Por:

Nomeado pelo Papa Francisco como o novo bispo de Petrópolis, Dom Joel se despede do Rio

A missa de despedida de Dom Joel Portella Amado do Rio foi celebrada na manhã deste sábado (2) pelo Cardeal Orani Tempesta, na Paróquia Santa Rosa de Lima, na Barra da Tijuca, onde Dom Joel já foi pároco.

A celebração contou com a presença do prefeito Eduardo Paes; do presidente da Câmara Municipal, Carlo Caiado; de diversos bispos e padres, além de pessoas que acompanharam a trajetória do bispo, especialmente a comunidade da Barra da Tijuca. O prefeito agradeceu publicamente na missa a liderança e o seu trabalho pastoral, desde que se conheceram em 1992 na Barra.

Dom Joel é um dos quadros mais qualificados do clero do Rio de Janeiro. Doutor e ex-professor da PUC-Rio, realizou alguns dos maiores e mais difíceis trabalhos da Igreja no Brasil: foi Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) até o ano passado e Secretário-executivo da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro até 2013.

Apesar de estar deixando o Rio, Dom Joel afirmou: "estou saindo do Rio, mas o Rio não irá sair de mim".

A missa de posse em Petrópolis será na Catedral da cidade no próximo fim de semana. Os petropolitanos terão o privilégio de ter um dos melhores bispos do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.