PINGA-FOGO
TURISMO CONTRA DESORDEM - No mesmo dia em que o Ministério Público divulgou uma ação inédita tendo como foco a desordem urbana e a violência nas praias, praças e ruas de Cabo Frio, o mesmo tema foi tema de debates na OAB local. O Cabo Frio Convention Bureau, que reúne cerca de 160 empresários, participou de um encontro promovido pelo Trade Turístico de Cabo Frio com três vereadores, Davi Souza, Josias da Swell e o coronel Ruy França, na sede da OAB. Em pauta, a desordem urbana observada durante a alta temporada, que ocasionou em uma péssima e negativa imagem para o destino turístico.
EXPLICAÇÕES - De acordo com os representantes do Poder Legislativo, uma audiência pública acontecerá em breve para cobrar explicações do Executivo. Na reunião, representantes do turismo sugeriram ações que podem ser adotadas imediatamente, já com foco no feriado da Semana Santa e, em especial, durante toda a Melhor Temporada, que vai de março a novembro. O trade frisou que seguirá com suas ações e campanhas de divulgação do destino e que continuará cobrando do poder público o cumprimento dos deveres que lhe cabem.
AUMENTO - Os turistas reclamaram do número jamais visto de ambulantes e barraqueiros nas praias sob as vistas dos fiscais de posturas e guardas municipais. Pela primeira vez, eles invadiram até a área do Parque da Costa do Sol, nas praias do Peró e das Conchas.
DISPUTA NOS BIOCOMBUSTÍVEIS - O presidente da Comissão de Assuntos (CAE) do Senado, Wanderlan Cardoso (PSD-GO), deverá indicar a si mesmo como relator do projeto que aumenta o percentual de biocombustível no diesel. Wanderlan está sendo pressionado pelos produtores agrícolas, que são fortes no seu estado, para que relate o projeto. O governo já aumentou para 14% o percentual mínimo de biocombustível no óleo diesel. O projeto propõe que esse percentual possa aumentar para até 35%.
DELICADEZA - A auto-indicação pode gerar uma saia justa na CAE. O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) queria ser relator do projeto. O texto tem grande interesse econômico para os produtores agrícolas, fortes tanto em Goiás quanto na Paraíba. As principais matérias-primas para o biodiesel são a soja, o milho, o dendê e outras oleaginosas.
COISAS DA POLÍTICA - No lançamento da pré-candidatura a prefeito do deputado federal Max Lemos (PDT), em Queimados, no último fim de semana, uma figura notável chamou a atenção dos presentes (e dos ausentes que viram as fotos circulando em grupos de whatsapp): o prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa (PP). O alcaide fez um discurso inflamado no evento, ressaltando seu apoio à candidatura de Max na vizinha Queimados. Com um detalhe: Max Lemos foi o principal adversário de Lisboa na disputa pela prefeitura de Nova Iguaçu, nas eleições de 2020. Naquela oportunidade, Lisboa foi vitorioso logo no 1° turno, com 218.396 votos (62,10% ), seguido por Max, que obteve 48.740 votos (13,86%).
FOI NA INTENÇÃO - A presença de Lisboa no ato político teria uma razão específica, para além da 'camaradagem' e do esquecimento de rusgas políticas do passado. Em Nova Iguaçu, Lisboa busca o apoio do PDT, que tem o diretório municipal sob o comando de aliados de Max. No município, o partido ensaia lançar a candidatura do ex-prefeito Aluísio Gama. Com isso, Lisboa tratou logo de correr para tentar viabilizar o apoio dos pedetistas ao seu indicado à sucessão, nome ainda a ser oficialmente anunciado.
CRIMES RACIAIS - Petrópolis e Nova Friburgo podem ganhar este ano uma unidade da Delegacia Especializada em Crimes Raciais e Delitos de Intolerância. A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) vota, nesta semana, duas indicações legislativas para implantação das unidades. A indicação para Nova Friburgo é dos deputados Marina do Mst e Átila Nunes; já Petrópolis, a indicação é da deputada Dani Balbi.
AGENDA INTENSA - Focado no desenvolvimento do Estado do Rio, Vinicius Farah, pré-candidato à Prefeitura de Três Rios, está com uma agenda intensa. Recebeu o diretor Jurídico e Institucional da Coca-Cola, Fernando Fragata, para tratar de investimentos da multinacional no Estado do Rio; e alinhou estratégias para o Sul Fluminense com Júlio Barbosa, secretário municipal de desenvolvimento de Pinheiral. Ainda na semana passada, rumou para Brasília junto com o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, e se encontrou com o novo presidente do União Brasil, Antônio Rueda, além do Ministro do Turismo, Celso Sabino e o deputado federal, Murillo Gouveia. Haja fôlego!
DIREITO À CULTURA - O presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, está participando da 4ª Conferência Nacional de Cultura, que começou nesta segunda-feira, dia 4, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O tema desta edição é "Democracia e Direito à Cultura", e o evento deve reunir mais de três mil participantes de todo o Brasil. Até sexta-feira, dia 08, a conferência vai debater políticas públicas culturais e reconstruir o Plano Nacional de Cultura (PNC) para os próximos 10 anos, revisando o Sistema Nacional. As propostas aprovadas durante o evento vão fundamentar as diretrizes do novo plano para a pasta na próxima década.