Por: Cláudio Magnavita

Coluna Magnavita | Em evento do Progressitas, Governador Castro sinaliza apoio a pré-candidatura de Marcelo Queiroz à prefeito

Na hora desta foto, o governador Cláudio Castro falou: "o atual e o futuro prefeito do Rio em uma só fotografia!" | Foto: Foto Cláudio Magnavita

PERDEU O REBOLADO - O prefeito do Rio, Eduardo Paes, foi ao Hotel Fairmont prestigiar o evento da Fundação Francisco Dornelles, do partido Progressistas, e tinha a chance de tirar "um sarro" do pré-candidato da legenda a prefeito do Rio, o deputado federal Marcelo Queiroz. Na sala vip, o tiro saiu pela culatra. Na hora de uma foto que reunia Paes, Queiroz, Arthur Lira, Cláudio Castro, Dr Luizinho, Ciro Nogueira, entre outros, ele teve de ouvir do governador uma frase "Foto boa… o atual e o futuro prefeito do Rio na mesma foto". Uma referência elogiosa à presença do pré candidato do PP.

SORRISO AMARELO - Eduardo Paes, no curto tempo que permaneceu na sala VIP do evento do Progressistas, pôde testemunhar que a candidatura de Marcelo Queiroz é para valer.  Ao sair de fininho para a solenidade de transmissão do cargo de prefeito para o presidente do TCM - Tribunal de Contas dos Município, Luiz Guaraná, Paes evitou ficar no palco e deixou de ouvir uma nova saudação do governador Cláudio Castro ao deputado federal Marcelo Queiroz que incendiou o auditório superlotado.

FEIJOADA DO GUARANÁ - O presidente do TCM, Luiz Guaraná, finalmente pode assumir a cadeira de prefeito interinamente. Uma tentativa anterior esbarrou na resistência da vice-presidente da Câmara Municipal, Tânia Bastos. Desta vez a manobra deu certo. Todos os nomes na linha sucessória são candidatos ao legislativo municipal e, se assumissem, ficariam inteligíveis.

O vice-prefeito Nilton Caldeira é pré-candidato pelo PL a vereador. Para ele, foi arranjada uma viagem a Portugal, com algumas micro-agendas oficiais para justificar os custos da viagem.

Para o presidente da Câmara, Carlo Caiado, foi destinada a mesma programação de Eduardo Paes com agenda olímpica. Já para Tânia Bastos, uma viagem a Buenos Aires para um encontro de mulheres. Tudo pago pelo erário municipal e com a garantia que o TCM não vai reclamar. A estimativa é de R$ 500 mil reais entre passagens, diárias e ida de assessores.

Todos aplaudiram o gesto de colocar no currículo de Guaraná alguns dias como prefeito do Rio. Ele começou a vida pública como prefeitinho e agora com cabelos grisalhos terá alguns atos publicados no Diário Oficial com a sua assinatura na chefia do Executivo.

Inusitada foi a passagem de comando para o interino com solenidade e feijoada festiva no Palácio da Cidade, que, segundo Paes, iria se "prolongar por toda a interinidade". Brincadeiras à parte, o gesto de Paes retribui a gratidão a um dos seus mais fiéis escudeiros.

Quem foi à feijoada de Guaraná foi o governador Castro, recebido festivamente no Palácio da Cidade. Ele teve de ouvir uma declaração curiosa do prefeito. No seu discurso, afirmou que ele "tem sido um fofo com o governador". Horas antes, Eduardo Paes disse que até outubro será amigo de todo mundo.

TOUR GASTRONÔMICO - O vice-prefeito Nilton Caldeira deverá ganhar alguns quilinhos na sua viagem oficial a Portugal. Na programação, que a prefeitura vazou o roteiro, estão inclusos os melhores restaurantes do Porto e de Lisboa, como o Pedro dos Leitões, Solar dos Presuntos, entre outros.

ÁLIBI - Uma estação de tratamento de lixo em Lisboa deve estar curiosa por que tantas autoridades brasileiras, e especialmente fluminense, resolvem visitá-la. Eles nem desconfiam que entram no roteiro para justificar as viagens oficiais em terras lusitanas.

EM CASA - Quem acompanhou o governador Cláudio Castro, no evento do Progressistas no Fairmont no sábado e no almoço que ofereceu no Palácio Laranjeiras na mesma tarde às cabeças coroadas do partido, percebeu que ele se sente muito mais a vontade no convívio com a legenda do que no próprio Partido  Liberal. No PP, ele é tratado com reverência e carinho, sem desconfianças e cobranças. Os progressistas têm sido o partido que menos da dor de cabeça ao governador.

PERDEU O FAIRPLAY - O vereador do PP, Felipe Michel, não tem o que reclamar. Só na saúde tem emplacado nomes de dezenas de correligionários. É por isso que ninguém entendeu quando ele afirmou que não poderia apoiar a candidatura de Marcelo Queiroz caso o ex-secretário Bernardo Egas fosse candidato a vereador.

EMOÇÃO - Muita gente ficou com os olhos mareados com as palavras de Marcelo Queiroz no final da solenidade do rebatismo da Fundação do PP, hoje Fundação Francisco Dornelles. Ele tocou o coração dos presentes ao lembrar que ficou duplamente órfão, com a morte do seu pai e de Dornelles, a quem ele considerava um segundo pai. No vídeo apresentado no telão, uma das primeiras fotos trazia a imagem dos "dois" pais de Queiroz juntos.

CIRÚRGICO - Impressionante o carinho do Dr Luizinho com os seus correligionários e colegas de bancada . Ele cuidou pessoalmente de todos os detalhes da organização com um nível de absoluto detalhe.

O senador Ciro Nogueira, presidente do Progressistas, acertou em quebrar o protocolo e chamar, antes do final da solenidade, os deputados Júlio Lopes e Marcelo Queiroz ao palco para falarem de Dornelles. Os dois eram muito ligados. Lopes deu um show ao microfone.

Macaque in the trees
O ex-governador Pezão; governador Cláudio Castro; Ciro Nogueira, presidente do PP; e o prefeito Neto, de Volta Redonda | Foto: CM

Macaque in the trees
Legenda | Foto: CM

Macaque in the trees
Dr Luizinho, presidente do Progressistas no Rio, com os pré-candidatos a vereador Bernardo Egas e Marcelo Monfort, e o pré-candidato a prefeito do Rio, Marcelo Queiroz | Foto: CM

Macaque in the trees
A vice-governador do Distrito Federal, Celina Leão, foi uma das maiores lideranças do Progressistas que prestigiram, no Rio, a solenidade que rebatizou a Fundação do PP com o nome de Francisco Dornelles. Uma demonstração da força do partido, que aconteceu no último sábado, 20. O presidente da Câmara dos Deputados e um dos expoentes do Progressistas, Arthur Lira, o senador Ciro Nogueira e o presidente da fundação, deputado federal Covatti Filho, foram os anfitriões, ao lado do Dr Luizinho, que preside a legenda no Rio. A cobertura da cerimônia na coluna Magnavita. | Foto: Cláudio Magnavita

Macaque in the trees
Na sala vip do PP no Fairmont, o prefeito de Volta Redonda Antônio Neto recebe o carinho do governador Cláudio Castro, que apoia a sua reeleição | Foto: Fotos Cláudio Magnavita

Macaque in the trees
O subsecretário de Turismo, Nilo Sérgio Felix, com a família Dornelles. Da esq. para a dir: Mariana (filha), Beatriz (neta), Nilo, Cecília (esposa), Luciana ( filha), Rodrigo (neto), e o advogado Ruy Caetano (genro) | Foto: CM

Macaque in the trees
O presidente Câmara e um dos expoentes do Progressista, Arthur Lira, fez uma relato da importância de Francisco Dornelles na política nacional | Foto: CM