Por:

PINGA-FOGO

COMEDIDO - O vice-governador Thiago Pampolha tem tido o maior cuidado para não desandar o clima de entendimento que foi restabelecido com o Guanabara. Na sexta, convidadíssimo para a inauguração do Terminal Intermodal Gentileza, uma agenda da Prefeitura/Governo Federal, fez novamente questão de não comparecer. O ministro das Cidades, Jader Filho, ligou pessoalmente para garantir a ida de Pampolha, já que são do mesmo partido, mas o vice, que, aliás, está no exercício do Governo, não quis cair neste canto da sereia.

A mesma postura adotou no evento do Alemão. Foi convidado pelo cerimonial da Presidência, mas não compareceu.

LEGENDÃO - A pré-campanha de Netinho Reis à prefeitura de Duque de Caxias vai ferver no dia 1º de março às 18:30, na quadra da Grande Rio. O convite, em nome do MDB, traz, com destaque, a presença do deputado Áureo Ribeiro e é assinado pelos seguintes partidos: AGIR, Avante, Cidadania, DC, PDT, PL, Podemos, PMN, Progressistas, PRD, PRTB, PSDB, Republicanos e Solidariedade.

PRESIDENCIAIS - Duas personalidades decolaram com o ato da Avenida Paulista neste domingo, 25: o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, carinhosamente aceito de volta ao ninho Bolsonarista; e o governador Tarcísio Freitas, que foi impecável como anfitrião no Palácio Bandeirantes, e demonstrou a importância da conquista do governo de São Paulo, como grande quartel general da direita brasileira. Caiado tem defendido a anistia como forma de pacificar o Brasil.

CNN BRILHOU - Entre os canais de notícias, a CNN Brasil deu um show de isenção na cobertura dos eventos da Avenida Paulista. A Jovem Pan tratou a manifestação de forma tímida, priorizando a cobertura esportiva, e a GloboNews mostrou imagens com azedos comentários contra o Bolsonarismo.

NOCAUTE DE ALCKMIN - Antes conhecido como "picolé de chuchu", o vice-presidente Geraldo Alckmin, ministro da Indústria e Comércio, segue liderando disparando a utilização criativa das redes sociais, especialmente o X (antigo Twitter). No domingo, Alckmin já brincava com a luta de boxe entre o campeão Acelino Popó Freitas e o ex-BBB Kléber Bambam. Em apenas 36 segundo, Popó demoliu Bambam. "Não será em 36 segundos, como o Popó, mas o governo do presidente @LulaOficial está trabalhando duro para nocautear os custos das nossas empresas", escreveu Alckmin em um post em que aparece numa montagem vestindo luvas e calção de boxe.

INMETRO - Na postagem, Alckmin menciona a redução das taxas do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), em 15%, para 3.157 empresas que são acreditadas pelo instituto (recebem selos de qualidade pelo que fabricam). "A Nova Indústria Brasil significa também simplificação e desburocratização para nosso setor produtivo", acrescentou Alckmin.

SOB SUSPEITA - A Câmara Municipal de Nova Iguaçu não pode avistar uma vergonha, que já quer logo passar. Se é no crédito ou no débito, não se sabe. Prova disso, é a presidência do Poder Legislativo, hoje sob o comando do vereador Dudu Reina (PDT), ter contratado uma empresa que possui um histórico nada ilibado, para organizar e promover o concurso público da Casa, que visa o preenchimento de diversos cargos. O Instituto AOCP, com sede em Maringá (PR), está envolvido em casos de suspeitas de fraudes em concursos, e não é de hoje. Parece que onde se encontram as digitais da empresa, há um rastro de esquemas fraudulentos nos certames organizados por ela, a exemplo dos concursos das polícias Civil de Goiás e do Distrito Federal. Além disso, a Câmara de Nova Iguaçu teria desprezado um estudo elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), realizado a pedido da própria Câmara, na administração anterior, justamente para pôr fim à farra de cargos comissionados no Legislativo.

VEXAME - O vereador iguaçuano, Jefferson Ramos (MDB), passou por uma verdadeira 'saia justa' no último fim de semana, exatamente na região de Austin, seu reduto político. O bairro foi um dos grandes afetados pelas fortes chuvas que caíram na noite de quarta-feira (21) em Nova Iguaçu e na Baixada Fluminense (RJ). Uma moradora deu uma 'decisão' no parlamentar, e o vídeo circulou massivamente em grupos de whatsapp da cidade e nas redes sociais. No desabafo, a moradora chama a atenção do parlamentar, que integra a base de governo do prefeito Rogério Lisboa (PP); fato destacado por ela, e que deveria ser uma ''obrigação'' de Jefferson, encaminhar as principais demandas da localidade ao amigo e aliado político.

SUSTO - A maré não anda muito boa para o prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves. Na última sexta-feira (23) a porta do helicóptero em que o prefeito estava, se soltou durante o sobrevoo em Barra do Piraí. Junto com o chefe do Executivo barrense estavam representantes do Governo Federal e das cidades atingidas pelas chuvas da quarta-feira, dia 21, que deixou quatro mortos na cidade. O incidente aconteceu enquanto eles estavam sobrevoando os pontos atingidos pelo temporal. A porta da aeronave acabou caindo em uma residência no bairro Matadouro. Apesar do grande susto, ninguém se feriu. Equipes do Corpo de Bombeiros e também agentes da Policia Civil estiveram no local.

REAJUSTE - Os vencimentos dos funcionários públicos da Prefeitura de Itatiaia terão reajuste de 6,97% retroativos a 1°de fevereiro. A revisão geral anual da remuneração dos servidores estatutários, celetistas e servidores do IPREVI (Previdência dos Servidores Públicos de Itatiaia), foi tema de um Projeto de Lei enviado pelo Executivo para a Câmara Municipal. A proposta, após tramitação nas Comissões da Casa, foi aprovada na sexta-feira (23) pelos vereadores e já sancionada prefeito Irineu Nogueira, através da lei nº1459/24. O reajuste incide sobre o valor nominal das funções gratificadas e os proventos dos servidores inativos e pensionistas que possuem paridade e outros benefícios do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Itatiaia. O percentual também vale para o reajuste do valor nominal da bolsa auxilio dos estagiários, bem como para o salário base do pessoal contratado por prazo determinado em caráter excepcional.

CSN - A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), do empresário Benjamin Steinbruch, e um consórcio liderado pela Votorantim Cimentos fizeram propostas vinculantes para a compra dos ativos no Brasil da cimenteira Intercement Participações (ICP). Segundo dados divulgados pelo Valor Econômico, o processo, que corre há alguns meses, é coordenado pelo BTG Pactual, e vem na esteira da estruturação de dívidas da companhia, que pertence à Mover, antiga Camargo Correa.

JÁ DESISTIU - Em Petrópolis, o político Leandro Sampaio mal entrou na disputa à Prefeitura e já saiu de cena . Ao Diário de Petrópolis, disse que está se afastando por questões de saúde. Leandro foi prefeito de Petrópolis entre os anos 1997 e 2000. E ainda não tinha partido definido para a pré-candidatura.

PULVERIZAÇÃO - Ele não é o primeiro a desistir antes da largada, outros pré-candidatos também deram baixa, alguns por falta de apoio de partidos. Há outros nomes mais fortes para a linha de chegada. Uma preocupação dos pré-candidatos é pulverização dos votos dos eleitores na urna. Em 2020, foram 13 candidatos concorrendo à prefeitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.