PINGA-FOGO

Por

SENADOR - O deputado federal Marcelo Crivella confirmou à coluna que virá candidato ao Senado em 2026. A sua campanha arrebanha boa parte do eleitorado da direita e pode complicar a pretensão do PL de eleger dois senadores pelo Rio. As costuras para 2024 podem criar um fato curioso: Crivella e Eduardo Paes juntos em uma mesma chapa. Quem não sabe que a política dá muitas voltas.

DE OLHO NA MESA - O deputado federal Marcelo Queiroz segue na sua jornada em busca da sua candidatura a prefeito do Rio. Ele confidencia aos amigos que não acredita que o PP embarque na candidatura de Eduardo Paes. "Na próxima eleição da mesa da Câmara o nosso partido vai precisar do apoio do PL" afirma o deputado.

NÍSIA FALTA A DEBATE SOBRE VACINA - A ministra da Saúde, Nísia Trindade, não compareceu à sessão na segunda-feira (26) no Senado que discutia a obrigatoriedade de vacina de covid-19 para crianças abaixo de cinco anos. Nísia estava convidada, e faltou ao debate. Diante da ausência da ministra, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) requereu junto à Advocacia do Senado parecer sobre a possibilidade de interpelação judicial para que Nísia apresenta os dados científicos e técnicos que embasaram a decisão de obrigatoriedade, além de responder aos questionamentos que seriam feitos no debate.

OBRIGATORIEDADE - A sessão teve uma duração de mais de oito horas, com a presença de cientistas do Brasil e do exterior. Segundo o médico infectologista, Francisco Cardoso, o Brasil é o único país que obriga a vacinação de crianças com menos de cinco anos de idade. Segundo os palestrantes, apenas três países incluíram as crianças na vacinação obrigatória para a doença: Costa Rica, Equador e Indonésia. Nos três, essas políticas já caíram. "Não sou contra a vacina. Mas esse dado me deixou preocupada", disse Damares Alves.

COMISSÃO DE EVENTOS - Representantes de entidades dos segmentos do turismo, comércio e eventos de Petrópolis formaram uma comissão permanente de instituições empresariais para análise e acompanhamento dos maiores eventos da cidade, em particular a Bauernfest e Natal Imperial. Os setores são os maiores impulsionadores destes eventos promovidos pela Prefeitura, e também os mais prejudicados quando o evento não sai como o esperado. A meta da comissão é participar do planejamento e das fases de execução desses eventos públicos. Participam: Câmara Dirigentes de Lojistas de Petrópolis (CDL), Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Sicomércio, Associação de Guias de Turismo de Petrópolis, Associação de Profissionais de Eventos de Petrópolis (AssociEventos), Associação de Microcervejarias de Petrópolis e Associação Fluminense de Preservação.

PLANEJAMENTO - A reivindicação das entidades parte de uma insatisfação com o planejamento dos últimos eventos promovidos pela Prefeitura. No Natal Imperial, por exemplo, a Prefeitura de Petrópolis não conseguiu patrocínio e teve que encerrar a festa antes do previsto por falta de recursos.

TRABALHO E RENDA NA BAIXADA -  Por iniciativa da secretaria de Estado de Trabalho e Renda, o município de Duque de Caxias vai receber a partir desta quarta-feira, a 2ª edição do Mega Feirão de Empregos. No evento, que terá duração de três dias na Praça do Pacificador, no centro da cidade, serão oferecidas 4.000 vagas de emprego com carteira assinada. Com exclusividade à coluna, o secretário de Estado de Trabalho e Renda, Arthur Monteiro, comentou sobre mais uma edição do evento, desta vez, na Baixada Fluminense. ''Nós temos a convicção de que ações como o Mega Feirão de Empregos em Duque de Caxias, são ações públicas que trazem empregabilidade, renda e emprego formal à população. E como um todo, movimenta de forma significativa a economia do nosso estado. É uma determinação muito forte do governador Cláudio Castro, para que a nossa secretaria promova ações como essa em todas as regiões'', pontuou o secretário.

INFRAESTRUTURA E EDUCAÇÃO  - As escolas estaduais do município de Nova Iguaçu receberão mais de R$ 815 mil em emendas impositivas, destinadas pelo deputado estadual Carlinhos BNH (PP) para a melhoria da infraestrutura das unidades. A aplicação dos recursos já foi assegurada com a aprovação do orçamento de 2024 pelo governador Cláudio Castro. A iniciativa, segundo o parlamentar, busca a garantia de espaços adequados para a prática esportiva e a devida aplicação de aulas estabelecidas na grade curricular.

TRAIÇÃO? -  O empresário Mauro Campos, pré-candidato à prefeitura de Volta Redonda, anunciou nesta segunda-feira (26) seu desligamento do diretório do Partido Liberal (PL) na cidade. Em vídeo publicado em suas redes sociais, Mauro cita que integrantes do partido estariam em conversa com o atual prefeito da cidade, Antonio Francisco Neto. Segundo Mauro, a ação não foi "uma atitude verdadeira de um bolsonarista". Ele ainda anunciou uma transição suave para disputar as eleições pelo partido Novo. Apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro, Campos assumiu a presidência do PL em Volta Redonda em junho do ano passado.