PINGA-FOGO
PREFEITO DO LULA - Nenhum político do Rio conseguiu estabelecer uma linha direta com Lula como o prefeito de Belford Roxo, Wagner Carneiro. Ele foi recebido nesta quarta (17), em audiência privada no Palácio do Planalto, com direito a vídeo, abraço e a promessa do próprio presidente que estará visitando a cidade no próximo dia 06 de fevereiro. A química de Waguinho com Lula é impressionante. Na primeira fase do governo, a deputada Daniela Carneiro esteve à frente do Ministério do Turismo e deixou a pasta sem criar conflitos. A gratidão de Lula aumentou. Para desespero da oposição, ele pode ser chamado de "prefeito do coração de Lula no Rio". O seu empenho na campanha de 2022 conquistou o coração do amigo presidente.
O HOMEM DA ILHA - A ilha do Governador vive há décadas com problemas de energia. A lucidez neste período veio de Wagner Victer, morador e defensor da ilha. Ele colocou a casa em ordem, combatendo as fake news e ministrando que, pela primeira vez, haverá investimento para solucionar a crise por um único cabo que abastece a região. Ele foi às redes sociais e explicou que a solução está próxima. Inacreditável que um ponto estratégico para o país, com aeroporto e base militar, tenha funcionado de forma tão precária durante anos. Se a ilha fosse um município, Victer seria o prefeito.
SOLIDARIEDADE - As tragédias que acometeram o Estado nos últimos dias têm motivado as secretarias a realizarem ações solidárias. Os servidores da SETUR, por exemplo, estão trabalhando para conseguir arrecadar alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e material de limpeza. Caixas serão instaladas no Estande que fica em Copacabana, no Posto 4, para divulgar ações de Turismo, e mais dois endereços, na Rua da Glória e Buenos Aires. As doações recebidas serão levadas para o Rio Solidário que irá realizar a entrega para as famílias em condições de vulnerabilidade. A coluna ficou sabendo que ninguém foi poupado, quem não levou alguma coisa, fez um PIX para que os itens fossem comprados.
HOSPITAL REGIONAL E DR. LUIZINHO - O Hospital Estadual Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns Neumann, localizado às margens da Via Dutra, em Volta Redonda, beneficia nada menos do que 1,2 milhão de pessoas de 15 municípios da região. A inauguração ocorreu em 2018 graças às mais diversas intervenções feitas pelo deputado federal Dr. Luizinho, que na época era secretário estadual de Saúde, no governo de Luiz Fernando Pezão. O fato foi lembrado por Dr. Luizinho em postagens feitas nesta quarta-feira, nas redes sociais. No ano passado, ao retornar à Cidade do Aço para fazer entrega de ambulâncias do Samu, novamente como secretário estadual de Saúde, no atual governo de Cláudio Castro, ele fez questão de ressaltar o empenho do prefeito Antonio Francisco Neto para tirar o projeto do hospital do papel. "O Hospital Regional deveria levar o nome do prefeito de Volta Redonda Antonio Francisco Neto, caso não tivesse recebido o nome de Zilda Arns", disse, recordando-se da insistência do prefeito para que o Hospital Regional. Neto e Dr. Luizinho fizeram a aposta certa.
REDE AUTOMOTIVA QUER CRESCER NO ESTADO - A primeira loja da AutoZone, uma rede de lojas do mercado automotivo mundial, será aberta em Barra Mansa já no mês de fevereiro. Só para se ter uma ideia, a loja conta com um catálogo de mais de 60 mil itens entre peças e acessórios, disponíveis para carros e motos. Tem ainda serviços gratuitos diferenciados como scanner de motor, teste, entre outros. Sem falar na geração de emprego e renda para o município, que está apostando tudo no Condomínio Industrial, inaugurado no final do ano passado. O presidente do grupo no Brasil, Maurício Braz, já revelou a intenção de continuar investindo no Estado do Rio em 2024 e aumentar o número de unidades, abrindo filiais em Cabo Frio, Macaé, Nova Friburgo e até mesmo na capital fluminense. Boas notícias para o Estado do Rio, com certeza.
INQUÉRITO - Após a denúncia feita pela Transparência Brasil contra a Prefeitura de Petrópolis, sobre a falta de transparência na prestação de contas sobre os gastos com a recuperação da cidade após a tragédia de 2022, a 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Petrópolis do Ministério Público vai abrir um inquérito para apurar as informações que são prestadas pelo Executivo municipal. A denúncia foi feita a partir de um levantamento do Projeto 'Achados e Pedidos' que teve a participação da jornalista do grupo Correio da Manhã, Luana Motta, da Transparência Brasil e da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).
PORTAL - Após a tragédia, a prefeitura de Petrópolis lançou o portal 'Aqui Tem Transparência' para divulgar os gastos com os recursos arrecadados após o desastre. O painel foi criado a partir de um pedido do Ministério Público do Rio para que a população pudesse acompanhar todos os procedimentos, como a realização de obras e pagamentos de benefícios. O portal não atende aos quesitos de transparência e está entre os vários pontos apresentados na denúncia ao MPRJ.
CÂMARA DE QUEIMADOS - A Câmara Municipal de Queimados deu posse, nesta quarta-feira (17), à nova mesa diretora da Casa. A eleição se deu por chapa única e o vereador Tuninho Vira Virou (PP) foi eleito presidente por unanimidade. Compõem a nova mesa do Legislativo municipal, o vice Rogerinho do Salão, e o secretário Lúcio Mauro. Com a nova eleição, as comissões permanentes do parlamento foram automaticamente destituídas, e a previsão é de que os novos presidentes sejam escolhidos no prazo de até 15 dias.