PINGA-FOGO
FILHO DE PEIXINHO - O jornalista Emanuel Alencar aceitou se filiar ao PSOL. A filiação ocorre em solenidade após o Carnaval, quando será anunciada a sua pré-candidatura a vereador do Rio. Vai ter como foco o meio ambiente (Emanuel tem livros escritos sobre a Baía de Guanabara). O rapaz tem luz própria e segue carreira política seguindo os passos do pai, o deputado federal Chico Alencar. "Vamos levar para a campanha a necessária pauta do enfrentamento aos impactos da emergência do clima. A esquerda precisa de um mandato ambientalista no Palácio Pedro Ernesto", diz Emanuel.
NOIVA DESEJADA - O PSDB virou uma noiva desejada por muitos candidatos a prefeito. O partido fez uma junta eleitoral com três grandes nomes da política fluminense: o ex-secretário Sávio Neves e os ex-deputados Márcio Fortes e Alexandre Cardoso. Os apoios serão decididos em consenso. Sávio estará em Brasília na terça (6) para uma reunião com o deputado Aécio Neves. O sobrenome não é mera coincidência: os dois são primos.
CAPPELLI AGRADECEU PAES - Ricardo Cappelli é rápido. Escolhido na própria quarta-feira (31) pelo ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, no mesmo dia seu perfil no X, antigo Twitter, já o identificava pelo novo cargo: presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). E rapidamente Capelli também agradecia ao convite que recebera do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, para integrar a sua equipe como secretário municipal.
EM JANEIRO - Eduardo Paes convidou Capelli para integrar sua equipe ainda em janeiro, logo depois do anúncio de que Ricardo Lewandowski substituiria Flávio Dino no Ministério da Justiça e que não iria mantê-lo na Secretaria-Executiva do ministério. Embora tenha sido secretário de Comunicação do governo do Maranhão, quando Flávio Dino era o governador, Capelli é carioca de nascimento.
SAÚDE - Em Petrópolis (RJ), o Hospital Santa Teresa vai manter todos os serviços do convênio com o SUS até 31 de dezembro de 2024. A unidade de saúde previa deixar os atendimentos a partir de março e só prorrogou o prazo após articulação da promotora de Justiça, Vanessa Katz, e do juiz da 4ª Vara Cível, Jorge Martins. A presença da secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, em uma das audiências, também foi fundamental para o sucesso do diálogo.
IMPORTANTE PARA A REGIÃO - É mais uma crise que o governo de Rubens Bomtempo jogou para as mãos do judiciário. Sem capacidade de articulação, as trapalhadas da gestão municipal quase custaram caro para a região. O HST é referência em atendimento do SUS em diversos serviços. Além disso, também recebe os acidentados da BR-040.
TROCA DE SECRETARIADO - O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, do Solidariedade, promoveu mudanças no secretariado e empossou os novos titulares nesta quarta-feira, 31, último dia do mês de janeiro. Tomou posse o novo secretário de Desenvolvimento Rural de Barra Mansa, Bruno Meirelles. O médico veterinário passa a ocupar a função que era exercida por Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, que, por sua vez, vai comandar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A cerimônia foi realizada no Parque Natural Municipal de Saudade, contando com a presença da vice-prefeita Fátima Lima, secretários municipais e os vereadores Paulo Sandro Soares, Casé, Maria Lúcia e Paola da Pizzaria.
SEGUNDA VEZ NO CARGO - Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, que está assumindo a pasta de Meio Ambiente pela segunda vez, vai ocupar o lugar de Vinícius Azevedo, que deixa a função por motivos pessoais. "As secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural caminham juntas. Nesta nova oportunidade, destaco a importância do Cadastro Ambiental Rural, que é realizado gratuitamente e pretendemos ampliar, além da parte de reflorestamento, que é muito importante para proteger nossas nascentes e recursos hídricos. Temos muito trabalho a realizar e fico feliz de ter sido escolhido novamente para ocupar essa secretaria", declarou Beleza.
PRÉ-CANDIDATURA EM JAPERI - O Partido NOVO, como parte da estratégia de lançar candidatos a prefeitos e vereadores nas principais cidades da Baixada Fluminense e visando ampliar sua capilaridade eleitoral, já ratificou seu pré-candidato à prefeitura do município de Japeri. O nome de consenso da legenda é o empresário Thiago Dabés, de 38 anos, popularmente conhecido como 'Zuzu do Açaí'. Zuzu é reconhecido por sua atuação empresarial através de uma rede de açaí e uma loja de laticínios de sua propriedade, gerando mais de 80 empregos na cidade. No pleito municipal de 2020, o partido não teve candidaturas ao Executivo nas cidades da Baixada. Com a mudança no comando do diretório estadual do NOVO, a região tornou-se uma das prioridades eleitorais do partido, no que tange ao estabelecimento de diálogo e propostas destinadas aos moradores da Baixada. Além de Japeri, o partido terá candidaturas nas cidades de Nova Iguaçu, Belford Roxo, São João de Meriti e Nilópolis.
MERITI É UM CASO SÉRIO - Como se já não bastasse a luta incessante de aposentados e pensionistas que ainda não receberam seus proventos, especialmente o décimo terceiro salário, a prefeitura de São João de Meriti dá mais uma sinalização de suas 'trapalhadas' administrativas, sob o comando do médico Dr. João, cujo o principal diagnóstico da gestão é a incompetência. Os moradores de Meriti, gravemente afetados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade e toda a Baixada Fluminense, estão sendo lesados na distribuição de kits e cestas básicas nos pontos de distribuição, divulgados pela própria prefeitura em seu site. Filas imensas são presenciadas, e os meritienses aguardam por horas o atendimento, quando não são surpreendidos com a mudança repentina de local. Até mesmo a distribuição do cartão 'Recomeçar', do Governo do Estado, está sendo comprometida devido ao desencontro de informações e a inoperância da municipalidade.