Governo do Estado e TAP alinham parceria para atrair mais turistas ao Rio de JaneiroSecretaria de Turismo estará presente na próxima edição da BTL, em Lisboa, Portugal, uma das maiores feiras do setor

Por

Na foto tradicional do Laranjeiras, durante o encontro, na sequência: Frederic Gossot (TAP); Carlos Antunes (TAP); secretário Nicola Miccione (Casa Civil); Luís Rodrigues (Ceo TAP); Rita Tamagnini (TAP); secretário Gustavo Tutuca (Turismo); Sérgio Ricardo de Almeida (TurisRio); e o subsecretário Nilo Sérgio Félix (Turismo)

O Governo do Estado do Rio de Janeiro segue avançando no trabalho de promoção dos seus atrativos turísticos no mercado internacional. Um encontro nesta quarta-feira (7/2), no Palácio Laranjeiras, reuniu o secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione, o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, e executivos da companhia aérea portuguesa TAP. O objetivo da reunião foi debater uma estratégia em parceria para atrair turistas dos mais de 50 destinos da Europa que são operados pela TAP.

Entre os dias 28/2 e 3/3, a Secretaria de Estado de Turismo estará na BTL Lisboa, uma das maiores feiras de turismo do mundo, com um estande próprio promovendo as 12 regiões turísticas do Rio de Janeiro. A expectativa é que a parceria entre o governo do Estado e a TAP seja sacramentada no evento.

"Eu sempre digo que promover o turismo não é um dever apenas do estado, mas também das prefeituras e da iniciativa privada. A TAP, tem sido uma grande parceira neste trabalho de promoção do Rio de Janeiro para o mercado europeu. Na última semana, recebemos um jornalista portugûes que veio fazer uma reportagem sobre o nosso estado. Ele saiu daqui encantado. Além dos atrativos turísticos, destacou a sensação de segurança que sentiu durante a sua estadia. No final do mês estaremos na BTL, e vamos avançar ainda mais na captação do turista europeu", disse Tutuca.

Atualmente, a TAP tem 10 voos semanais Rio - Lisboa; e dois voos semanais Rio - Porto; num total de 12 voos para Portugal. A partir de março, a rota Rio - Lisboa ganha mais dois voos semanais, passando de 10 para 12. No total, passam a ser 14 voos semanais para Portugal.

Em 2023, o Rio recebeu mais 1,2 milhão de turistas, sendo mais de 270 mil europeus. Portugal, ocupou a sexta colocação geral na emissão de visitantes ao Rio (32.201) e terceira no mercado europeu, atrás apenas de França (55.100) e Reino Unido (36.605).