PINGA-FOGO
INSTITUTOS DO BRASIL ACOMPANHARAM ELEIÇÃO EM PORTUGAL - Dois institutos de pesquisa acompanharam de perto as eleições para o parlamento de Portugal, que aconteceram no domingo (10). O Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econõmicas (Ipespe), do cientista político Antônio Lavareda fez trekkings (pesquisas diárias, por telefone) acompanhando a evolução do humor do eleitorado português. E o Paraná Pesquisas fez também levantamento no país. Ambos os institutos mostravam a disputa política apertada entre a Aliança Democrática (que reúne partidos de centro-direita) e o Partido Socialista (de centro-esquerda, hoje no poder) pelo primeiro lugar, com o Chega, de direita em terceiro lugar. A situação mostrava que o campo conservador elegeria mais cadeiras no Parlamento.
PARANÁ TAMBÉM NOS EUA - Depois da experiência em Portugal, a primeira no exterior, o Paraná Pesquisas também planeja aventurar-se nos Estados Unidos. Em novembro, o país elegerá seu novo governo, na disputa entre o democrata Joe Biden, que tenta a reeleição, e o ex-presidente republicano Donald Trump.
PINHEIRAL NAS OBRAS DO PAC - O município de Pinheiral foi selecionado no edital do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que beneficiará o "Jongo" na elaboração do projeto do "Parque Temático da história do negro e sua contribuição na formação do Vale do Café. O projeto do parque prevê a construção, nas ruínas da antiga Fazenda São José dos Pinheiros: Museu do Jongo, Escola de Jongo, Centro de visitação, Biblioteca afro e Restaurante étnico local. O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, destacou que a seleção do projeto pelo governo federal representa um marco significativo para o município. "Essa conquista é motivo de alegria e expressa nossa profunda gratidão ao Governo Lula e ao Ministério da Cultura", disse o prefeito.
SEIS PROJETOS DE ANGRA SELECIONADOS - Na região da Costa Verde, a Prefeitura de Angra dos Reis teve seis projetos selecionados para receber investimento do chamado de PAC Seleções, nas áreas de saúde, educação e cultura: compra de dois ônibus escolares, construção de uma Unidade Básica de Saúde (na Japuíba), uma policlínica regional e um CEU de Cultura, além da restauração do convento de São Bernardino de Sena (no Centro). O prefeito Fernando Jordão esteve presente na cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, na quinta-feira (7), que reuniu prefeitos, governadores, deputados, senadores e representantes do Executivo Federal.
DOM JOEL PORTELLA AMADO - Dom Joel Portella Amado é o novo bispo da Diocese de Petrópolis, na Região Serrana do Rio. Nomeado em janeiro deste ano pelo Papa Francisco, Dom Joel assume a missão de pastorear as paróquias de Petrópolis, Teresópolis, Magé, Guapimirim, Areal e São José do Vale do Rio Preto. Além do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino e a Universidade Católica de Petrópolis. A posse aconteceu no último sábado (9), em uma cerimônia na Catedral São Pedro de Alcântara, que reuniu fiéis, bispos e padres de todo o território fluminense e de alguns estados do país. Dom Joel é o sexto bispo da Diocese de Petrópolis e assume no lugar de Dom Gregório Paixão, que após 12 anos, foi nomeado pelo Papa Francisco, arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza.
APOIO - A divisão no diretório do PSD em Petrópolis antecipou o anúncio de apoios importantes para as eleições municipais deste ano. Além da mudança de Rosangela Stumpf, que deixou o diretório municipal, e a vereadora Gilda Beatriz, para o Partido Progressistas (PP), um petropolitano "carioca" confirmou o apoio ao pré-candidato do PP, Hingo Hammes, à prefeitura de Petrópolis. O deputado estadual e atual secretário de Inclusão e Diversidade Religiosa da cidade do Rio, Sérgio Fernandes (PSD), disse ao Correio que respeita a posição do partido, mas no campo pessoal, seu grupo político está com Hingo.
LIVRAMENTO - Serginho criticou a falta de diálogo na mudança no diretório municipal do PSD, mas, animado, disse ao Correio que o grupo político de Hingo está de braços abertos para receber Rosangela e Gilda. "Toda retirada que é feita sem diálogo, sem conversa, é ruim, mas faz parte do processo político. O Coruja é presidente da Câmara, tem condição de tocar o partido aqui na cidade de Petrópolis. E a Rosangela, estamos de braços abertos esperando por ela. Ela é uma pessoa extremamente competente, capaz e tenho certeza que ela tem muito a contribuir no cenário eleitoral de Petrópolis".
DISPUTA EM NOVA IGUAÇU - A cidade dos dourados laranjais, Nova Iguaçu (RJ), possui até o momento, três pré-candidatos à prefeitura. O primeiro da fila a se colocar declaradamente como pré-candidato a prefeito, foi o empresário e presidente municipal do União Brasil, Clébio Lopes Jacaré. O segundo e mais recente, com as bênçãos do deputado federal e ex-prefeito, Lindbergh Farias, foi o ex-vereador Tuninho da Padaria, confirmado como o nome do PT na disputa. E por último, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Dudu Reina (PDT), nome definido pelo grupo político do prefeito Rogério Lisboa (PP). Os partidos PSOL e REDE, através da federação, também avaliam a possibilidade de lançar um nome ao Executivo municipal, algo ainda a ser confirmado.
DISPUTA EM MESQUITA - O vereador de Mesquita (RJ), Roberto Emídio, é mais um a colocar o nome como pré-candidato à prefeitura, em outubro. Emídio, vereador mais votado da cidade na última eleição, e que integrou a base aliada do prefeito Jorge Miranda (PL), rompeu politicamente com o gestor e partiu para a oposição, sendo convidado a se filiar ao PDT e disputar o comando do Executivo municipal. No grupo político do prefeito Jorge Miranda, o nome ainda a ser confirmado é o do jovem Alex Maroto. Na oposição, além de Emídio, já se apresentaram como pré-candidatos o ex-prefeito da cidade, Gelsinho Guerreiro (Republicanos), e o advogado Dr. Luiz Cláudio (PT).