Consepre: desafios contemporâneos do Direito e da imprensa

Por

Plenário Desembargador Estenio Cantarino Cardozo ficou lotado na manhã do primeiro dia de trabalho do Consepre, no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

Para finalizar o segundo dia de reuniões do X Encontro do Conselho dos Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), no Rio, o governador Cláudio Castro foi o anfitrião, nesta quinta-feira (14), do jantar realizado no Palácio Laranjeiras aos presentes no evento, que acontece até este sábado (16). Na ocasião, o governador foi homenageado pelo presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Cardozo, e pelo presidente do Consepre, desembargador Carlos França, que também preside o Tribunal de Justiça de Goiás.

Direito e Imprensa

O segundo dia de reuniões do Consepre foi marcado por debates, informações e reflexões sobre os desafios do Judiciário e da imprensa na contemporaneidade, com o ministro e corregedor nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, e o presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), jornalista Merval Pereira. As palestras ocorreram no Plenário Estenio Cantarino Cardozo, no Fórum Central, nesta quinta-feira (14).

O ministro Luis Felipe Salomão palestrou sobre os desafios do Poder Judiciário no novo milênio. Entre as novidades anunciadas pelo ministro, destaque para a capacitação de cartórios extrajudiciais para auxiliar no combate à lavagem de dinheiro e terrorismo. O magistrado foi homenageado no encontro.

A segunda palestra foi do presidente da ABL e jornalista, Merval Pereira. Ao discorrer sobre a imprensa e seu papel contemporâneo, Merval disse que as empresas de comunicação buscam novos modelos econômicos de gestão e que as redes sociais difundiram o alcance das notícias veiculadas pelo jornalismo profissional. Por outro lado, os algoritmos das redes priorizam a disseminação de discursos de ódio, fake news e outros conteúdos, que acabam ganhando maior alcance.