PINGA-FOGO

Por

MUDANÇA NO 1º ESCALÃO - O governador Cláudio Castro se debruça nesta segunda, 04, sobre o desenho do seu secretariado. Vão acelerar as saídas por questão eleitoral e por motivos políticos. Novo desenho dentro da aliança partidária.

VAZOU - O segredo da fonte é a essência do jornalismo. A matéria publicada no domingo, 03, em O Globo, com o perfil de Rodrigo Bacellar trouxe uma surpresa, quando a autora revelou quem confirmou os cargos de secretários que estariam "ligados " ao presidente da Alerj.

A VOZ DE PETRÓPOLIS - O campeão de votos na eleição para vereador de Petrópolis deverá ser o jornalista e apresentador do programa A Voz da Cidade da TVC, Nei Carvalho. Ele é conhecido como o Datena da Região Serrana. Sua pré-candidatura pelo partido Progressistas foi lançada com o apoio do deputado Marcelo Queiroz, que esteve sábado, 02, na cidade para um evento em torno de Carvalho. Ele entrou no PP com o aval do Dr Luizinho e do presidente nacional, Ciro Nogueira.

PRESTIGIADO - Revoada de políticas sábado em Mendes para abraçar o aniversariante da semana André Ceciliano. Muita prosa sobre eleição de 2024.

ZIULKOSKI FICOU - "Eterno" presidente da Confederação Nacional dos Municípios, o gaúcho Paulo Ziulkoski conseguiu se reeleger novamente. Pela primeira vez, essa recondução teve contestação, e Ziulkoski teve que disputar com outro adversário. Ele obteve na sexta-feira (1) 55,77% dos votos contra o ex-presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda, que recebeu 44,23%. Julvan tentou vencer Ziulkoski numa articulação com prefeitos do Sudeste e do Nordeste.

27 ANOS - Ex-prefeito da cidade de Mariana Pimentel, no Rio Grande do Sul, Ziulkoski domina a Confederação Nacional de Municípios há 27 anos. Nesse período, ele só ficou fora da presidência da CNM entre 2018 e 2021.

TURISMO E PERSE - Na terça-feira (5), o Senado fará uma sessão de debates para discutir os impactos no setor hoteleiro com a extinção gradual do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). Criado durante a pandemia de covid-19 para ajudar o setor que, por causa do isolamento, não podia fazer eventos, o programa foi suspenso pelo governo no fim do ano passado. Grupos do setor brigam pela volta do programa. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, porém, chegou a indicar que houve desvio e uso indevido das verbas, até para lavagem de dinheiro.

NOSSO BAIRRO - Com a proximidade da abertura da janela eleitoral, na próxima quinta-feira, dia 07, pré-candidatos voltaram a visitar os bairros, comer pastel de feira e pegar criança no colo nas comunidades. Quem andava sumido voltou a aparecer, como o vice-prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi, que na última semana comandou um encontro na comunidade do Itamarati com todo o secretariado. Na pauta, serviços básicos: asfaltamento, capina, iluminação pública… A última vez que Mustrangi tinha sido visto publicamente no bairro foi em janeiro de 2022, acompanhando uma vistoria após uma forte chuva na cidade.

SUSPENSO - O juiz Rubens Soares Sá Viana Júnior, da 4ª Vara Cível de Petrópolis, mandou suspender um pregão da prefeitura de Petrópolis estimado em R$ 64 milhões para contratar mão de obra terceirizada para as escolas municipais. Foi concedido um mandado de segurança a pedido de uma das empresas interessadas no certame, que alega que o edital não foi baseado na nova lei de licitações nº 14.133/2021. O pregão prevê a contratação de auxiliar de serviços gerais, cozinheiro, cuidador, intérprete de libras, entre outros.

LINDBERGH É TUNINHO - O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores de Nova Iguaçu (RJ) ratificou na manhã de domingo (03) o que a coluna já havia sinalizado recentemente. O nome do empresário e ex-vereador Tuninho da Padaria como pré-candidato à prefeitura de Nova Iguaçu pelo PT, contando com apoio explícito do ex-prefeito e deputado federal Lindbergh Farias, e da alta cúpula petista, numa tentativa de recuperação do capital político do partido, não apenas em Nova Iguaçu, mas em toda a Baixada Fluminense. A reunião, que aconteceu na sede do PT do município, contou com a presença do próprio Lindbergh, além da prefeita de Japeri, Fernanda Ontiveros (PT) e vários pré-candidatos ao cargo de vereador.

CANDIDATURA FEMININA EM MERITI - No último sábado (02), o PSOL de São João de Meriti (RJ) lançou oficialmente a pré-candidatura da professora e sindicalista Juliana Drumond à prefeitura da cidade, nas eleições de outubro. O anúncio foi feito pela Federação Rede-PSOL. No evento, realizado no Apart Hotel Nobile-Dutra, compareceram diversas lideranças de ambos os partidos, com destaque para a vereadora do Rio de Janeiro, Thaís Ferreira, e a deputada estadual Renata Souza. O prefeito da cidade de Recoleta, no Chile, Daniel Jadue, também marcou presença no encontro. Até o momento, Juliana é a única mulher a confirmar uma pré-candidatura ao Executivo meritiense.

SEM COMEMORAÇÕES - O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, anunciou que não irá promover festividades em comemoração aos 144 anos do município, no próximo dia 10. A medida foi tomada em solidariedade às vítimas do temporal que devastou a cidade, em fevereiro. Não haverá nem mesmo desfile cívico, segundo o prefeito. "Estamos empenhados em restabelecer a normalidade e, para tanto, anunciar diversas novidades, incluindo entregas significativas que visam proporcionar dias melhores para nossa população. Pedimos sinceras desculpas a todos, mas compreendemos que, neste momento difícil que atravessamos, é fundamental que permaneçamos firmes e unidos em prol de nossa cidade", disse.

DENGUE E ELEIÇÃO EM RESENDE - Se o prefeito de Resende, Diogo Balieiro, do PL, já estava tendo dificuldade em fazer o atual secretário de Saúde, Jayme Neto, seu pré-candidato à prefeitura, decolar, a situação agora piorou. Com o município liderando os casos de dengue e de óbitos no Médio Paraíba, a gestão do secretário, que é médico, é duramente criticada. "Enquanto o prefeito está preocupado em colocar seu candidato para passear pelas ruas e fazer campanha a dengue só cresce em Resende", desabafou uma moradora. E um de seus opositores, o ex-prefeito Silvio de Carvalho também partiu para cima de Balieiro. Disse que o aumento de mais de 1600 % nos casos de dengue colocam Resende em estado crítico na proliferação da dengue. "Mortes, sofrimentos e milhões em gastos que poderiam ser evitados", disse. Detalhe: Silvio é filho do ex-deputado estadual Noel de Carvalho, amigo de primeira hora do vice-presidente Geraldo Alckmin. A ideia seria montar uma frente ampla para enfrentar o prefeito, com a possibilidade de Noel encabeçar a chapa.