruch. Manoel Carlos de Almeida Neto foi Secretário-Geral da Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante a gestão de Lewandowski no comando das duas cortes. Também fez doutorado e pós-doutorado em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo (USP), como aluno do ex-presidente do STF. Outro nome que também deve integrar a nova equipe de Lewandowski é o de Ana Maria Neves, chefe de gabinete enquanto o ministro esteve no Supremo.
O ex-secretário executivo do Ministério da Justiça, do então Ministro Tarso Genro, Luís Barreto é o atual vice-presidente de assuntos institucionais da CSN e ex-chefe de Manoel Carlos. A força de Steinbruch é inquestionável.
PRESTÍGIO - Quem tirou onda na recepção da visita ministerial à Baixada foi o assessor especial do governador, Victor Travancas. Bastou um telefonema para a Marinha e os fuzileiros navais colocaram um super helicóptero à disposição da comitiva.
DEU TROCO - O governador do Rio, Cláudio Castro, desistiu de ir a Belford Roxo, onde haveria a coletiva de imprensa da visita ministerial, depois que soube que o prefeito Waguinho havia reclamado do Inea já na porta do anexo do Guanabara, falando mal do instituto.
DANÇA DAS CADEIRAS EM ANGRA - A Secretaria de Saúde de Angra dos Reis, na Costa Verde, trocou de comando. Glauco Fonseca deixará a pasta para assumir a Superintendência para Relação com os municípios, no Governo do Estado do Rio. Rodrigo Ramos, que era o diretor geral do Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Vereador Melchiades Calazans (HTO Baixada), é o novo secretário de Saúde. Rodrigo é médico cardiologista, pós graduado e com MBA em Gestão Pública. Nos últimos três anos em que Glauco Fonseca esteve à frente da pasta, o Hospital Municipal de Angra dos Reis foi transformado em maternidade e virou referência na região.
CARRO PARA APAE - Graças a uma emenda do ex-deputado federal Luiz Antônio Corrêa, a Apae de Volta Redonda, presidida por Vitor Netto, recebeu um veículo zero quilômetro. A entrega foi feita pelo deputado estadual Munir Neto, do PSD, ao lado da secretária de Assistência Social, Carla Duarte, da presidente do Conselho da Assistência Social, Rosane Marques, e do Secretário de Ordem Pública, coronel Luiz Henrique. O ex-deputado é pai do deputado estadual André Corrêa, de Valença, e não conseguiu se reeleger nas eleições de 2022. Luiz Antônio é primeiro suplente do PP e chegou a ficar na Câmara dos Deputados, na cadeira do Dr. Luizinho, quando ele era Secretário Estadual de Saúde.
PF NA PORTA - Nesta terça-feira (16), o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, acordou com mais uma operação de busca e apreensão na sua porta. Dessa vez, a Polícia Federal realizou mais uma fase da Operação Farnel, que investiga possíveis desvios de recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na merenda escolar da cidade. A investigação aponta que uma associação de produtores rurais alterava planilhas de prestação de contas entregues à Secretaria de Educação. A investigação começou em 2018.
DESSERVIÇO - E mais uma vez a prefeitura prestou um desserviço. Em um vídeo, publicado nas redes sociais oficiais, a secretaria de Educação, Adriana de Paula, e o secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Ramon Mello, jogam a culpa para governos anteriores, dizem que a operação da PF se refere à gestão do ex-prefeito Bernardo Rossi e do ex-prefeito interino, Hingo Hammes. E não explicou o principal, o alvo da operação é a associação de produtores e, se for comprovado, servidores da Prefeitura.
RESPOSTA - O vereador Hingo Hammes aproveitou que foi citado e, também pelas suas redes sociais, esclareceu que a operação realizada pela PF para apurar denúncias relacionadas à irregularidades na Associação dos Produtores Rurais é desdobramento de investigação que começou em 2019 e segue até hoje. "Em 2021, colaboramos com essa apuração, com a realização de vistorias e entrega de documentos. A ação da PF, hoje, é mais uma etapa dessa investigação que é imprescindível à conclusão do inquérito", disse Hammes. Agora, a prefeitura vai ter que explicar por que foi pega de surpresa com a operação da PF nesta terça-feira, se estavam cientes da investigação.
PREFEITOS NO PALÁCIO - Depois da reunião realizada no Palácio Guanabara, nesta terça-feira (16), com os prefeitos das cidades mais afetadas pelas chuvas na Baixada Fluminense, apenas três alcaides da região participaram de um almoço promovido pelo governador Cláudio Castro: Glauco Kaizer (Queimados), Wilson Reis (Duque de Caxias) e Fernanda Ontiveros (Japeri). Pela intimidade nos comes e bebes com Kaizer, não restaram dúvidas do apoio do governador à reeleição do prefeito de Queimados, filiado ao Solidariedade.
PRÉ-CANDIDATURA EM CAXIAS - A professora e líder sindical Rose Cipriano, será uma das candidatas ao Legislativo municipal de Duque de Caxias pela federação PSOL, PSB e Rede, em outubro deste ano. À coluna, Rose confirmou que estará na disputa pelo PSOL, partido em que já disputou outros pleitos eleitorais, como candidata a vereadora, e para o cargo de deputada estadual. A federação também já possui pré-candidato à prefeitura de Caxias. Será Wesley Teixeira, educador, ativista social e 1° suplente de deputado estadual pelo PSB.