PINGA-FOGO
CÂMARA VOLTA TER UM ULYSSES GUIMARÃES - A estátua de Ulysses Guimarães está bem à frente da entrada principal do plenário da Câmara, como se fosse ele uma espécie de patrono dos deputados. Trinta e dois anos depois da morte de seu patrono, cujo corpo desapareceu na costa de Angra dos Reis após um acidente de helicóptero, a Câmara voltou a ter um Ulisses Guimarães. Desta vez, porém, com "i" em vez de "y". Do mesmo partido do velho patrono, o MDB, Ulisses assumiu na terça-feira (12) como deputado federal na vaga de Newton Cardoso Jr, que pediu uma licença temporária. Ulisses Guimarães é médico e já foi prefeito da cidade de Poços de Caldas.
BELEZA ECONÔMICA - Avançou no Senado projeto que inclui atividades ligadas à área de beleza, como bronzeamento natural e artificial, design de sobrancelhas e depilação, na Classificação Nacional de Atividades Econômicos (CNAE). O projeto é da ex-deputada Celina Leão (PP), hoje vice-governadora do Distrito Federal e foi aprovado na terça-feira (12) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, com parecer favorável da senadora Damares Alves (Republicanos-DF).
CIDADANIA - Em Nova Friburgo, a tentativa de homenagear o ex-presidente Jair Bolsonaro e sua esposa Michelle Bolsonaro, acabou em nota de repúdio. No mês passado, o vereador Isaque Demani (PP) protocolou uma indicação na Câmara Municipal para conceder ao casal os títulos de Cidadania Friburguense, que foi aprovado pelos vereadores. Os partidos PCB e Psol de Nova Friburgo emitiram uma nota de repúdio contra a homenagem. O título é dado em reconhecimento a pessoas que contribuem para o desenvolvimento da cidade ou possuem algum vínculo afetivo.
ALIANÇAS - Algumas alianças entre partidos já foram oficializadas para as eleições deste ano em Petrópolis. O pré-candidato do Partido Progressistas (PP), Hingo Hammes, virá com o apoio do Solidariedade, União, PRD, PMN e MDB. Além de aliados de outros partidos que estão oficialmente se comprometendo já na pré-campanha.
O EX E O ATUAL - Que o coração dos queimadenses será extremamente disputado nas eleições de outubro, não é novidade. O embate eleitoral entre o deputado federal e ex-prefeito Max Lemos (PDT) e o atual prefeito de Queimados, Glauco Kaizer (Solidariedade) será intenso. Pelas redes sociais, é possível notar as discussões e comparativos de governos, com a máxima do 'quem mais fez'. Após Max promover um grande ato político em torno de sua pré-candidatura, no dia 1º de março, agora será a vez de Kaizer. O prefeito marcou para o dia 15/03 o que chama de 'mega encontro', que será realizado em um espaço localizado no bairro Vila de Tinguá, com a participação de líderes partidários e pré-candidatos ao cargo de vereador que integram a aliança do alcaide.
MDB MESQUITA - Anteriormente sondado para uma filiação ao PDT, o vereador Roberto Emídio assumiu a presidência do diretório municipal do MDB Mesquita. Emídio é pré-candidato à prefeitura, e fez o anúncio do novo comando partidário através de um vídeo gravado nas redes sociais, ao lado de Washington Reis, presidente estadual do partido, que em sua fala, deu boas vindas ao parlamentar e fez votos para que Roberto Emídio conquiste a prefeitura da cidade pela legenda.
HOMENAGEM - O deputado estadual Jari Oliveira (PSB) promove, nesta quinta-feira, dia 14, a partir das 19h30, uma solenidade para prestar homenagem a pessoas e instituições do Sul Fluminense, que mereceram destaque nas suas áreas de atuação. A cerimônia, no plenário da Câmara Municipal de Volta Redonda, vai reunir os agraciados com comendas indicadas pelo parlamentar e aprovadas pela Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) durante o ano de 2023. Serão 26 agraciados, entre eles estão o Observatório de Direitos Humanos Sul Fluminense (ODH-SULFLU), que receberá o Prêmio Marielle Franco; a Incubadora Tecnológica de Empreendimentos de Economia Solidária do Médio Paraíba (InTECSOL), que leva o Diploma Paul Singer; e o advogado Leandro Pereira de Souza, que ganha o Diploma Juíza Patrícia Acioli de Justiça e Cidadania, entre outros. Na mesma cerimônia, o deputado Jari também entrega Moções de Congratulações ao enxadrista Luiz Eduardo da Trindade Nascimento, ao médico legista Ricardo Campos Barcellos, à Fanfarra de Ex-Alunos da ETPC (Escola Técnica Pandiá Calógeras) e ao Bloco Carnavalesco Os Caretas.
MOÇÃO VERDE E AMARELA - O vereador de Volta Redonda, Hálison Vitorino (PP), entregará uma moção de aplausos ao Movimento Vem pra Direita, nesta sexta-feira, dia 15, às 18h30, na Câmara Municipal. Segundo ele, a moção se deve ao notável trabalho que o movimento, que completa 9 anos, tem desempenhado na defesa dos valores conservadores e na luta contra a corrupção em todo Brasil, com especial destaque para as suas atividades no âmbito do município de Volta Redonda. "O Vem pra Direita é um movimento democrático e plural que emergiu da mobilização espontânea da sociedade civil em busca de um Brasil melhor. Cidadãos brasileiros de Volta Redonda provenientes de diversas classes sociais e faixas etárias, uniram-se desde 16 de março de 2015 para enfrentar a grave crise econômica, política, social e ideológica que assolava nosso país", disse Hálison.