PINGA-FOGO
ORÇAMENTO DIA 08 - A notícia mais aguardada do estado do Rio já tem data definitiva. Será no próximo dia 08 de fevereiro a publicação da abertura do orçamento de 2024. A notícia garantirá um carnaval feliz para os fornecedores fluminenses que não tiveram os seus processos pagos em dezembro de 23. O estado entra na sua normalidade financeira para alegria das construtoras e obras que estão em andamento.
MAIS UNIDOS - O clã Bolsonaro estava em Angra, pescando, quando chegou a notícia da busca e apreensão na residência e gabinete do vereador Carlos Bolsonaro. A informação não causou surpresa. Há semanas que se construía um cenário para inibir a atuação de Carlos. A família nunca esteve tão unida e disposta a enfrentar uma verdadeira guerra.
LOCOMOTIVA ELEITORAL - Um líder religioso de dimensão nacional está pensando em concorrer à Câmara de Vereadores do Rio. Diz que foi chamamento divino. Se sair candidato, a legenda que escolher vai eleger pelo menos cinco outros vereadores pela votação que vai trazer.
ESPANTANDO OS PEDIDOS - Para espantar os pedidos de convites e até para ingressos pagos nos dias de casa lotada, Mário Filippo Marinho resolveu sair de "férias" e ir para Dubai. Era a mensagem no seu WhatsApp. O aparelho só voltou a funcionar no dia 29. O camarote do Spanta no sábado (27), com o show de Jorge e Mateus, foi a maior concentração de autoridades por metro quadrado. Além do governo do estado, metade da Câmara dos Vereadores estava espantando o baixo astral. A vereadora Rosa Fernandes era a mais animada.
EL BRUJO DE VOLTA - Quem desembarca hoje no Rio, finalizando um raro período de férias com a família, é Rodrigo Abel. O secretário do gabinete do governador Cláudio Castro só não pôde cumprir o que prometeu à família. Ficava o tempo todo no telefone resolvendo problemas do Rio.
ALCKMIN NO RIO, COM REPÓRTERES MIRINS - O vice-presidente da República e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, deu entrevista na segunda-feira (29), aos dois repórteres mais jovens que já conversaram com ele em toda a sua carreira política. Alckmin foi entrevistado por Khamilly Paiva e Jhonata Giorgi, alunos da rede pública do Rio de Janeiro. Eles são repórteres-mirins do projeto Andar (Agência de Notícias dos Alunos da Rede), iniciativa da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
G20 - Alckmin participava do lançamento, na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), do B20 Brasil, iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que visa integrar o empresariado brasileiro ao G20, o grupo dos 20 países mais ricos do mundo, que está sob a presidência do Brasil até dezembro. Os repórteres-mirins perguntaram, então, a Alckmin, como os dois grupos se relacionam com estudantes como eles. "Tem tudo a ver com vocês, estudantes", respondeu Alckmin. "Porque o presidente Lula estabeleceu como prioridade a criação de empregos e também o meio ambiente. São temas que envolvem o presente e também o futuro. O futuro começa hoje, e se chama juventude. Se chama Kamilly, se chama Jhonata".
CASOS DE POLÍCIA - A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), responsável pelo concurso que é a nova polêmica do governo de Rubens Bomtempo (PSB) e que você confere com detalhes nesta edição do Correio, também está envolvida em outros escândalos. Um deles é um inquérito policial, aberto a pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro, que investiga a presença de um funcionário fantasma. O caso veio à tona em primeira mão pelo grupo Correio da Manhã em setembro e, à época, a CPTrans negou. No entanto, a apuração caminhou mais e, neste mês, a companhia acabou exonerando o suposto "fantasma". No momento, o inquérito está sob sigilo.
SEM FISCALIZAÇÃO - A CPTrans também é responsável pela fiscalização do transporte público e é justamente nesse tema, que enfrenta outro inquérito policial, instaurado a pedido do MPRJ. A investigação quer saber o motivo da companhia ter deixado ônibus, reprovados por questões de segurança, continuarem a rodar no município de Petrópolis.
DE MEDELLÍN PARA MESQUITA - Em 2023, a comitiva da prefeitura de Mesquita esteve em Medellín, na Colômbia, para ver de perto as transformações significativas que aconteceram na cidade, e poder trocar experiências exitosas de gestão. Agora, o município da Baixada Fluminense recebe a visita do ex-secretário de Cultura Cidadã e de Desenvolvimento Social de Medellín, Jorge Melguizo, um dos responsáveis diretos pelas políticas públicas executadas com sucesso na metrópole colombiana. O prefeito de Mesquita, Jorge Miranda, recebeu Melguizo em seu gabinete para apresentar, segundo ele, "projetos da ''Mesquita do amanhã''.
PALESTRA - Nesta terça-feira (30), ainda cumprindo agenda na cidade de Mesquita, Jorge Melguizo ministrará palestra no Centro Cultural Mister Watkins, com o tema ''Medellín: de cidade-problema a inspiração para o mundo''. A palestra master do gestor colombiano terá início a partir das 9hs, e contará com a participação de diversas autoridades municipais. O evento é aberto ao público.
AEROPORTO EM OBRAS - O prefeito de Resende, Diogo Balieiro, do PL, anunciou que a tão aguardada obra do Aeroporto Municipal começou nesta segunda-feira, dia 29. Com a reforma, o terminal poderá receber voos comerciais e noturnos, tornando-se uma importante porta de entrada para a região. "O início das obras representa um marco significativo para nossa cidade e para toda a região. Além de melhorar a infraestrutura e a segurança do aeroporto, essas melhorias têm o potencial de impulsionar nossa economia e o turismo local, tornando Resende um destino ainda mais atrativo", disse o prefeito.
INVESTIMENTOS - As obras do aeroporto incluem recapeamento asfáltico, pintura e remarcação da pista, construção de um novo terminal de passageiros, entre outras melhorias. O investimento total para a obra foi de R$ 8.291.927,14, repassado pelo senador Flávio Bolsonaro por meio do Ministério da Fazenda, como parte de novos investimentos marcantes destinados ao município de Resende.